|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Eunice C

Registrado: 23/09/12 Idade: 68 Mensagens: 98 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Mar 25, 2013 8:26 pm Assunto: S O S azalea |
|
|
Olá,
Novamente recorro aos amigos para pedir ajuda a duas mudinhas de azalea que adquiri neste final de ano. Nunca tive muita sorte com azalea, na verdade acho que não sei cuidar.
Elas estavam floridas e bonitas e apenas tirei daqueles saquinhos plásticos e passei para um vaso maior, parecia bem até que passaram a emitir uns brotinhos com folhas muito miúdas e algumas grandes estão amareladas e manchadas.
Essa é a que mais me preocupa,ela tinha um outro tronquinho que tirei, pois estavam completamente murcho.
As fotos não estão muito boas espero que consigam visualizar o problema.
Conto com a ajuda de todos.
Abço. _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
https://www.facebook.com/eunice.castilho.16
"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
Albert Einstein |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Seg Mar 25, 2013 9:22 pm Assunto: azalea |
|
|
Ola Eunice,te pergunto onde voce comprou a azalea depois falamos.
Att |
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Seg Mar 25, 2013 9:48 pm Assunto: Re: azalea |
|
|
Andre Antoniazzi escreveu: | Ola Eunice,te pergunto onde voce comprou a azalea depois falamos.
Att |
Oi, Andre.
Comprei no Aquário, aqui em São Paulo, eram mudinhas pequenas, só para aprender a lidar com elas, mesmo, rs... mas estavam bem bonitas, veja:
Choveu uma semana direto aqui, será que foi muita água? _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
Albert Einstein |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 25, 2013 10:07 pm Assunto: azalea |
|
|
Ola Eunice,lindas mas este tipo de plantas compradas assim ou nos mercados parece que ja vem pre destimadas a mprrer ja perdi algum dinheiro coms este tipo de plantas ate jacares e tuis aqueles bonsais prontos de supermercado que aqui chamamos de mausaii,muito cuidado que se perde muito dinheiro neste tipo de compra ja chegueo comprar ums seis de uma:-)vezso pois os jacares estavama 10,00 cada pra nos um verdadeiro achado mas morreu tudo poderia ter comprado uma planta uma floricultura ou viveiro de porte maior com maior seguranca de vida e aprendizado.Portanto hoje com meus dois a tres anos na arte aprendi que a coleta de plantas na natureza,terrenos abandonados alem de serem mais prazerosos o aprendizado e maior e maks seguranca.Hoje ate visito floriculturas mas so compro omque realmente vale a pena em preco e qualidade da:-)planta mas isso e opiniao minha que ja cheguei a perder mais ou menos uns mil e quinhentos reais so em plantas de 10,00 a 30,00reais e uma perda consederavel nao.Mas essa e MINHA opiniao e onduta que hoje procuro aplicar.Espero ter ajuda emtao procuro manter minha anciedade tanto na compra como nas coletas pois e outra coisa que por ser de graca nao se pode abusar
Mas a persistemcia e paciemcia e a alma do negocio.
Abracos |
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Ter Mar 26, 2013 5:27 pm Assunto: Re: azalea |
|
|
Andre Antoniazzi escreveu: | Ola Eunice,lindas mas este tipo de plantas compradas assim ou nos mercados parece que ja vem pre destimadas a mprrer ja perdi algum dinheiro coms este tipo de plantas ate jacares e tuis aqueles bonsais prontos de supermercado que aqui chamamos de mausaii,muito cuidado que se perde muito dinheiro neste tipo de compra ja chegueo comprar ums seis de uma:-)vezso pois os jacares estavama 10,00 cada pra nos um verdadeiro achado mas morreu tudo poderia ter comprado uma planta uma floricultura ou viveiro de porte maior com maior seguranca de vida e aprendizado.Portanto hoje com meus dois a tres anos na arte aprendi que a coleta de plantas na natureza,terrenos abandonados alem de serem mais prazerosos o aprendizado e maior e maks seguranca.Hoje ate visito floriculturas mas so compro omque realmente vale a pena em preco e qualidade da:-)planta mas isso e opiniao minha que ja cheguei a perder mais ou menos uns mil e quinhentos reais so em plantas de 10,00 a 30,00reais e uma perda consederavel nao.Mas essa e MINHA opiniao e onduta que hoje procuro aplicar.Espero ter ajuda emtao procuro manter minha anciedade tanto na compra como nas coletas pois e outra coisa que por ser de graca nao se pode abusar
Mas a persistemcia e paciemcia e a alma do negocio.
