Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 26, 2013 9:31 pm Assunto: Cydonia Japonica |
|
|
Olá amigos, segue aí mais um pré bonsai orginário de muda de alporque.
Conhecida por muitos como Marmelinho, a Cydonia japonica tem o nome científico de Chaenomeles speciosa.
Ainda falta muito a fazer em termos de estilização, mas também é mais uma plantinha bem complicada de estilizar. Solta brotos rebentões em locais e direção normalmente as menos desejadas que logo se tornam longos. Os brotos podados estacionam, enfim, tem que ir lutando. Mas a floração é fantástica. Estou compartilhando e aceitando idéias, sugestões e mesmo conselhos de melhor cultivo da espécie.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 27, 2013 11:13 am Assunto: |
|
|
Ola Elio,
E uma especie dificil mas as flores sao muito belas, vou humildemente acompanhar.
Abraco _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 28, 2013 10:45 pm Assunto: |
|
|
Uma das questões principais é que ela difcilmente engrossa o tronco. Plantada no chão o normal é ela emitir inúmeros brotos a partir do chão, ficando todos com espessura que mal chegam a de um dedo. Estou sempre retirando os possíveis brotos "ladrões" mas sabendo que isso também em pouco vai ajudar. O negócio é mesmo fazer um bonsai "magrinho"e aproveitar a floração. Bem cultivada ela foresce por aqui várias vezes no ano.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Maio 01, 2013 1:20 am Assunto: |
|
|
Elio, realmente uma planta complicadinha. Luto há anos com uma muda que definitivamente não anda. Este ano depois da floração, vou trocar o substrato por um mais aerado pra ver se ajuda. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 02, 2013 3:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Xará!
É uma planta que se educa através de aramação e podas.
Tive uma e aproveitei a intensa brotação na base para fazer uma florestinha.
Pena, que na minha ausência (férias) a empregada bobeou na rega e morreu ( a planta, não a empregada!)
Tava ficando legal.
Vale pela floração, Xará!
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Maio 02, 2013 3:56 pm Assunto: |
|
|
Que pena, Elio, realmente tava bem bonita.
E a empregada, continua trabalhando aí na sua casa ou virou adubo? kkkk _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 02, 2013 4:14 pm Assunto: |
|
|
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...........continua, sim, Ricardo! Coitada ficou chateada (.....eu mais, né!) mas, paciência, ela não tem obrigação de saber regar bonsai!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 03, 2013 9:00 pm Assunto: |
|
|
De fato xará, estava bem bonita a florestinha. Uma pena que morreu. Mas veja só que o complicador da espécie é este mesmo: saem vários brotos da base, mas nenhum engrossa. Só de teimoso, eu quero uma planta de um tronco só. Tenho dois prés parecidos da espécie, o outro tem flores brancas. Vou continuar retirando toda brotação da base e ver se consigo deixar um galho de sacrifício para ver se engrossa um pouco. Vamos ver no que dá.
No jardim tenho duas touceiras enormes, mas um monte de ramos e nenhum mais grosso do que o dedo indicador.
abraço. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|