|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Zschornack
|
Enviada: Qui Fev 07, 2013 5:40 pm Assunto: Pithecellobium dulce - conselhos |
|
|
Olá.
Plantei esse piteco dulce há uns 3 anos atrás, de semente. Há 2 meses transplantei ele para o recipiente que está hoje, mas estou tendo alguns problemas com pragas e com o solo.
Moro em apartamento e infelizmente não existe um lugar aqui no meu apartamento que pegue sol.
Também moro perto da praia, então venta muito e o piteco sofre com isso.
Cuido dele como posso e gostaria de algumas dicas sobre como cuidar dele.
Algumas fotos:
Gosto muito do nebari dele. Quando ele nasceu, coloquei um anteparo (uma tampa de plástico) embaixo das raízes, talvez por isso ele tenha criado essas raízes.
Não sei se dá pra ver na 1ª foto, mas existe alguma praga comendo a madeira morta do tronco e dos galhos e soltando uma espécie de serragem. Existe um meio de me livrar dela?
Aqui em Fortaleza não existem muitos viveiros (e os que conheço não são bons) então queria saber se alguém poderia me indicar algum site bom e confiável onde eu possa comprar produtos para bonsai, como insumos, ferramentas e fertilizantes.
Também gostaria de algumas dicas de como cuidar desse piteco dulce, se alguém tiver experiência com a espécie, principalmente em relação à adubação.
Particularmente gosto muito dessa espécie, é bastante resistente. Muito bom pra quem está aprendendo a arte, como eu.
Obrigado pela ajuda! |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 11:27 am Assunto: |
|
|
Amigo, realmente tem um lindo Nebari.
Conheço e tenho muitos pitecos, mas esse nunca tinha visto.
O que sei sobre pitecos é que gostam de, no mínimo, 70% de caco de telha e o resto de terra granulada. Adubação com osmocote. Neste vaso, duas a três tampinhas de garrafa pet, nos "cantos" do vaso, em espaçamentos iguais entre um e outro.
Bom, me parece que seu bonsai está com muita terra compactada e isto é muito ruim para o piteco. Espere o inverno chegar e transplante novamente, pesquisando sobre o substrato, como te disse, BEM DRENÁVEL. Vc deve jogar a água e ela imediatamente sair pelo fundo. Se estagnar, é mau sinal. Pode ser também o problema dos fungos.
Sugiro tirar as pedras, expor mais o Nebari para não ficar encharcado, e raspar com um gancho ou qualquer coisa toda a madeira que estiver podre (fofa). Toda mesmo! Mesmo que isso tire um pouco da beleza do Nebari, mas depois vc poderá trabalhá-lo. Assim que chegar na madeira dura, passe pasta cicatrizante para não penetrar mais água. Faça isso em todo local que estiver fofo, podre. E torça para esta infestação não estiver vindo da raiz.
Se fosse o piteco que EU conheço, eu já faria o transplante novamente, agora. Como é muito resistente, não sofreria. Mas sem corte de raízes, a não ser que estejam podres (daí é o momento de vc pensar se vale a pena arriscar, pois eu não conheço esta subespécie e não sei se é tão resistente quanto ao pithecolobium tortum, foliolosum, que são os que tenho).
Se não for transplantar, faça só o que disse sobre a exposição maior do Nebari, evitando a umidade, e regando menos, só quando a superfície estiver bem seca, pois a terra retém muita umidade e isso pode estar ocasionando o apodrecimento e fungos.
Espero ter ajudado
Abs _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Abr 11, 2013 11:34 am Assunto: |
|
|
Ah, e se quiser me vender, estamos aí! rsrsrs
Aliás, gostaria dessa espécie. Tem outras? Sabe onde encontro? _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|