Abracos |
Olá, André.
Tenho muitas plantas, muitas mesmo, que até já perdi a conta, mas acho que não investi nem 50,00 reais em mudas, deixo para adubos e arames. rs...
Realmente tenho dificuldades com azaléas, e gostaria muito que alguém pudesse me dizer onde erro com elas.
De qualquer forma, muito obrigada pelas dicas.
Abço. _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
Albert Einstein |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 26, 2013 8:33 pm Assunto: azalea |
|
|
Ola eunice,isso e otimo essas plantas menores sao otimo pra treinamento,bom nao sou a melhor pessoa pra te ajudar com azalea porque tambem tenho dificuldades e estou tentando um monstrinho ate postei aqui no minha arvore e sua opiniao mas tenho otimo amigos aqui que podem nos ajudar conforme vao me dando dicas voi repassando a vc.
Abracos |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Abr 12, 2013 6:23 pm Assunto: |
|
|
Azaléa é realmente CHATA! Ela seca galhos mesmo, principalmente depois das brotações. Ao cair as flores, tente usar superthrive durante o mês seguinte, a cada dez dias (umas 7 gotas por litro), e borrifar os galhos com água pura duas ou trÊs vezes por dia (só pra umidificá-los, sem encharcar o solo), e nunca sob sol quente.
Mas o segredo primordial da azaléa é o substrato, que tem que ser ácido. PRa isso, deve-se utilizar casca de pinus triturada ou turfa. Eu, particularmente, faço uma mistura de 50% casca de pinus triturada, 30% caco de telha de 3 a 5mm (de 5 é melhro), e 20% de terra preta. SE as suas não estão neste substrato, deve transplantá-las logo depois da brotação da primavera, junto a uma boa poda. Já perdi duas e a terceira eu fiz dessa maneira e mesmo assim custou, mas agora tá crescendo, verdinha e engrossando. Abs
Ah! Se quiser algo mais fácil, compre o substrato pronto. A Ideal Bonsai faz e tem uma mistura bem interessante, mas tenho dúvidas se a drenagem é boa. Acho que sim!
http://www.idealbonsai.com.br/substrato-especial-azaleia-2-litros-p63/ _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 12, 2013 6:27 pm Assunto: |
|
|
E outra. A Azaléa não gosta de terra seca. Porém, também não ENCHARCADA. Se a drenagem for boa, quando a superfície estiver levemente seca, regue novamente. MAs se estiver visivelmente úmida, espere pra regar. MAs a "regra" é uma vez ao dia mesmo, pela manhã. e no inverno, diminuir pra evitar apodrecimento _________________ -----
Dal´Bianco
----- |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 12, 2013 6:30 pm Assunto: |
|
|
Já que comecei a falar, vou continuar... rs
Esses "bonsai" de lojinhas e supermercados geralmente são estacas ainda não curadas. Chamamos de curadas quando já estão estáveis e fortes. Geralmente eles até cortam galhos, enchem de hormônio, fincam na terra e mandam pra venda. A própria força interior do galho a deixará viva por um tempo, mas morrerá depois. É uma bomba relógio. Mas se está com as suas há um tempinho, elas certamente já estão curadas e os cuidados são os que especifiquei.
Se eu estiver errado, por favor, alguém me corrija.  _________________ -----
Dal´Bianco
----- |
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 1:08 pm Assunto: |
|
|
dalbianco escreveu: | Azaléa é realmente CHATA! Ela seca galhos mesmo, principalmente depois das brotações. Ao cair as flores, tente usar superthrive durante o mês seguinte, a cada dez dias (umas 7 gotas por litro), e borrifar os galhos com água pura duas ou trÊs vezes por dia (só pra umidificá-los, sem encharcar o solo), e nunca sob sol quente.
