|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Dom Abr 28, 2013 10:05 am Assunto: Pinheiro Negro Shohin 15 anos-Um novo começo |
|
|
Amigos do forum
Comprei este pinheiro negro em abril de 97 em uma exposição realizada em Santo André no aniversário da cidade. Foi adquirido da familia Mizuno e fo o meu terceiro bonsai, naquela época eu não tinha acesso a muito material didático sobre o assunto. Hoje é só procurar pela internet que encontramos milhares de matérias sobre bonsai, na época tudo que eu tinha veio de uma revista chamada Atelier do Bonsai do autor Marcelo Miller que tenho todos os exemplares até parar de publicar, coincidentemente o mesmo nome do fórum.Vamos a planta em questão, como disse não tinha muita experiência e por este motivo deixei ela no mesmo estilo que estava, fazendo apenas pinçagem das agulhas e gemas novas obedecendo a época correta com o intuito de obter agulhas menores e densificar a copa. De certa forma consegui um resultado razoável como pode ser observado nas fotos, obviamente que poderia ser muito melhor se tivesse mais conhecimento.
Pois bem, como atualmente não estou com muito tempo durante o dia e não consigo regar os meus bonsai como deveria acabei perdendo dois galhos nesta planta que por sorte ficam na parte de trás e eram galhos mais finos e não fizeram tanta diferença. Por este motivo resolvi mudar o tamanho da planta, vou plantar no solo para acelerar o crescimento e pretendo após obtido o tamanho que pretendo formar a copa com um dos dois primeiros galhos mostrados abaixo e cortar os demais (marcações em vermelho).
Com uma árvore maior o vaso também será maior e poderá ser regado uma vez por dia,no vaso que estava secava muito rápido no verão e precisava regar até duas vezes por dia, no vaso atual é preciso regar apenas uma vez, mas não é nada adequado pela espessura do tronco, altura da planta, etc. Optei por deixar ele neste até decidir o que fazer para não correr o risco de perder a planta e está praticamente sem poda justamente porque pretendo plantá-lo no solo no inicio da primavera.
Atualmente
Traseira
Lateral esquerda
Frente
Lateral direita
Dois primeiros galhos direito ou esquerdo que pretendo usar após deixar crescer no solo e iniciar novo treinamento como bonsai com tamanho maior (cerca de 50 a 80 cm).
Uma opção é deixar apenas estes dois galhos e cortar os demais
Segunda opção formar a copa somente com o galho posterior e cortar os demais.
Como estava em 2006
Dicas, sugestões e até mesmo críticas se forem construtivas são bem vindas.
Abraço a todos
Editado pela última vez por Gilson Reis em Dom Maio 05, 2013 6:26 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 53 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Dom Abr 28, 2013 3:25 pm Assunto: |
|
|
postei outra matéria junto por engano |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|