Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Abr 27, 2013 5:15 pm Assunto: |
|
|
Lucinei Reis escreveu: | Paulo, você esta conduzindo bem a sua, em breve ficara frondosa como esta e só ter paciência  |
|
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Abr 29, 2013 1:40 pm Assunto: |
|
|
Paulo César Morais escreveu: |
eu sempre busquei nessa planta refinar e ramificar o máximo possível a copa, deixando ela como árvore frondosa e de aspecto bem natural...
|
Ótimo, siga em frente, só opinei por um estilo que gosto mas a planta deve seguir o gosto de seu criador/artista.
Sim, me refiro a patamares, mas não muito definidos, mais como essa imagem:
Mas esse é o meu gosto...
Quando você diz que as pitangueiras não suportam podas nessa época do ano na verdade você deve levar em conta o periodo de atividade da planta, isso vale para qualquer espécie.
As plantas tem uma receitinha básica, crescem e se desenvolvem na primavera, juntam forças no verão, armazenam no outono e hibernam no inverno.
Caso desrespeite o período de atividade você irá traumatizar a planta pro resto da vida, como consequência sua planta irá se desenvolver mais lentamente e mais fraca, dependendo da planta isso fica muito evidente e você perde a planta, como nas plantas de clima mais frio, as de clima tropical quase não sentem mas é sempre bom respeitar o período de atividade de todas as plantas.
Mas sua planta está magnífica, siga em frente pois o bonsai é uma arte que nunca se termina...
Abração _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 01, 2013 1:47 am Assunto: |
|
|
Thomas, eu gosto muito do exemplar que vc postou ( sabe qual especie?), inclusive tenho projetos de pitangueiras e jabuticabeiras parecido com esse... e concordo com vc, ficará muito bom em uma pitangueira. mas acredito que a questão é que na minha planta os galhos saem mais em cima e quase todos próximos um do outro, seria próximo ao que se costuma chamar de estilo vassoura... o exemplar que vc postou, tem galhos saindo bem baixo, num estilo ereto informal... acho que é esta a diferença principal... Obrigado pelos comentários e sugestões, depois vou mostrar uma jabu que pretendo fazer parecida com seu modelo, também gosto muito de plantas assim, abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 01, 2013 1:53 am Assunto: |
|
|
Lucinei, obrigado. vou continuar mostrando os resultados com ela... abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Maio 03, 2013 2:19 pm Assunto: |
|
|
Paulo César Morais escreveu: | Thomas, eu gosto muito do exemplar que vc postou ( sabe qual especie?) |
Pela descrição de onde peguei a foto é uma pitanga mesmo.
estou com um projeto de pitanga que apresenta a mesma característica de tronco do seu, mas vou tentar mudar isso passando para algo parecido com a foto que postei.
veja a minha, mas esta completamente desatualizado, esta muito maior do que nas fotos, muito maior mesmo, vou tentar tirar uma amanha.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22259&postdays=0&postorder=asc&start=15
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 31, 2013 1:29 am Assunto: |
|
|
oi Thomas, eu fiquei um tempo sem ver esse tópico, vi sua planta e ela está ficando muito legal. Pelo que conversamos e pela foto, os galhos estão saindo do mesmo ponto do tronco, então ela está indo para um vassoura... _________________ P.C. |
|
|
 |
Hugo Perticarati 2.o PASSO

Registrado: 18/01/13 Idade: 37 Mensagens: 232 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 31, 2013 8:01 pm Assunto: |
|
|
Maravilhosa sua pitangueira Paulo!!
Assim que tiver atualizações poste para nós vermos
Grande abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 31, 2013 10:45 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Hugo. Eu fiz o transplante e desfolhei ela esse ano, não mudou muita coisa, e está bem saudavel... quando tirar fotos, coloco aqui. abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 09, 2015 1:49 am Assunto: |
|
|
passei um tempo sem entrar no fórum e percebi agora que as fotos antigas não estão abrindo. acho que é alguma mudança nos albuns do facebook. vou postar uma foto atualizada da pitangueira.
 _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 09, 2015 1:49 am Assunto: |
|
|
passei um tempo sem entrar no fórum e percebi agora que as fotos antigas não estão abrindo. acho que é alguma mudança nos albuns do facebook. vou postar uma foto atualizada da pitangueira.
 _________________ P.C. |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Out 09, 2015 2:30 pm Assunto: |
|
|
As mãos do bonsaísta são verdadeiros instrumentos de arte.
Após 2 anos, vejo claramente a manutenção da copa, o alto refino e até o desenvolvimento interessante e de aspecto natural do primeiro galho.
Parabéns PC.
A minha pitangueira que tá complicada, formada a partir de semente, tive que podar drasticamente e meio que começar do zero. Mas em nome do resultado final, deveria ser feito isto mesmo, que tem 8 anos Paciência!
Abraços. _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Out 09, 2015 9:03 pm Assunto: Re: Pitangueira - Paulo César "PC" |
|
|
Olá Paulo!
Sua pitangueira esta muito bem encaminhada, Parabéns!! _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 09, 2015 9:55 pm Assunto: |
|
|
João, obrigado! e depois vc podia mostrar fotos de sua pitangueira. Essas podas drásticas são necessárias em alguns momentos para a gente crescer nessa arte. já recomecei alguns trabalhos com podas radicais e, mesmo com a demora, valeu a pena. abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 09, 2015 9:56 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Thiago. continuo no trabalho de refinar e melhorar a copa. abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Out 10, 2015 10:10 pm Assunto: |
|
|
Paulo César Morais escreveu: | Obrigado, Thiago. continuo no trabalho de refinar e melhorar a copa. abraço. |
Paulo ela esta frutificando, qual adubo você esta utilizando ? |
|
|
 |
|