Mas o segredo primordial da azaléa é o substrato, que tem que ser ácido. PRa isso, deve-se utilizar casca de pinus triturada ou turfa. Eu, particularmente, faço uma mistura de 50% casca de pinus triturada, 30% caco de telha de 3 a 5mm (de 5 é melhro), e 20% de terra preta. SE as suas não estão neste substrato, deve transplantá-las logo depois da brotação da primavera, junto a uma boa poda. Já perdi duas e a terceira eu fiz dessa maneira e mesmo assim custou, mas agora tá crescendo, verdinha e engrossando. Abs
Ah! Se quiser algo mais fácil, compre o substrato pronto. A Ideal Bonsai faz e tem uma mistura bem interessante, mas tenho dúvidas se a drenagem é boa. Acho que sim!
http://www.idealbonsai.com.br/substrato-especial-azaleia-2-litros-p63/ |
Olá, dalbianco.
Por coincidência, ontem tirei do vaso, a azálea menorzinha, suas folhas secaram e eu achei que não teria mais jeito, resolvi ver como estavam as raízes.
Na verdade, não havia desenvolvido nada, quando replantei não mexi nas raízes e o torrão estava como coloquei elas ainda não haviam encorpado no novo substrato apesar de ser um chumaço muito grande de raízes capilares. As raízes não estavam encharcadas ou podres, mas pareciam queimadas. Elas estavam secas, quebradiças, apesar da terra úmida.
Tenho cá pra mim, que exagerei na adubação, porque após umas três semanas em que havia replantado eu a adubei com TM+FO, e o problema começou após isso. Será??
Como já havia matado outras azáleas eu tomei o cuidado de pesquisar antes o substrato que deveria plantá-las, como não tinha turfa eu usei a casca de pinus, acho que ficou como o seu.
A outra maior vem resistindo, apesar de sua aparência não estar muito boa.
Obrigada pelas dicas.
Albert Einstein |
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 1:10 pm Assunto: |
|
|
dalbianco escreveu: | Já que comecei a falar, vou continuar... rs
Esses "bonsai" de lojinhas e supermercados geralmente são estacas ainda não curadas. Chamamos de curadas quando já estão estáveis e fortes. Geralmente eles até cortam galhos, enchem de hormônio, fincam na terra e mandam pra venda. A própria força interior do galho a deixará viva por um tempo, mas morrerá depois. É uma bomba relógio. Mas se está com as suas há um tempinho, elas certamente já estão curadas e os cuidados são os que especifiquei.
Se eu estiver errado, por favor, alguém me corrija.  |
Demorou, Dalbianco, rs...
Fico feliz pela atenção.
Albert Einstein |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 3:16 pm Assunto: |
|
|
Então, o fato do torrão de raízes capilares não ter se desenvolvido certamenete foi em virtude de estar plantada, antes, em substrato compacto, o que não deixava penetrar agua, por mais que vc mohasse. Nao mexemos em plantas dontes, mas já que havia retirado, deveria ter tirado toda a terra que envovia as raízes antes d replantar.
O fato de ter adubado 3 semanas após, SIM, pode ter matado ela. em primeiro lugar, nunca se mistura TM com FO. eu, particuarmente, nem uso adubo orgânico. Uso só osmocote. Depois do transpante, aduba-se so 45 dias após e volta-se ao sol aos poucos.
em regra, tb, não devemos mexer muito no torrão, mas se estiver compactado assim, não há outra manira a não ser sotar as raízes e rezar.. rs
Se continuar a usar FO e TM, use a cada m^es um desses (tirando inverno e quando está florida), não misture, e em pequena quantidade.
MAs indico osmocote a cada 3 ou 4 meses, pois a azaléá já estando num substrato orgânico e ácido.. não tem necessidade de mais adubo orgânico. Minha opinião.
Boa sorte! estamos aí pro que precisar. _________________ -----
Dal´Bianco
----- |
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 9:52 pm Assunto: |
|
|
dalbianco escreveu: | Então, o fato do torrão de raízes capilares não ter se desenvolvido certamenete foi em virtude de estar plantada, antes, em substrato compacto, o que não deixava penetrar agua, por mais que vc mohasse. Nao mexemos em plantas dontes, mas já que havia retirado, deveria ter tirado toda a terra que envovia as raízes antes d replantar.
O fato de ter adubado 3 semanas após, SIM, pode ter matado ela. em primeiro lugar, nunca se mistura TM com FO. eu, particuarmente, nem uso adubo orgânico. Uso só osmocote. Depois do transpante, aduba-se so 45 dias após e volta-se ao sol aos poucos.
em regra, tb, não devemos mexer muito no torrão, mas se estiver compactado assim, não há outra manira a não ser sotar as raízes e rezar.. rs
Se continuar a usar FO e TM, use a cada m^es um desses (tirando inverno e quando está florida), não misture, e em pequena quantidade.
