FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Lantana
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 9:34 pm    Assunto: Lantana Responder com citação

Ola Elio,vou aproveitar seu posto pra colocar minhas lantanas que estou trabalhando desde o ano passado.O problema e que os galhos sao muito quebradicos mesmo por isso ainda nao consegui conduzi-la direito e peco que olhe e claro se quiser comentar,a pequena e da mesma cor que a sua e a outra a flor e amarela com laranja essa da como mato aqui outro problema e conseguir um bom material pois nas moitas que se acha ela ela cresce muito reta ate tem um bom calibre de tronco mas muito reta de cada 100 plantas 99,9% sao retas demais e a outras nao sao bons materias.Estou de olho nos canteiros aqui da cidade pois a prefeitura plantou varias canteiros pela cidade e eles tem as 9 cores que cataloquei se e que podemos dizer assim e estou esperando pra roubar umas mudas de cada cor mas acho que vou esperar a primavera pra pegar ou ate mesmo conseguir com a prefeitura pois sei que no inicio da primavera eles refazem os canteiros.Bom aqui vai elas.
.
.
Abracos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

André, está bem encaminhada. Apenas encurtaria o galho da esquerda.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 11:56 pm    Assunto: Lantana Responder com citação

Ola Elio,de qual delas?a grande deixo crescer livre e vou podando ate que o galho fique vamos dizer solido ai vou escolhendo acho que vou fazer isso mais uma vez na grande diminuindo os galhos compridos.
Abracos
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 30, 2013 9:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

André, a primavera é a melhor época para moldar os galhos da lantana via arame. Mas como fazemos com as azaléias, é preciso calma e paciência para lidar corretamente com essa etapa, e vale sempre lembrar: para moldar um galho em uma curva muito acentuada, deve-se ir devagar: primeiro atinja um ponto X, que fica entre o meio caminho da finalização pretendida. Passada uma semana, volte ao galho e reconduza até a posição inicialmente objetivada, para conseguir o resultado pretendido sem risco de perda, ou melhor, de quebra do galho.

No inverno os galhos ficam ainda mais quebradiços, e no verão e outono, apesar da grande circulação de seiva, eles tambem são mais fáceis de quebrar ao tentar moldar. E siga a regra correta da aramação: faça voltas de no máximo 45 graus, sempre o mais homogenea possível e ao forçar o molde, firme com os dedos indicador e polegar sobre cada ponto de curva, evitando assim uma ruptura ou quebra. Vale usar ráfia molhada em agua gelada, envolvendo o galho com ela, antes de colocar o arame. Ou se não tiver ráfia, use papel mesmo, também funciona. Esse material permite um manuseio mais garantido, sem risco de quebra ou fratura no galho aramado.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 30, 2013 11:12 am    Assunto: lantana Responder com citação

Ola nickifury,que prazer encontar vc novamente,obrigado pelas dicas, pois e agora so estou podando ela de vez enquando pois tenho um problema tambem os entrenos dela ficam muito espacosos ate li uma materia sua que poderia ser adubacao e sol demais entao vou reduzir a adubacao a zero e colocar ela na sombra tambem ate porque quando se poda meio frequente ela bifurca densando mais a copa talvez quem sabe tambem consiga uma reducao de folha outra coisa que neste ano que venho trabalhando a maior nao tenho conseguido.Bom ter voce por aqui com suas aulas.
Abracos
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 30, 2013 2:50 pm    Assunto: Re: Lantana Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Elio,de qual delas?a grande deixo crescer livre e vou podando ate que o galho fique vamos dizer solido ai vou escolhendo acho que vou fazer isso mais uma vez na grande diminuindo os galhos compridos.
Abracos

André, só vejo a primeira. A 2ª foto não aparece. Não deixe na sombra.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 11:02 pm    Assunto: Lantana Responder com citação

Ola Elio espero que de pra ver a foto agora esta e a segunda que estou trabalhando vou deixar ela se recuperar pra ver como fica a copa,a questao que as folhas nao diminuem apenas com podas sempre tirando as maiores esta e uma muda tirada no mato que deu alguma coisa que presta.
.
Abracos
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

André, as folhas diminuem sim, mas tem qie ir podando as maiores continuamente. Em fevereiro, faz a última poda das folhas maiores antes do inverno. Aí, elas ficam pequenas.
No final do inverno eu reduziria bastante essa copa. Galhos curtinhos.

abraço

Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 01, 2013 12:55 am    Assunto: lantana Responder com citação

Ola Elio,pois e dei uma desfolhada total a uns 15dias e a ideia e podar bem curtinho mesmo pra controlar ou tentar os entrenos compridos dela,acho que e adubacao demais ate ja cortei pra ver so vou adubar agora na primavera e tirar da sonbra.Tens uma ideia de quantos centimetros devo deixar?
Abracos
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 01, 2013 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Mais ou menos assim, André!

abraço

Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 01, 2013 8:23 pm    Assunto: lantana Responder com citação

Ola Elio,de tanto importunar voces acabo aprendendo mas ainda com um pe atras ja me disse uma vez um amigo aqui do forum o nickyfury,que ja estaria na hora de meter a mao:-)na massa sem medo e se erra corrigir depois mas anda tenho certos receios mas era isso que estava pensando,tanto e wue tenho receio viu meu post do buxinho que comprei para teste?se possivel de uma olhada e de umas dicas,mas agradeco muito pela dica.
Abracos
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 01, 2013 10:21 pm    Assunto: Re: lantana Responder com citação

Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Elio,de tanto importunar voces acabo aprendendo mas ainda com um pe atras ja me disse uma vez um amigo aqui do forum o nickyfury,que ja estaria na hora de meter a mao:-)na massa sem medo e se erra corrigir depois mas anda tenho certos receios mas era isso que estava pensando,tanto e wue tenho receio viu meu post do buxinho que comprei para teste?se possivel de uma olhada e de umas dicas,mas agradeco muito pela dica.
Abracos

É isso aí, André. Também se aprende com nossos erros....

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: