|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 28, 2013 10:42 pm Assunto: |
|
|
Seph, acho que poderia esperar mais um pouco para colocar em geladeira, e retirar mais para o final de agosto. Agora, não sei o percentual de germinação que teria um plantio "ao natural" contando com o nosso frio que chega a congelar o chão em determinados dias de inverno.
Eu tinha em meu jardim um acer palmatul que já produzia sementes e que morreu misteriosamente. Bom, o que quero dizer é que nasceram espontaneamente diversas mudas em meu jardim, especialmente em locais tipo no meio das pedras que formavam contornos ao redor de árvores nas proximidades onde existia esta planta mãe. Ou seja, a germinação ao natural é possível sim em nossa região, mas é difícil especificar o percentual. Agora, eu faria a extratificação colocando em areia úmida no fundo da geladeira. Tipo assim colocar no início de junho e retirar fim de agosto.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Dom Abr 28, 2013 11:23 pm Assunto: |
|
|
Certo, Elio.
Interessante tua opinião sobre o plantio ao natural...
Eu vou tentar das duas formas, pra ver o que acontece...
por aqui o frio tem sido bem forte nos últimos anos...
acho que na tua região deve ser mais frio do que por aqui no Noroeste...
Vamos tentar e ver o que ocorre...
Por falar em tua região...tuas sakuras produziram bastante sementes?
Aquelas que tentei por aqui não germinaram ainda...fazem sete meses e nada... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Abr 29, 2013 9:17 pm Assunto: |
|
|
Seph as minhas sakuras rpoduzem bastante sementes, até no último ano eu nem recolhi pois ainda tinha sementes do ano anterior. E no plantar tenho obtido sucesso com germinaçào de cerca de 60-70%. Só que pelo tempo que você semeou já deveriam ter nascido. Conforme o experimento que fiz, após 7 meses de plantio o que não tinha germinado, não germinou mais, mesmo insistindo até completar mais de um ano. Mas dá uma segurada até início de primavera que talvez alguma coisa ainda germine. Novas sementes somente no final de outubro.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|