FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estacas de Roseira.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 23, 2013 10:28 am    Assunto: Estacas de Roseira. Responder com citação

Salve amigos, eu ja havia postado sobre estas estacas em outro tópico, mas como não estava muito esperançoso não postei fotos, aproveitei a estação chuvosa em minha região e fiz uns Yamadores e estacas, e estou o aguardo até agora todos estão indo bem, mas eu não evava fé nestas roseiras pois achei as no lixo não sabia enquanto tempo tinham sido podadas e estavam expostas ao sol mas encarei, e agora temos este resultado:

Podem opinar a vontade, por hora vou deixar elas fortalecerem bem.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 23, 2013 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Rafa, de fato desejo sorte ocm as roseiras. A brotação está muito boa. Porém nem sempre brotação significa enraizamento já que é comum as plantas brotarem com a umidade que sugam através do efeito pavio e utilizam as reservas guardadas no caule para brotar. Mas sem dúvida a brotação é um ótimo indício pois ela em si incentiva também o enraizamento. Cuidde de manter um bom nível de hidratação no substrato porém sem encharcamento.... Boa sorte

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2013 9:32 pm    Assunto: Roseira Responder com citação

Salve galera.

Èlio estive pensando no que você mencionou, e realmente tomei bastante cuidado deixei-as na sombra para evitar luz direta do sol, e reguei, cuidei bem, o resultado é que os brotos aumentaram bem,me parecem bem promissoras todas elas, no entanto houve uma delas cuja a brotação cresceu bem mais que as outras, e esta amarelou as folhas de um raminho mais antigo em na base fiquei preocupado. Agora estou preocupado,pois não sei se é resultado da falta de raízes ou o simples processo de senescência de folhas que já vi em algumas roseiras a medida que crescem as folhas dos caules mais antigos vão amarelando e cai o tronco fica nú com mais espinhos, e uma dessas ainda esta querendo florescer eu posso permitir ou simplesmente cortar o botão para preservar as energias ?
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 02, 2013 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Se esta que está querendo florescer é de uma das estacas que não tinha raiz eu aconselho a retirar o botão. Se era de tronco já enraizado, pode deixar florir.
abraço
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 10:55 pm    Assunto: Roseira Responder com citação

Salve galera !

Oi pessoal estou aqui mais uma vez para lhes incomodar com uma duvida, se alguém tem experiência com estacas de roseira, tenho uma pergunta, as fotos acima já estão bem desenvolvidas, os brotos se tornaram galhos enormes alguns já estão com uns 10 cm ou mais, e todas estão querendo florir, mas não estou permitindo estou cortando todos os botões mas ao prazo de cortar surge um novo kkkkkkkkkkk.
A questão é estava super confiante e orgulhoso que terias várias roseiras e estava até pensando em tracionar alguns galhos mas não sei se ainda enraizaram, estes dias identifiquei algumas folhas amarelando e secando imediatamente as coloquei em um local onde só tem sombra pois achei que seria o sol elas pegavam o sol da manhã,mas mesmo assim continuou no entanto perdi muitas poucas folhas umas 5 no máximo mas identifiquei o processo em outras folhas poucas,mas isso me preocupou, o fato é que ela ta brotando muito, muito mesmo, e estas folhinhas mais antigas amarelam secam e caem. Queria saber se quem tem roseira isso acontece mesmo, ou é algum problema relacionado a falta de nutriente, ou sol, ou excesso de rega sei lá.
Aguardo a ajuda.
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 07, 2013 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que essa troca de folhas seja normal rafaranter. Eu tenho uma tbm que troca de folhas mto rapidamente. Mas confesso que também que gostaria de saber o porque disso, se é normal ou algum cuidado que está sendo mal feito hahahaha

Abs!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 11:52 am    Assunto: Olha ai Pessoal Responder com citação

Olha ai pessoal ai está as minha roseiras depois de um empo, elas evoluíram muito e vivem soltado botões eu os podo para não florir, eu só tenho duvidas sobre adubação ou quando intervir na planta, ja pensei em tracionar alguns galhos mas, identifiquei aquele problema das folhas secando e desisti.

È isso ai pessoal aguarda a ajuda de todos !
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 23, 2013 5:55 pm    Assunto: Estacas de Roseira. Responder com citação

Pessoal as estacas enraizaram e continuam crescendo, minha pergunta é posso começar alguma intervenção ou deixo crescer mais ? existe uma época indicada para começar as intervenções em roseira ?
Aguardo!
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 27, 2013 11:25 pm    Assunto: Roseira Responder com citação

Pessoal se alguém tem experiência com roseira,poderia me responder qual a época de aramar fazer desfolha e podar ?
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 28, 2013 9:59 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia , Rafa!

A primeira postagem foi feita em 23/02/13, portanto suas estacas de roseira ainda não tem 2 meses. Acredito ser prematuro começar alguma intervenção com elas .

Mesmo que não sejam estacas e sim troncos com raizes , é preciso de no minimo 6..8..meses, sendo que o ideal é esperar 1 ano, mesmo para plantas com crescimento acelerado como as roseiras...

As raizes capilares ainda estão ressentidas e frageis demais para suportar trepidações e movimentos bruscos no tronco , que fatalmente aconteceram se tentar aramar ou cortar madeira...

Espere mais , coloque num canto onde receba luz solar no maior periodo possivel e adube regularmente... Agua, sol e adubo são o melhor remedio depois das coletas...

Paciencia .... Boa sorte... Boa pascoa.
Smile
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 28, 2013 12:09 pm    Assunto: Roseira Responder com citação

Bonsergio.

Valeu pela dica aguardarei, passivelmente, só fiquei preocupado pois estão em crescimento acelerado já tem galhos com mais de 30 cm, mas aguardarei até o final do ano para intervir elas enraizaram bem vou seguir adubando, depois do período de tempo recomendado irei transplantar para vasos maiores e começar a trabalhar nelas.

Abraços, Boa Pascoa.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2013 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Rafa, fico feliz que suas estacas estejam bombando em brotação. também acho que deva esperar para fazer qualquer intervenção, mas a meu ver já pode mexer no início da primavera. Seleção de brotos, podas cutas para forçar a ramificação dos brotos slecionados e por aí vai...
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 03, 2013 11:50 pm    Assunto: Roseira Responder com citação

Valeu Elio, só que infelizmente tive um problema com formigas podadeiras, as famosas quein quein, e pelaram elas em uma noite ta parecendo até que sofreram uma desfolha agora estou preocupado, vou aguardar a recuperaçãoSad
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 04, 2013 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

Interessante, quero ver como vai ficar um bonsai de rosa.

Abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 07, 2013 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Rafa, fica tranquilo, a roseira vai rebrotar com força...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: