FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

NOVA AQUISIÇÃO 1 ULMUS
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vitor Búzios

MensagemEnviada: Sáb Abr 13, 2013 10:03 pm    Assunto: NOVA AQUISIÇÃO 1 ULMUS Responder com citação

Esse Ulmos eu quero colocar ele num vaso bem bacana para ele virar um bonsai, porem eu ainda acho que tem como melhorar mais ainda essa planta como podar ela melhor e fazer com que ela ganhe mais folhas verdes e mais compactas em alguns galhos, só não sei como fazer isso, conto com a ajuda de todos, até para escolher a frente da planta.
Desde já agradeço a atenção de todos, um grande abraço e fiquem com Deus.

Então o que os amigos acharam da planta?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 13, 2013 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei da planta.

Usaria como frente a segunda foto pois esconde o corte do tronco.

Se minha desfolharia e aramaria, arrumando os galhos secundários em plataformas.

Para aumentar a densidade da copa você deve podar os galhos para que brotem novos.

Um abraço
Vitor Búzios

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 2:48 am    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Denis, muito obrigado pelas suas dicas e ajuda, mais vamos lá sou iniciante e não conseguir lhe entender muito bem se vc tiver como me espalitar melhor vai ser bom e desculpa a minha ignorância. O pouco que eu sei é que ela perde as suas folhas no inverno, então eu deveria esperar pra elas caírem e depois aramar, desculpa amigo mais galhos secundários quais são? E quais os galhos o amigo se refere que eu tenho que podar para aumentar sua densidade? Desde já agradeço a ajudando um grande abraço e fica com Deus.
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Concordo com Denis.
A planta já está muito bem estruturada. Acredito que, por isso, Denis disse para aramar os galhos secundários, pois os primários já estão bem posicionados.
Bom, os primários são os que saem do tronco principal. Os secundários são os ramos que brotam desse primeiro galho, que saio do tronco. Sacou?
Vc tem que evitar que esses secundários cresçam verticalmente e aramá-los para que fiquem no nível do galho primário (abaixá-los), evitando que a folhagem fique na frente do galho superior e assim por diante. Vc deve olhar pro bonsai e enxergar espaço entre um galho e outro, à medida que vai subindo, digamos assim. MAs isso não é regra, ok?
Acho que deve esperar as folhas começarem a cair. Depois pode desfolhar ela toda e aramar, assim terá maior visibilidade dos galhos.
E transplantar, no final do inverno, para um substrato adequado. Pesquise sobre substrato para Ulmus. Pelas fotos, não dá pra avaliar.
Se não podar muito, não corte demais as raízes quando fizer o transplante.
Ficará um belo exemplar!
Abs

Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
-----
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Vitor,

Desculpe ter sido tão econômico na explicação dada, mas o Dalbianco explicou muito bem como proceder.

Se ainda tiver alguma dúvida pode perguntar pois estamos aqui para nos ajudar mutuamente.

Um abraço
Vitor Búzios

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 5:33 pm    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Denis, não precisa me pedir desculpas pois sou eu que tenho que aprender mais, e vc não tinha a obrigação de saber que estava li dando com um iniciante, sou muito grato pela sua ajuda e fique sempre a vontade para dar as suas opiniões que sempre serão muito importante para o meu aprendizado, muito obrigado amigo um grande abraço e fica com Deus. Wink
Vitor Búzios

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Dalbianco,
Você me esclareceu muito bem e soube fazer um iniciante entender muito bem o objetivo dessa planta, com uma bela explicação e não simplesmente isso vc acabou de me dar uma breve aula, e sou muito agradecido por isso e pela a sua paciência, meu amigo muito obrigado um grande abraço e fica com Deus.
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Vitor,
Vou dar um conselho: Não faça uma desfolha total em ulmus pois a espécie não aceita bem o procedimento!
Vitor Búzios

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos o nosso amigo Denis, sitou a segunda foto como frente porem essas cicatrizes da segunda foto me em comodam um pouco, na primeira foto eu acho que tem como dar uma escondida no corte do tronco dela abaixando mais um pouco um galho primário perto desse corte e dessa forma o escondendo um pouco, meus amigos o que vocês acham? Lembrando que sou iniciante e posso está falando besteira e se isso estiver acontecendo peço por gentileza que os amigos me corrigem.

