|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Abr 28, 2013 2:14 pm Assunto: cedro rosa |
|
|
Vi outro dia um post do Bonsérgio nomeando um ipê de "verme" e achei ótimo!
Creio que com uma pequena licença posso também enquadrar esse cedro nessa classificação. hehehehe.
Essa planta tá comigo desde a semente e plantada no meu viveiro em mogi das cruzes.
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 28, 2013 10:53 pm Assunto: |
|
|
Luni, legal o seu cedro e como vem de "berço"desde semente deve com certeza continuar cultivando ele com muito carinho. Vale a pena. Apenas a título de informação, o cedro é uma planta bem difícil de se obter uma estilização tecnicamente boa devido a algumas peculiaridades próprias. Ele não gosta de bifurcar a fim de se poder formar volumes... se colocar ele a crescer normalmente os entrenós ficam longos e as folhas grandes, enfim... Mas como disse, plantas assim que vem de berço tem o outro lado, o lado do coração. Valeu!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Luni
|
Enviada: Seg Abr 29, 2013 12:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio, e muito obrigado!
Realmente é uma planta muito difícil mesmo. Esta aqui já passou por várias podas e nenhuma ramificação interessante surgiu. Tinha mais uns 5 ou 6 cedros que tentei trabalhar como bonsai e nada. Os galhos nascem retos para cima e muito difíceis de conduzir. A melhor saída foi plantá-las no meio da floresta na serra de Mogi e abandonar pois a árvore adulta é linda.
Apesar de ser só uma planta torta num vaso pequeno, realmente, tenho grande apreço por esta pois foi uma das primeiras que comecei a criar em casa para bonsai cerca de 5 anos atrás. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Abr 29, 2013 9:06 pm Assunto: |
|
|
É por aí mesmo. Bonsai de cedro rosa só por capricho sem muita intenção de obter um bom resultado técnico. Mas como eu disse, tem o lado do gosto pela planta, de ter trazido ela desde semente, tudo isso tem seu valor.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Abr 30, 2013 6:06 pm Assunto: |
|
|
Ola Luni !
Realmente vc esta com um "osso duro de roer", mas nem por isso deve desistir. Como disse o amigo Elio, mantenha a planta por capricho e continue a condução fazendo esses volteios , buscando sempre movimentos irregulares e em direções diferentes...
Já que não conseguimos ramificações para uma copa, vamos trabalhar com o tronco e conseguir um bonsai todo retorcido e com baixa estatura...
Acredito tb que a redução na rega e adubação pode resultar em diminuição no tamanho das folhas...
Parabens e não desista...  |
|
|
 |
Luni
|
Enviada: Qua Maio 01, 2013 8:38 pm Assunto: |
|
|
Desistir jamais! hehehe... Mas é isso mesmo, concordo com tudo o que disse. ô plantinha chata! Mas gosto muito e vai ficar comigo por muito tempo ainda.
Sobre a redução de folhas, esta foto está sem alguma escala comparativa de tamanho, mas já tem folhas bem menores que um cedro normal, com cerca de 20 e poucos cm de comprimento. As outras mudas de cedro que tentei, têm folhas muito maiores e acho que a única diferença entre elas, é que esta da foto ficou a vida toda em vaso já reduzido. Já as outras, tiveram grandes espaços para raízes em vasos profundos ou no chão direto.
Ainda não tentei mudanças químicas na nutrição das plantas, o que seria só por curiosidade mesmo... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|