|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiago Rocha
Registrado: 10/01/13 Idade: 33 Mensagens: 11 Localização: Lisboa-PORTUGAL
|
Enviada: Seg Abr 22, 2013 9:25 am Assunto: Ulmus 6 anos |
|
|
Ola pessoal, fiz a minha primeira muda do meu ulmos
dei-lhe uma poda nos ramos e nas raizes como manda a regra
o que acham? queria umas dicas para puder engrossar ou envelhecer o tronco
gostava de começar a trabalha-lo para conseguir este resultado. O que me aconselham?
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Seg Abr 22, 2013 11:17 pm Assunto: |
|
|
Tiago,
Para engrossar o tronco só plantando em um vaso bem maior e para um resultado mais rápido, se você tiver um local, plante diretamente no solo.Dá para fazer um alporque na região da segunda curva (onde tem uma marca de arame). Com isto a árvore ficará com o primeiro galho começando bem mais embaixo e dará um visual melhor para a planta. O alporque pode ser amarrando um arame bem apertado nesta região e colocando um outro vaso cortado o fundo e na lateral para poder passar no tronco (costurar com arame a lateral após posicionado para manter a terra). Os Ulmus respondem muito bem a esta tecnica. Aqui no blog tem alguns exemplos, vou procurar e assim que conseguir posto o link.
A propósito vi que você é de Portugal e devo lhe confessar que sinto uma ponta de inveja dos bonsai de Oliveira e farto material de yamadori que vocês tem a disposição desta espécie.
Abraços de além mar!!!! |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Abr 23, 2013 4:26 pm Assunto: |
|
|
Eu aconselho você replantá-lo em um vazo bem grande colocando um pedaço de plastico quadrado em baixo da raiz pra não crescer pra baixo, só pros lados, um quadrado de uns 15x15 cm. Deixe ele crescer livremente ate que os galhos estejam no tamanho desejado o que pode levar 1 ou 2 anos, mas lembre-se de fazer tudo na época certa, para não traumatizar a planta pois isso é irreversível... Abraço. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Tiago Rocha
Registrado: 10/01/13 Idade: 33 Mensagens: 11 Localização: Lisboa-PORTUGAL
|
Enviada: Ter Abr 23, 2013 5:15 pm Assunto: |
|
|
então acham que tenho de o tirar do vaso?
não têm nenhuma ideia para engrossar o tronco sem ser pô-lo na mamadeira? |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Ter Abr 23, 2013 8:14 pm Assunto: |
|
|
Tiago,
Quando comecei a cultivar bonsai eu tinha alguns bonsai que estavam em vasos pequenos e tinha a mesma idéa que você, que com o tempo iriam engrossar o tronco, mas depois de pesquisar e me informar sobre o assunto vi que o unico modo de fazer isto é plantando a arvore em um vaso bem maior ou mamadeira. O melhor mesmo é plantar diretamente na chão porque você chega ao seu objetivo mais rápido, mas mesmo assim pode levar alguns anos dependendo do que você quer!!! Bonsai é isto mesmo paciência e dar tempo ao tempo!!
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 23, 2013 9:39 pm Assunto: bonsai |
|
|
Concordo plenamente com a sugestão do nobre colega Gilson. Por experiência, atesto que de fato essa espécie responde rapidamente ao engrossamento do tronco quando plantada no chão. Com um bom solo, rico em matéria orgânica, rega constante, em menos de seis anos sua planta pode ficar da grossura de uma lata de leite ninho, das grandes, comparando.
Os japoneses costumam usar a técnica sequencial de plantio e recuperação. Isso se faz plantando no solo por dois anos consecutivos, retirando em seguida e deixando outros dois em um vaso de treinamento (que pode ser substituido por uma bacia plastica grande, devidamente perfurada na lateral e no fundo). Em seguida, após ter seus galhos primários selecionados e desenvolvidos, a planta retorna para o chão, onde irá ficar mais dois anos seguidos, retirada na final dessa etapa, para só então ter inicio seu desenvolvimento como pré bonsai, e depois bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|