E essas cicatrizes da segunda foto teria como eu fazer elas sumirem? seria bom aplicar algum produto para que isso acontecesse, ou não tem como?

Lembrando que as opiniões dos amigos são muito importante para mim, inclusive a sua Denis e a sua também Dalbianco e os demais fiquem a vontade para me ajudarem também.

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.
Vitor Búzios

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Meu xara agora, pense numa pessoa confusa, essa pessoa sou eu? Crying or Very sad
Não entendio nada agora depois dessa sua obs: Crying or Very sad

Um grande abraço e fica com Deus.
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

Na segunda foto os ramos se dispoem de forma mais harmoniosa, oque não acontece na primeira porque os galhos principais e ramos adjacentes se diãspoem na direção do observador, dando uma aparência muito agressiva ao pré-bonsai. Na minha humilde opinião, a sunda foto seria a que possui a frente mais adequada para o trabalho de transformação de seu ulmus.
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 14, 2013 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Victor Néto escreveu:
Vitor,
Vou dar um conselho: Não faça uma desfolha total em ulmus pois a espécie não aceita bem o procedimento!

Vitor,

O que o Victor quis dizer é que quando você for aramar, para facilitar você pode querer desfolhar (retirar todas as folhas da planta). O Ulmus é uma planta que não aceita bem este procedimento. É importante qie você deixe algumas folhas (inclusive uma no final do galho) para que o galho não seque.

Um abraço
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 16, 2013 8:38 am    Assunto: Responder com citação

É isso aí, pessoal. Ajuda mútua é que funciona.
Eu, sinceramente, pensava que as cadulcifólias, em geral, aceitavam o "adiantamento" da desfolha, já que todas as folhas caem no inverno. Mas só no inverno quando elas já estiverem caindo, isso que quis dizer. Ou então basta esperar cair tudo naturalmente.
Pintou-me esta dúvida agora.

Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
-----
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 16, 2013 8:24 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

No que pese a excelencia da opinião dos demais colegas, considero a imagem mostrada na segunda foto como a melhor frente para essa planta. Na minha humilde opinião, interessante seria a escolha de um novo ápice, cortando o atual na linha vermelha que demarquei, de maneira a favorecer uma melhor conicidade nessa parte da planta. Uma boa intervenção a ser realizada agora seria uma desfolha completa (retirada de todas as folhas, novas e velhas), o que permitiria uma analise criteriosa da estrutura aérea, de maneira a selecionar então os galhos mais bem posicionados e cortar fora tudo o que não for aproveitável.

É bom lembrar que um galho se faz com ramificações laterais, que podem justapor-se em alguns pontos, de maneira a ter um perfil mais denso. Todavia, para que isso possa ser devidamente realizado, é importante cortar brotações que cresçam na parte superior e inferior do galho, deixando a estrutura de cada galho mais leve, o que irá facilitar bastante sua densificação futura.

Um galho qualquer, para estar bem formado, deve ser construído gradativamente, e a melhor forma de se conseguir isso, com essa espécie, é através de uma poda regular, a ser executada após a desfolha completa. Veja no modelo abaixo a construção das ramificações primárias, secuncárias e terciárias de um galho:

Como o tronco de sua planta tem um movimento bem sinuoso, é necessário ater-se a isso para a construção dos galhos. Isso significa que os galhos deverão receber aramação visando essa correção, deixando-os em harmonia visual com o tronco. Eis um exemplo, com dois desenhos, em que é marcado em verde o posicionamento corretamente executado:

