FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda muda de Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
maga_andreati

MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2013 3:33 pm    Assunto: ajuda muda de Ficus Responder com citação

bom, fui numa floricultura aqui do lado de casa, procurando um vaso, e vejam o que encontrei... particularmente, não queria comprar mais um bonsai no momento (estou até sem lugar definitivo pra deixá-los) mas não consegui largar a plantinha lá... tava morrendo de sede Sad

enfim, paguei só R$13,00, então acho que valeu muito a pena... só que não entendo nada de Ficus (não sei nem que variedade é essa) então to pedindo ajuda dos amigos, pra recuperar a plantinha...

frente:

esquerda da planta:

atrás:

direita:

detalhe tronco:

o nebari ainda não está bem formado, mas pelo pouco que cavoquei (tá bem compactado) parece ter futuro...

como disse, não tenho experiência nenhuma com a espécie, mas acho que o correto a fazer no momento é retirar ela deste vaso urgentemente, fazendo falso transplante, certo? coloco em escorredor/mamadeira ou num vaso bem grande? que substrato usar? já devo retirar os brotos da base do galhos ou não?

qualquer ajuda é bem vinda!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 01, 2013 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

maga, este é o ficus boni ( o mandioquinha...rsrsrs) cuidado ao tentar dobrar os galhos pois quebram com muita facilidade. De fato o ideal no momento é fazer um falso transplante...O substrato deve ser bem drenado, composto por partes de pedrisco, areia grossa peneirada, usar a parte grossa, carvão, matéria orgânica, pdoe ser casca de pinus triturada, ou outra que tiver disponível, tijolo triturado, etc... sempre fico meio com medo de sugerir composição de substrato pois muitas vezes as pessoas não tem disponível o material sugerido. Por exemplo meus substratos tem como principal ítem em quantidade o saibro peneirado. Isso porque tenho disponibilidade de grande quantidade e boa qualidade deste produto, sem custo... bom, quanto aos galhos de baixo realmente devem ser retirados e depois que ele estiver enraizado do falso transplante inciar um processo de poda e aramação para posicionar os galhos... é uma planta meio chatinha, mas com cuidado e jeito dá para se fazer um belo bonsai...
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 16, 2013 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

muito linda sua planta. bom material...
gosto muito de ficus estou tentando varias maneiras de reproduzir com hidroporquia e estaquia mas nao sei porque nao estou tendo muito sucesso a não ser com o ficus retusa que parece ter sete vidas rsrsrs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: