|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Qua Abr 10, 2013 9:48 am Assunto: O que acham desta técnica? |
|
|
Estou satisfeito com os resultados obtidos com esta forma simples de tracionar e direcionar galhos. Para proteger a casca da árvore, uso pedacinhos de magueira de chuveirnho.
 _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 11:00 am Assunto: |
|
|
Perfeito, eu faço o mesmo! rs... Só que utilizo arame mesmo, mas coloco o arame (as partes que pressionarão os galhos) dentro da mangueirinha. Geralmente, utilizo arames mais grossos que o necessário, pois assim só traciono com um simples ganchinho em cada ponta, sem precisar enrolar o arame no tronco. _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 12, 2013 10:42 pm Assunto: |
|
|
Como técnica de tracionamento est'perfeito. É normal se utilizar algum tipo de manguerinha, plástico, borracha ou coisa assim para proteger a casca onde passa o arame. O inconveniente de se utilizar apenas a técnica de tracionamento é que ela não permite dar movimentos nos galhos no sentido transversal, tornando o galho sinuoso. O ideal seria utilizar o tracionamento e aramação combinados.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 9:24 am Assunto: |
|
|
Valeu, dalbianco e Elio Luis Secchi,
Muito bem observado que deste modo os movimentos obtidos serão sempre em "linhas retas", requerendo assim outras formas, como a aramação que podem ser utilizadas em conjunto com esta.
Outra coisa, Estou me dedicando a bonsai, há menos de dois anos, já deu pra sacar algumas coisas na prática, mas ainda surgem muitas dúvidas, como sobre o tamanho em que deixarei a muda se tornar árvore. Nesta Aceroleira mesmo, tenho a impressão de que vai ficar uma planta com a copa muito baixinha, existe alguma regra geral sobre isto, o que me sugerem? _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 10:17 am Assunto: |
|
|
Tb não tenho muito tempo de bonsai. Mas pela experiência do tracionamento, concordo com Elio. Porém, em algumas espécies (a maioria), quando vc traciona o galho, ele já faz uma curva para baixo, e a própria planta se encarrega de levantar a parte que ficou pra baixo, pois busca o sol e sempre cresce para cima. A não ser que queira movimentos bem sinuosos nos galhos, aí sim tem que aramar.
Pelo que vejo, seu bonsai já fez isso que eu disse. Vc tracionou e ele logo subiu a extensão do galho. Acho interessante essa concepção. E se tracionar a ponta do galho para cima, ajuda ainda mais. Quanto à copa baixa, quanto menos galhos vc utilizar, com devidas ramificações secundárias e etc, e quanto mais compacto o bonsai (copa baixa), mas bonito ficará. Não é regra, óbvio. Aliás, é bom se conhecer as "regras" para, assim, poder "infringi-las"... rs
A inovação, hoje em dia, vejo que sempre é mais admirada.
Bom, se a copa estiver baixa, a linha orizontal da copa não pode ser demasiada grande. Daí entra o bom senso, observação. Ficando bonito, do jeito que quer, é o que interessa.
Se vc quer que continue engrossando, deixe crescer orizontalmente até atingir a grossura que quer. E se quer que o Nebari engrosse mais, deixe o ápice crescer livremente e vá trabalhando a parte de baixo.
Vejo que seu ápice (se não me engano, pois a foto está confusa), está reto. Aí sim entra a aramação. Dê um movimento no ápice até a altura que imagina que seu bonsai irá ficar e deixe o restante do galho crescer verticalmente, pois irá cortá-lo depois. Siga o pequeno "tombamento" do bonsai para a direita e leve o ápice levemente para a esquerda e depois direita novamente e finalize. Não sei se me fiz entender.
Vejo também que há galhos desnecessários. Tem dois mais finos à frente que vc poderia eliminar. E os galhos de cima, que tracionou, não ficam tão legais se ficarem na frente dos de baixo.
Veja se entendeu alguma coisa (rs)... qq coisa, pergunte À vontade, adoro conversar e ajudar, dentro de minhas limitações
Abs _________________ -----
Dal´Bianco
----- |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 10:30 am Assunto: |
|
|
Me confundi quanto ao ápice.
Fiz uma horripilante orientação. Veja se entende. Traços são cortes, setas são aramações e o ápice é um galho que está curvado para baixo. Se for fazer isso que sugeri, tem que ir com cuidado. Soltar a tensão, deixar uma semana pelo menos ele se recuperar e depois aramar e ir puxando devagar.
 _________________ -----
Dal´Bianco
----- |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 11:10 am Assunto: EXEMPLO |
|
|
Veja minha Jabuticaba. Essa semana fiz todos os procedimentos de arame que vê. Se liga com relação ao ápice, que estava reto para cima. Cortei muitos galhos. Aramei os que escolhi e ainda existem outros a serem cortados, mas vou esperar ver a evolução do bonsai. Quando encher novamente, faço nova intervenção. Estou postando esta foto pra ver a questão dos galhos, não cruzados. Há um "erro" acima do segundo galho, que são dois galhos se confrontando, não é bom. Mas pela beleza do bonsai, não me incomodei com isso. Como eu disse, o negócio é conhecer as "regras" para poder infringi-las. Quando o ápice e os galhos ao lado encherem, formará uma copa redonda/triangular, é o que espero.
Valeu!!
 _________________ -----
Dal´Bianco
----- |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 12:24 pm Assunto: |
|
|
Oh, Bianco, linda sua jabu, uma ótima promessa. Vc tem fotos dela antes? fiquei curioso...
Vou seguir algumas de suas dicas, só nao sei se o galho que vc sugeriu para o ápice vai aceitar uma guinada radical pra cima, vou analisar... sobre os galhos para serem eliminados, estou esperando maio, (eu costumo fazer podas mais radicais nos meses que não tem a letra R). Valeu demais sua atenção, tenho outras mudas e espero contar contigo e com outros colegas pra ajudarem a este humilde gafanhoto...rsss _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 12:32 pm Assunto: |
|
|
Valeu cara! Eu comprei a Jabu já estruturada (o tronco principal e galhos mais grossos. Só que com excesso de galhos secundários, cruzados, sem ápice aparente e movimentos estranhos. Vou procurar fotos e posto assim que achar.
E pode contar com a ajuda sempre!!!
Quanto ao ápice, creio que se fizer bem lentamente, ele aguentará sim. Tipo, uma vez por semana vc dá uma "mexida" de um cm, isso depois de aramado, após o descanso que sugeri.
Abss _________________ -----
Dal´Bianco
----- |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|