|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Mar 23, 2013 9:56 pm Assunto: Regar de dia ou a noite? |
|
|
Tenho encontrado diferenças nas informações quanto ao melhor/mais correto horário para realizar as regas.
Uns defendem que seja feita pela manhã para que a planta atravesse o período de insolação mais hidratada e que não adianta molhar à noite pois a planta entra em dormência. Outros defendem que seja feita à noite para que a planta fique mais tempo com as raizes num solo hidratado para que absorvam o máximo de água.
Na opinião de vocês, qual o mais correto?
Um abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Mar 23, 2013 10:54 pm Assunto: |
|
|
Um inconveniente apontado para a rega durante o dia, seria se o sol está meio forte e em caso de molhar as folhas, as gotas se tornam lentes e podem queimar as folhas. Mas se irrigando cedo não teria este problema. Bom eu pessoalmente não levo isso muito a sério e não creio ser determinante. A questão é muias pessoas tem que regar quando podem e não exatamente quando querem. Eu por exemplo se fosse regar de manhã, teria que levantar uma hora e meia mais cedo...rsrsrsrsrsrss
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Mar 23, 2013 11:29 pm Assunto: |
|
|
Denis, pelo que eu andei estudando, o ideal é regar pela manhã, para que a planta não corra o risco de estresse hídrico justamente na hora mais quente.
Eu rego á tarde, por preguiça de levantar cedo (é problema comum aos Élios.....!!!!)
Já, a noite, não é recomendável pois aumenta a probabilidade de ocorrer fungos.
abraço
PS.: Xará essa do pingo d'água formar uma "lente" é mito. Ao molhar as plantas ao meio dia, elas agradecem o refrescar das folhas. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 7:40 pm Assunto: |
|
|
Algumas folhas de cerejeiras queimaram as folhas, após a rega, devido ao calor intenso a que ficaram expostas. Creio que foi isso. Uma corticeira do litoral também apresentou os sintomas de queimaduras nas folhas onde ficaram os pingos dágua. |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 26 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 8:59 pm Assunto: |
|
|
Na verdade isso depende muito!!!!
Depende do nível de insolação, do tamanho da gota e da espécie em questão.
Uma aulinha de física básica sana grande parte das dúvidas.
As gotas, quando grandes o suficiente para convergir uma determinada quantidade de luz, podem queimar as folhas; mas se forem pequenas, talvez nem cheguem a causá-las pois não chegam a concentrar a energia necessária, isso tudo porque a gota d'água sobre uma folha tende a formar uma lente plano-convexa, e às vezes, lentes côncava-convexas e graças aos estudos da física, é sabido que a natureza destas lentes é de convergência, em outras palavras, elas tendem a concentrar os raios solares provocando queimaduras nas folhas, que depois das raízes, são as partes mais sensíveis das plantas, sendo muito suscetíveis as queimaduras.
Mas por que os raios Solares concentrados queimam?
Ora, se um raio Solar normal, por assim dizer, é energia luminosa e sabendo que a luz tende a se transformar em outras formas de energia, então ele próprio já esquenta, ou seja se transforma em energia calorífica. Portanto os raios Solares concentrados tendem a se transformar em uma quantidade de calor muito maior, quantidade que pode ser suficiente para queimar.
Mas por que varia de espécie para espécie?
Porque graças a composição química de uma folha de uma planta ser diferente da de outra, um material pode necessitar de menos energia do que o outro para queimar. Por exemplo as Jabuticabeiras e as Pitangueiras queimam as folhas mais facilmente que as Aceroleiras.
Entretanto, nada nos impede de borrifar nossas plantas nos dias mais quentes, mas eu disse borrifar, não deixar grandes gotas, quase com 1/4 do tamanho da folha. Por isso existem os borrifadores. No geral gotas com menos de 4 mm não tendem a causar estragos, porém como eu disse depende muito de muitos fatores...
