Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Abr 28, 2013 2:38 pm Assunto: érica |
|
|
Olá a todos,
Mais uma planta que tenho. Essa érica brotou do nada em um dos meus vasos e tem 4 anos de idade.
possível frente:
lados:
Aguardo todas as críticas e sugestões. |
|
|
 |
Hugo Perticarati 2.o PASSO

Registrado: 18/01/13 Idade: 37 Mensagens: 232 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Maio 06, 2013 8:58 pm Assunto: |
|
|
Mto legal sua erica amigo. Eu tenho uma japonesa, um pouco diferente da sua. Mas a minha demora a brotar.. nao sei se é o substrato. Qual vc utiliza? Grande abraço! |
|
|
 |
AdrianoOliveira

Registrado: 08/03/10 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 06, 2013 9:11 pm Assunto: |
|
|
se minha, tentaria conduzir um mini bonsai.
[/img] |
|
|
 |
Luni
|
Enviada: Seg Maio 06, 2013 10:02 pm Assunto: |
|
|
Valeu Hugo! Essa é uma falsa-érica na verdade, a Cuphea gracilis Koehne ... é nativa... O substrato que ela está agora não é a ideal eu imagino... tem, mais ou menos, a proporção de 30% areia, 60% terra vegetal para flores e 10% de pedriscos....
E Adriano, como essa planta dá muitas sementes que germinam constantemente, tenho um vaso com umas 15 pequenas plantas...estão na engorda e logo menos serão transplantadas para vasinhos....
Dei uma pequena podada nela, apesar de não ser época... posto novas fotos daqui a alguns dias....
valeu! |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Maio 07, 2013 1:18 pm Assunto: |
|
|
Me parece uma serissa, mas vou deichar pros mais conhecedores do assunto, de qualquer forma linda e merecendo uma bacia maior pra dencificar a copa.
Abraço |
|
|
 |
Luni
|
Enviada: Qua Maio 08, 2013 5:31 pm Assunto: |
|
|
Oi Djalmo,
Obrigado!
Então, até onde sei é uma falsa-érica mesmo, e sobre a bacia grande, já pensei nisso também, mas transplantei ela pra esse vaso faz pouco tempo, então vou deixar ela aí por mais uns bons meses. Já vi essa planta num quintal ficar com 40 cm de altura numa camada de 20 cm de terra. hehehe... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 08, 2013 11:11 pm Assunto: |
|
|
Sobre o engrossamento de tronco desta espécie não vale a pena investir. Além do que ela está aí pouquíssimo vai engrossar. Eu diria que sua planta tem uma formação estrutural muito boa e bem acima da média geral de bonsai desta espécie que tem por aí. Parabéns!!! Agora o que dá para melhorar sim é a triangulação da copa, conforme motro abaixo, mais ou menos. E de fato, cuidado com os replantios pois ele é uma planta meio temperamental a este procedimento. Fazendo a poda de formação indicada sua planta ficará muito boa, volto a dizer, dentro das dificuldades que esta espécie impoe. após o procedimento tire nova foto com fundo totalmente preto e mostre prá gente.
Abraço
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 09, 2013 6:50 pm Assunto: |
|
|
Luni, concordo com o meu xará. Já tive essa Erica e ela é considerada como planta para fazer bordadura de canteiros. Assim, ela não engrossa muito mais que isso
.
Também, ela é meio chata quanto á poda de raízes tal qual sua prima, a Erica japonesa.
Bem lembrado pelo Elio Luiz, muito bem estruturada para a espécie. Parabéns!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Qui Maio 09, 2013 7:17 pm Assunto: |
|
|
Oi Élio Luis bela projeção. _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Editado pela última vez por LEAO em Dom Maio 12, 2013 4:13 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Luni
|
Enviada: Sáb Maio 11, 2013 10:09 pm Assunto: |
|
|
Puxa!!!
Obrigado a todos!!!
Elio Luis, havia dito msgs atrás que tinha feito uma poda na falsa-érica e curiosamente ficou muito próximo do que projetou. Creio eu que era o melhor caminho para uma forma mais agradável e proporcional. Mas agradeço muito sua projeção!
E realmente Elio, por ser uma planta quase forrageira, não cresce nem engorda muito. Já tendei deixar crescer livre durante um ano pra ver se aumento a bitola dos galhos e tronco e nada. E sobre as raízes, por enquanto não tive problemas com poda. Ainda bem! hehehe.
Próximo passo é esperar a hora para um vaso menor e mais interessante.
Minha câmera quebrou recentemente e assim que conseguir registrar alguma foto, posto aqui para mostrar.
Valeu galera! |
|
|
 |
Luni
|
Enviada: Seg Maio 20, 2013 2:04 pm Assunto: Falsa-érica atualização poda |
|
|
Antes da poda feita em 28 de abril 2013.
20 dias depois, 20 de maio.
 |
|
|
 |
|