|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Abr 09, 2013 7:42 pm Assunto: Micro-Bougainvillea - Opinião de Estilização |
|
|
Olá!
Fixei este microbougainvillea na pedra há três meses e estou deixando crescer para engrossar o tronco e raízes para fixação. Mais uma vez, acho que me precipitei colocando no vaso. Dei uma prévia, com a aramação, da forma que imagino que possa ficar, mas gostaria de opiniões distintas.
Aquela curva que segue para o ápice é frute de outra aramação, anterior, quando o estilizava como cascata, mas em um tensionamento, acabei quebrando o galho. Não faz parte da estilização atual (ou poderia fazer? rs)
 _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
-----
Editado pela última vez por dalbianco em Sáb Abr 13, 2013 6:17 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Abr 10, 2013 12:25 pm Assunto: |
|
|
fala ae dalbianco...
cara que tipo de pedra vc esta usando???...
bem interessante a formação.
eu costumo cobrir a pedra e as raizes quando a opção é por este estilo....
particularmente eu podaria acima do 2º galho a direita, eliminando o arco.
ahhh...e o principal....recipiente grande..e mesmo assim para engrossar a bulga demora pacas...
abç. _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Abr 10, 2013 12:53 pm Assunto: |
|
|
Falaê!
É uma pedra porosa de recife de corais. Eu encontro em lojas de aquários, mas muitas delas são de resina, imitações, portanto. Esta é verdadeira. Aqui uma outra: (http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-pedra-porosa-image15074843)
Elas são boas pq têm muito poros, óbvio, e dá pra passar as raízes entre os buracos. Sempre que passo em loja de aquários, dou uma conferida. As melhores pedras estão lá!
Então. Eu resolvi fazer a composição logo no vaso, mas ele ficou enterrado por quase três meses, pq tinha muitas raízes de alimentação saindo dos galhos grossos que envolvi na pedra. Aos poucos fui retirando o substrato da rocha e cortando as raízes finas, forçando a emitir outras mais abaixo, e assim por diante. Cheguei a este resultado, onde a planta se sustenta com o que desenvolveu embaixo. Claro, tratando-se de bougainvillea, tudo é mais fácil. Pequei em colocar no vaso, mas agora já era. Se eu desmanchar a "amarração" vou perder a evolução, talvez. Deixarei aí mesmo. Já dobrei a adubação com osmocote, em dois potinhos à parte, pq se ela não gostar, eu tiro. Mas respondeu bem, está mais florida do que nunca (essa foto tem umas 3 semanas).
Quanto ao corte sugerido, creio que vou fazê-lo sim, mas não agora, pq ele é a continuação do tronco principal, que tá fazendo com que as raízes engrossem para fixarem. Bem, pelo menos acho isso. Minha pretensão não é engrossar muito mais o nebari, mas somente as raízes (que já engrossaram bem desde que coloquei) e depois cortar, fazer uma copa bem menor que essa "asa"... o segundo galho tb está engrossando. Depois vou reduzir tudo.
Valeu pela opinião e pode sugerir qualquer outra coisa caso discorde, ok? Posso ter dito algo que não procede. Pra isso que postei
Abs _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|