Bem, espero ter ajudado. Eu aprendi isso ano passado no colégio na aula de física, e, como amo a matéria assim como bonsai eu estou sempre estudando _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 9:04 pm Assunto: |
|
|
A propósito,
A fotossíntese é mais um exemplo da transformação da energia luminosa, que neste caso graças a clorofila, se transforma em energia química. _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 10:02 pm Assunto: |
|
|
Victor, na teoria procede, mas na prática não, por vários fatores.
1. As gotas de uma rega, são pequenas, bem menores que 4mm
2. Com sol forte, elas evaporam tão rapidamente que o fator lente não se manifesta
3. A própria gota d'água refrigera o local
4. Como as folhas, dificilmente ficam completamente na horizontal e planas, as gotas escorrem pela folha caindo sobre o substrato.
5. As gotículas pequenas que não escorrem mas se firmam na folha são tão pequenas que secam rapidamente e não fazem o fator lente.
Bom, essa é minha teoria e experiência própria pois, em dias muito quente rego duas vezes ao dia: Perto do meio dia e final da tarde. Nunca tive uma folha queimada por conta disso.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Dom Mar 24, 2013 10:47 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 10:18 pm Assunto: |
|
|
Sim, Elio, sua explicação foi muito bem proposta. Eu me embasei na física teórica e na prática existem muitos fatores externos que acarretam ou não em determinado acontecimento. Por isso que é muito difícil de se queimar folhas somente com água, é mais fácil fazê-lo com excesso de adubação química, não que alguém queira queimar as folhas da própria planta.
A todos que lerem meu post, saibam que me baseio na teoria, na pratica existem tantos fatores externos, desde o vento à natureza física comportamental da água de evaporar e da capacidade de absorver calor do ambiente, fazendo com que refresque a planta.
E como no programa do Discovery Channel, Mythbusters( Os Caçadores de Mitos), podemos concluir que este mito está detonado! Rsrsrsr
Novamente boa observação, Elio. Oque seriam dos aprendizes sem os seus mestres?! _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 24, 2013 10:48 pm Assunto: |
|
|
Blz, Victor! Como disse, teoricamente procede! Mas, na prática são requeridos inúmeros fatores para que a teoria seja comprovada.
Abração
Ah, nada de mestre!!!!.............rsrsrsrsrs! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 25, 2013 9:21 pm Assunto: |
|
|
Ah! Que isso, Elio!?
Você tem um enorme conhecimento sobre bonsai, ministra cursos sobre a arte e compartilha todos os seus conhecimentos com os novatos.
Isso para mim é ser mestre!
É como diz o ditado: "Quando souber mais, torne-se mestre. Quando souber menos, torne-se aprendiz."
Acontece que você sabe muito! Merece esse título! Você, o nickyfury, o Mário Leal, todos!  _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
Lúcio Flávio
|
Enviada: Ter Mar 26, 2013 8:42 pm Assunto: Regar pela manhã |
|
|
Também concordo com os colegas acima, acho que o melhor é regar pela manhã. Assim, garantimos as condições para a planta enfrentar um dia de sol. É até uma questão de lógica, a planta tem que ser hidratada durante o dia. Rego as minhas, uma vez por dia pela manhã. |
|
|
 |
Rômulo Rabelo

Registrado: 26/02/13 Idade: 39 Mensagens: 57 Localização: Muriaé-MG
|
Enviada: Qui Abr 04, 2013 11:33 am Assunto: |
|
|
Belos conhecimentos em teoria e prática,obrigado pelas informações. _________________ Karatê Kid _ Daniel Larusso : como eu sei que o formato da minha árvore é o certo ?
Mestre Miyagi : Se ele vem de dentro de você este é o certo |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 04, 2013 10:00 pm Assunto: |
|
|
Denis Araujo,
Olá, eu molho as minhas plantas de manhã e se estiver muito quente e seco o substrato no verão faço um reforço à tarde, isso se a planta estiver a pleno sol. Tem dias que a umidade do ar está muito baixa daí o reforço. Mas cada um tem um hábito e tem de adaptar ao tempo disponível para fazê-lo, tem colegas do fórum que molham no horário das 12:00 horas pois é o único disponível.
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Abr 04, 2013 10:03 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas respostas pessoal.
Continuarei molhando pela manhã como sempre fiz.
Um abraço |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|