MAs indico osmocote a cada 3 ou 4 meses, pois a azaléá já estando num substrato orgânico e ácido.. não tem necessidade de mais adubo orgânico. Minha opinião.
Boa sorte! estamos aí pro que precisar. |
Realmente, o substrato estava bem compactado. Tentei desprender as raízes agora que a tirei do vaso e elas se quebraram toda.
Quanto a adubação, vc se refere a não adubar somente as azáleas ou as plantas em geral? Usei essa dobradinha de TO+FO durante a primavera toda, comecei a diminuir agora no outono e pretendia parar só no inverno, porque com exceção das azáleas, as outras plantas se desenvolveram muito bem. Não está correto isso?
Mas preciso, realmente, respeitar mais esses tempos entre replante, adubação ...
Até mais. _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
Albert Einstein |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 14, 2013 9:36 am Assunto: |
|
|
Nada como a prática. Se as outras plantas se desenvolvem bem assim, tudo bem. Mas é melhor não misturar TM com FO em qualquer uma. Use TM num mês, no outro FO. Esse é minha opinião. As plantas, de maneira geral, estão em vasos maiores, mais fundos, com substrato que retém muito mais umidade, além de serem maiores, com muito mais folhagens e galhos. Por isso precisam de mais adubo e, talvez por isso, as suas outras plantas não "reclamaram" da adubação.
Mas em se tratando de mudas e de bonsai, sempre devemos ter mais cuidado com tudo. Como eu disse, particularmente não utilizo adubo orgânico, mas tenho estudado mais sobre isso e talvez passe a usar em algumas espécies. Mas eu tenho SÓ bonsai e o pouco que conheço e estudo é sobre eles. Plantas, no geral, têm tratamento diferente e eu desconheço.
Mas se quer suas mudas de azaléa como bonsai, comece a tratá-las como bonsai desde já, assim penso. Experimente parar de usar adubo orgânico somente nelas e passar a usar só osmocote. Na primavera, após a floração, dê uma boa poda e transplante para o substrato que te disse, fofo e ao mesmo tempo bem drenável. Livre as raízes de toda a terra compacta, mas pra isso vá com cuidado. Se estiver muito compactada, como esta última que mexeu, tire o torrão e deixe de molho na água por horas. Depois, com um pauzinho, mas cuidadosamente retirando a terra... se começar a sair raízes capilares junto, espere secar e depois continue. Ele vai secar, mas já não tão compactado.
É difícil dar opinião de longe, sem a presença da planta. Mas acho que é por aí..
Espero ter ajudado e ajudarei sempre, pode contar!
E, por favor, se alguém ler isso e achar que estou equivocado, ajude-nos!
Abs _________________ -----
Dal´Bianco
----- |
|
|
 |
Eunice C

|
Enviada: Dom Abr 14, 2013 5:33 pm Assunto: |
|
|
É pessoal, por favor, se quiserem opinar. Desculpa trazer à tona assuntos que para muitos de vcs já são encerrados, mas para nós que estamos começando é ainda necessário visto que há muitas divergências.
Dal, Bianco, quando eu me referi às plantas, quis dizer mudas de árvores para bonsai, a maioria em bacias para engordar o tronco, não tenho espaço para flores, infelizmente... rs ...
Sou iniciante no bonsai, ainda não tenho nenhum formado e com a finalidade de engrossar o tronco segui algumas dicas do Marco Avelar: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17944&highlight=engrossamento, que, aliás, hoje relendo causou-me uma empatia muito grande, porque muito do que ele diz ali pude constatar.
Já li também sobre não misturar TM+FO, porque a torta de mamona é tóxica e se você tiver animal no quintal (cachorro) ele pode ser atraído pelo cheiro da FO e comer as duas, já que estão juntas, acho que é por isso. Nós encontramos no mercado caixas com essa dobradinha já prontas! Se houver alguma outra contra indicação, por favor, me corrijam.
Confesso que fiquei com medo de mexer nas raízes da azaléa por isso plantei com o torrão, tinha dúvidas sobre molhar ou não as raízes, na próxima primavera, eu farei o que disse.
Obrigada. _________________ https://www.facebook.com/pages/S%C3%B3-bonsai/390732457702677
Albert Einstein |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|