Sempre é bom lembrar que uma arvore possui galhos em toda a volta do tronco, e não apenas nas laterais. Então, um ótimo modelo a ser usado como exemplo pode ser obtido na imagem abaixo:

Por ultimo, é sempre pontual que busquemos, após a construção inicial do galho (ramas primárias, secundárias e terciárias) sua finalização, conseguida agora apenas com podas regulares e continuadas, dando inicio ao que chamamos de ramificação fina, que é justamente a que vemos nas pontas terminais dos galhos de arvores na natureza. Tambem aqui um modelo desse tipo de trabalho:

Um ponto interessante, que voce tambem poderá trabalhar nessa planta, é a retirada de parte da casca do tronco, criando um shari extensivo nele. Isso agrega mais idade para a planta, além de deixar o bonsai mais atrativo e valioso num futuro não muito distante. Lembrando que a retirada da casca deve antes ser marcada. Isso quer dizer que pegamos um giz e fazemos as linhas delimitadoras sobre a casca, justificando a área a ser explorada. Após, com uma lâmina afiada, fazemos os cortes, profundos o bastante para retirar a casca com segurança e presteza.

Após a retirada da casca, é comum aplicar na borda do corte, ao longo da linha retirada, um pouco de pasta cicatrizante (apenas na borda da casca, jamais na madeira exposta). Essa madeira, transcorridos uns trinta ou mais dias, suficientes para que a madeira seque bem, deverá então receber uma carga de calda sulfocáucica, que tem por finalidade proteger a madeira contra a ação de agentes patogenos. Sempre é bom recordar que essa calda não protege a madeira contra o apodrecimento. Para isso, melhor aplicar um selador incolor ou algo similar.

Também aqui fiz linhas vermelhas para demarcar uma possível área exploratória, caso resolva realizar o shari que estou sugerindo:

Futuramente, voce poderá explorar melhor o shari, retirando mais madeira de dentro dele, de maneira a realizar entalhes que tornem o trabalho ainda mais elaborado, com um resultado superior ao inicial. Isso pode ser feito uns cinco ou seis anos após o shari inicial.

E para os que disserem que não se faz shari nessa espécie, mostre o link abaixo, que apresenta justamente isso num ulmus:

http://www.ausbonsai.com.au/blog/Watto/?p=462

Ter uma planta qualquer é fácil. Melhor trabalhar duro e ter um bonsai de qualidade técnica superior. Isso tambem é fácil: basta um pouco de paciência e dedicação. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Vitor Búzios

MensagemEnviada: Ter Abr 16, 2013 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury, primeiramente muito obrigado por compartilhar a sua sabedoria que Deus lhe deu, e que ele continue o abençoando cada vez mais, pois o senhor acabou de dar uma aula, que vai ser muito bem aproveitada por mim que sou iniciante e preciso da ajuda de vocês aqui do fórum, pois sem vocês eu não tenho a minima condição de conseguir realizar um bom trabalho seja nessa planta ou nas outras que eu tenho e que já postei aqui no fórum também e por isso desde já eu sou muito grato ao senhor e aos demais colegas que estão me ajudando aqui no fórum. Porém com toda essa sua bela e de primeira qualidade aula, eu continuo com uma duvida que parece ser obvia, que são essas e caso o senhor possa me ajudar vai ser muito bom.
Quando o senhor se refere:
Uma boa intervenção a ser realizada agora seria uma desfolha completa (retirada de todas as folhas, novas e velhas).
Então o senhor está me falando que a especie aceita essa intervenção total, e que já posso fazer tal procedimento ou eu teria que esperar o inverno para realizar tal procedimento.

A segunda foto que o senhor escolheu como frente, assim como o Denis e os demais colegas repare que ela tem 3 cicatrizes que me incomodam, teria como eu minimizá-las com algum tipo de tratamento até mesmo fazendo elas fecharem e dessa forma sumirem?

No demais vou fazer da forma que o senhor está me orientando, e me ajudando.
Um grande abraço e fica com Deus.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: