Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fernandobulha
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 5:35 pm Assunto: Eugenia sprengelii - dicas de estilização |
|
|
Olá, amigos.
Gostaria de sugestões para a estilização dessa eugênia, não estou feliz com o topo da árvore.
 _________________ Só sei que tenho muito a aprender |
|
|
 |
tmiziara
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 5:45 pm Assunto: |
|
|
Linda planta..quanto se pago nela?tem a muito tempo ela? |
|
|
 |
fernandobulha
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 5:54 pm Assunto: |
|
|
Tenho essa planta há uns três anos, ela possuia três grande galhos ascendentes. Fiz uma poda radical e esperei o novo brotamento.
Quando a comprei , acho que paguei uns trinta reais .
Ela estava jogada num canto de um garden.
Sugestão de amigo: ao visitar gardens, sempre observe as plantas que ficam jogadas, geralmente atrás do prédio, pois lá encontrará plantas com potencial melhor para bonsai _________________ Só sei que tenho muito a aprender |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

Registrado: 28/01/08 Mensagens: 116 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 6:07 pm Assunto: |
|
|
O que está te encomodando no topo da planta? _________________ Abraço! |
|
|
 |
fernandobulha
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 6:22 pm Assunto: |
|
|
Olá,
o que me incomda nessa planta é o topo, não sei se devo fazer mais patamares ou se devo afunilá-lo mais. _________________ Só sei que tenho muito a aprender |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 6:35 pm Assunto: |
|
|
Fernando eu baixaria um pouco aquela ultimo galhinho a esquerda da foto, pra faze um novo patamar, é uma coisa bem simples mas vai dar mais vida a planta............ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 6:38 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa interessante de se fazer é no patamar mais alto. Se vc baixar um poko os ramos da base, alinhando na horizontal, acho que ficaria melhor _________________ Abraço! |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 6:39 pm Assunto: |
|
|
Ah! Outra coisa, coloque fotos de outros angulos da tua planta! Quem sabe vendo outras partes surgem novas idéias _________________ Abraço! |
|
|
 |
fernandobulha
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 6:42 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas, diego e Muba.
em breve colocarei mais fotos. _________________ Só sei que tenho muito a aprender |
|
|
 |
Muba 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 6:50 pm Assunto: |
|
|
Espero ter ajudado, nao sei se fui claro, qualquer duvida fala ae _________________ Abraço! |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Fev 09, 2008 9:30 pm Assunto: |
|
|
fernandobulha escreveu: | Sugestão de amigo: ao visitar gardens, sempre observe as plantas que ficam jogadas, geralmente atrás do prédio, pois lá encontrará plantas com potencial melhor para bonsai |
Fernando , eu sempre começo olhando pelos cantos , onde são colocadas aquelas plantas que não servem para jardinagem. São as melhores para bonsai!!!
Se voce deixar os patameres mais paralelos ao solo ja vai dar uma grande diferença
Abraços _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 7:31 am Assunto: |
|
|
Fernando,
creio que está com uma planta muito alta na copa e tronco muito longo. Uma alporquia seria uma boa saída para resolver o problema deste pescoção dela e ainda de quebra te daria outra planta já com um tronco muito bom. Os seus patamares estão muito certinhos, parecendo mais aquelas plantas de topiaria. isto deixa pouca naturalidade. Parece que tem folhagem na parte de baixo dos galhos. Isto faz parecer que os patamares estão flutuando por não se ver de onde os galhos estão saindo. É sempre bom deixar os galhos principais à mostra, como em arvores maiores mesmo, esta é a intenção, fazer parecer uma planta gigante em miniatura. Seu tronco já parece de uma planta grande, só falta a copa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 10:17 am Assunto: |
|
|
Oi Fernando,
Gostei bastante da sua eugênia!
Diferente da opinião do amigo Darkaso, acho que a altura está boa... o que pode ser feito para amenizar esta impressão é futuramente uma alporquia para disfaçar o "nó" do nebari e um vaso mais baixo
O que me incomoda e acho não parecer natural, é na divisão do tronco onde o mais grosso(da esquerda) fica menor que o mais fino... parece que foi podado radicalmente loga acima do 2º galho da esquerda, certo??? Minha sugestão seria implantar um grande jin para dar a idéia de que a árvore "mãe" secou o ápice, por algum motivo natural, e a "filha" cresceu tornando-se o novo cume da planta
A baixadinha no último galho da esquerda, que o amigo Diego sugeriu, deve harmonizar o ápice que tanto lhe incomoda
uma ilustração do que falei:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
fernandobulha
|
Enviada: Dom Fev 10, 2008 5:03 pm Assunto: |
|
|
Amigos Darkaso e Alexandre , obrigado pelas dicas.
Esta eugénia apresentava três longos galhos ascendentes, acabei por fazer uma poda radical e escolhi o galho à direita como principal, sendo que o primeiro à esquerda era do tronco mais grosso.
Pretendo melhorar a disposição foliar dos galhos, por ela ser ainda jovem, não há ainda uma definição dos galhos secundários.
Ela se encontra numa época de franco crescimento, por isso apresentava folhas nascendo por baixo do galhos.
Quando comprei essa planta o que mais me chamou atenção era seu nebari, gostei muito dele assim e acho que não pretendo ainda mudá-lo ainda.
Gostei muito da idéia de deixar um galho crescer para fazer um jin.
Agradeço mais uma vez as dicas fornecidas. _________________ Só sei que tenho muito a aprender |
|
|
 |
Rômulo Rabelo

Registrado: 26/02/13 Idade: 39 Mensagens: 57 Localização: Muriaé-MG
|
Enviada: Ter Abr 09, 2013 11:57 pm Assunto: |
|
|
Como ela está agora meu camarada ? _________________ Karatê Kid _ Daniel Larusso : como eu sei que o formato da minha árvore é o certo ?
Mestre Miyagi : Se ele vem de dentro de você este é o certo |
|
|
 |
|