| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Fev 08, 2012 8:31 pm Assunto: Galhos secos - romã |
|
|
Olá pessoal, como vão?
Tenho uma romã há quatro anos que, diga-se de passagem, sempre foi muito saudável. No entanto, num dia de muito calor, ela acabou ficando dentro de casa (fechada) um dia inteiro. Creio que 80 a 90% das folhas murcharam e caíram. Estou tentando recuperá-la e a árvore segue relativamente bem, com muitas folhas novas e mesmo galhos nas laterais. Creio que ela não morre. Porém, o que ocorre é que somente os galhos das extremidades estão assim. Os galhos do interior continuam secos e não apresentam nenhum indício (há um mês e meio) de folhas ou novos ramos.
Tenho adubado quinzenalmente (com húmus de minhoca, se é que isso não é redundante) e tratado a árvore normalmente, com sol adequado e rega convencional.
O que posso fazer para recuperar a folhagem interior? Esses galhos secos são irrecuperáveis? O enxerto é solução com esse tipo de problema?
Fico aguardando respostas. Desde já, agradeço!
Richard. _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Fev 08, 2012 8:35 pm Assunto: É |
|
|
SE FOSSE MINHA,,,EU TIRARIA DE ONDE ESTÁ,,,COLOCARIA NUM ESCORREDOR COM SOLO DRENANTE UM POUCO ORGÂNICO,,,,E COLOCARIA NUM MEIO SOL PELA MANHÃ.ISSO PRA VER SE ELA SE RECUPERA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qua Abr 10, 2013 10:21 pm Assunto: Um ano depois... |
|
|
Rogério, tentei fazer o que você sugeriu. A árvore continuou crescendo para os lados, mas a parte interna da copa continua desfolhada até hoje. Tentei outra técnica sugerida em outro fórum de discussão: fazer um pequeno corte sobre as gemas dos galhos, também sem sucesso. Será que proceder à progressiva desfolha e poda dos galhos ajudaria? _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qua Abr 10, 2013 10:24 pm Assunto: |
|
|
Especificando melhor a situação da árvore...
Tirando a questão dos galhos secos internos, a árvore continua absolutamente normal. Dá flores, frutos, cresce folhas e por aí vai. Talvez seja ignorância minha: mas como os galhos principais (secos), que dão origem aos adjacentes (sadios), estariam mortos, digamos assim? _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Abr 10, 2013 10:56 pm Assunto: Roma |
|
|
Ola Richard,a questao dos galhos secos devem estar mortos mesmo seria bom umas fotos para analisar melhor.Ja tive estes romas de supermercado aqueles minis e hoje tenho um exemplar de ramo mesmo fruta dos grande e o cultivo pela minha experiencia e mesmo em qualquer hipotese sempre sol direto nele senao ......outra coisa que faco e esta dando muito e deu nas minhas pequenas sol direto e cada semana de uma virada na planta 360 graus para pegar sol na planta inteira isso deu uma brotacao muito intensa na minha.
Abracos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 10, 2013 11:24 pm Assunto: |
|
|
Richard, algumas colocações do amigo não fecham. Se os galhos do centro estão mortos, como o amigo citou, não tem oque esperar em termos de brotação. galho morto não brota!!! Agora, se eles apenas estão sem folhas é outro assunto. Nesta época na região sul a romã vai perdendo as folhas e dificilmente eles brotariam agora, mesmo estando verdes. então o que o amigo deve verificar é se os galhos estão secos ou verdes. Vai quebrando umas pontinhas e verifique. Se estiver seco na ponta, quebra mais abaixo, e assim até encontrar a parte verde. Toda parte seca pode e deve ser retirada. Afora isso, espere até o final do inverno e faça uma poda geral, de todos os galhos, encurtando-os a fim de revigorar a brotação mais perto e mais por dentro da planta. Mas isso somente lá pela metade-final de agosto.
Até lá a romã aqui no sul estará em dormência, ainda mais que está chegando por aí a primeira grande frente fria...
abraço
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 5:40 am Assunto: roma |
|
|
Ola amigo ,concordo com as dicas do professor e amigo Elio e esqueci de citalas,faco isso sempre com todas as especies que apresentam galhos secos pois o que manda e se ele esta verdinho por dentro,desculpe a falha.
Abracos |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 1:04 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos!
André, atualmente o bonsai está exposto a boa quantidade de sol, ainda mais se tratando de uma romã que demanda bastante pela luz. Tentarei rodar o vaso semanalmente, vamos ver no que dá, apesar das próximas estações, como indicou o Elio, não serem de brotação.
Elio, tentarei cortar a pontinha dos galhos secos para encontrar alguma área verde, mas tenho uma dúvida: chegando a essa parte, como faço para estimular a brotação de novos galhos? Seria melhor esperar até a época de brotação, no final do inverno, para fazer isso? _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 3:45 pm Assunto: |
|
|
Richard, concordo totalmente com o meu xará!
É normal nessa época o Romã perder folhas e, galhos finos até morrerem.
Como recomendado, uma poda de todos os galhos no final do inverno revigorará a planta.
abraço
Xará: Estou fazendo as contas para ver se dá para ir ao evento de Rolante! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Abr 20, 2013 1:02 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde!
As minhas estão virando banquete de formigas, não sei se tolerarão por muito tempo várias desfolhas anuais causadas por formigas.
Andei pesquisando e vou fazer um teste com borra de café...dizem repelir a presença delas! Vou ver se da certo!
Quanto ao assunto em questão, nada mais a dizer! Os xaras mandam muito bem! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Sáb Abr 20, 2013 1:25 pm Assunto: |
|
|
Colegas, tudo bem?
Obrigado pelas sugestões!
E também estou tendo algum problema com formigas. Uma ou outra eu até tolero (afinal, isso também é um ecossistema, não?), mas isso já está começando a virar infestação (risos). Tenho outras plantas aqui, como a erva-doce, que é adocicada, não sei até que ponto elas atraem outros insetos talvez nocivos à romã.
Grande abraço!
Richard. _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
|