|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Abr 14, 2013 7:22 pm Assunto: Carrapato na Azaleia |
|
|
Estava observando minha Azaleia Kinsai quando encontrei vários carrapatos. Eles tinham aproximadamente 1 mm de tamanho, eram esbranquiçados com 3 manchas marrons. Estavam sobre um botão que ainda não havia aberto.
Cortei o botão fora com os carrapatos grudados nele. Posteriormente encontrei mais alguns que matei. Na parte de baixo de uma folha encontrei ovos que acredito sejam dos carrapatos (retirei).
Pulverizei todas as minhas plantas com um inseticida natural rural a base de Neem e outros extratos de ervas.
Esta praga é perigosa? As ações que tomei são adequadas ou devo fazer algo mais?
Obs: Sei que eram carrapatos pois ao matar liberou aquele cheiro característico.
Um abraço
Denis |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 16, 2013 4:36 pm Assunto: |
|
|
Oi Denis! Carrapato nas plantas é ruim, hein?
Pessoalmente, eu acho que óleo de neem só serve como preventivo. Quando as pragas já tomaram conta da planta ele não dá conta. Se vc gosta de inseticidas naturais, eu acho o Forth defende mais eficiente, e tb é indicado para culturas organicas.
Agora voltando aos carrapatos... carrapatos não prejudicam as plantas e óleo de neem não resolve esse tipo de problema. Carrapatos se alimentam de sangue humano ou animal, e não da seiva das plantas. Geralmente eles pulam do hospedeiro e botam seus ovos na grama, ou plantas mais baixas, depois sobem e procuram um novo hospedeiro. Se vc tem um animalzinho de estimação, o carrapato pode ter vindo dele. Se não, pode se hospedar nele. Carrapatos que acabaram de nascer, não costumam transmitir doenças, mas sua mordida é horrivel, pois dá uma coceira danada e dá feridas. O problema maior é que o carrapato não fica parado num lugar só e pode trocar de hospedeiro inúmeras vezes durante sua vida, e aí sim, pode causar doenças graves, tanto em animais quanto humanos.
Inseticidas para plantas não tem efeito nenhum com carrapatos. Como vc matou todos eles, acredito que ta tudo ok e não precise fazer mais nada. Mas caso vc tenha alguma dúvida se sobrou algum carrapato ou não, o melhor é usar um carrapaticida para ambiente, que vc encontra em pet-shops, e casas agro-pecuárias. se vc tiver um animal, use Frontline nele. abç. _________________ Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Abr 16, 2013 8:36 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Lili. Tenho um gato. De vez em quando ele come algumas folhas dos Bonsai, por isto só uso produtos naturais. Vou aplicar o Frontline nele.
Tenho olhado a planta e não encontrei mais nenhum carrapato, mas como são muito pequenos, posso não ter visto algum.
Um abraço |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|