FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PINHEIRO NEGRO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Daniel Mallmann

MensagemEnviada: Seg Maio 20, 2013 7:55 pm    Assunto: PINHEIRO NEGRO Responder com citação

Oi !!
Comprei este pinheiro hoje, consegui ele por R$ 30,00.
Só fiz um falso transplante colocando ele com o torrão intacto num vaso maior.
Gostaria de sugestões de estilização,novo ápice,etc..
E outra coisa coisa,nunca trabalhei com PN e preciso de muitas dicas, o máximo possível.
Desde já agradeço a atenção dos amigos !!!

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel Mallmann

MensagemEnviada: Ter Maio 21, 2013 7:21 pm    Assunto: Re: PINHEIRO NEGRO Responder com citação

Ninguém tem alguma sugestão???
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 21, 2013 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Daniel, eu também estou há apenas 2 anos trabalhando com PN. É que esta planta é um caso à parte no cultivo do bonsai.
Primeiramente eu até tenho dúvidas se esta sua planta de fato é um pinheiro negro ou outra espécie de pinus. Primeiro porque pela espessura dele me parece ter custado muito barato. Segundo porque também me parece (tudo parece...rrsrsrsrs) que as agulhas dele são bastante longas. apesar de que quando o PN é cultivado com um certo sombreamento e com o uso intensivo de nitrogênio para forçar o crescimento é normal que as agulhas se alonguem.
Mas sendo ou não PN os procedimentos serão parecidos.
Bom a poda do tronco principal que é feita normalmente quando a planta atinge a grossura desejada, já foi feito. Agora terá que selecionar os ramos que quiser usar para formar a planta e retirar os outros brotinhos menores. Aramar, posicionando estes ramos e seguir os passos que o meu xará Elio de Curitiba postou num tópico que como eu não consegui encontrar, estou te enviando por e-mail, uma vez que eu salvei esta matéria. Mas tem outros materiais por aí sobre o cultivo e você precisa pesquisar para encontrar.
Eu cortaria o tronco ainda mais curto, logo acima do galho mais forte que tem do lado esquerdo, mas não faria isso agora, sei lá... talvez mais adiante... Como eu disse, para trabalhar esta espécie tem muito que se aprender...
Abraço
Daniel Mallmann

MensagemEnviada: Ter Maio 21, 2013 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Olá Daniel, eu também estou há apenas 2 anos trabalhando com PN. É que esta planta é um caso à parte no cultivo do bonsai.
Primeiramente eu até tenho dúvidas se esta sua planta de fato é um pinheiro negro ou outra espécie de pinus. Primeiro porque pela espessura dele me parece ter custado muito barato. Segundo porque também me parece (tudo parece...rrsrsrsrs) que as agulhas dele são bastante longas. apesar de que quando o PN é cultivado com um certo sombreamento e com o uso intensivo de nitrogênio para forçar o crescimento é normal que as agulhas se alonguem.
Mas sendo ou não PN os procedimentos serão parecidos.
Bom a poda do tronco principal que é feita normalmente quando a planta atinge a grossura desejada, já foi feito. Agora terá que selecionar os ramos que quiser usar para formar a planta e retirar os outros brotinhos menores. Aramar, posicionando estes ramos e seguir os passos que o meu xará Elio de Curitiba postou num tópico que como eu não consegui encontrar, estou te enviando por e-mail, uma vez que eu salvei esta matéria. Mas tem outros materiais por aí sobre o cultivo e você precisa pesquisar para encontrar.
Eu cortaria o tronco ainda mais curto, logo acima do galho mais forte que tem do lado esquerdo, mas não faria isso agora, sei lá... talvez mais adiante... Como eu disse, para trabalhar esta espécie tem muito que se aprender...
Abraço

Oi Elio Secchi !!
Primeiramente obrigado pelas dicas.
Comprei esta planta numa floricultura subindo para Nova Petrópolois, sei que eles estão lá a vários anos meio jogados num canto, e por acaso numa área muito sombreada mesmo. Tanto que a vendedora disse nunca ter vendido um antes.
Tbm tenho esta dúvida de que ele seja realmente PN, mas acredito que sim.
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 22, 2013 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel, independente do pinus que tu tenhas é um belo material, mas saiba que são super senciveis para intervenções, a época de transplante, as podas das velas, pinçar as agulhas tudo isso é muito metódico nesta espécie.
Qualquer erro leva a perda material, então se serve como dica, deiche ela quieta em um local não muito ensolarado ate ela se refazer do transplante e depois a coloque a pleno sol e enquanto isto leia muito a respeito.
acho que no momento oque posso te acrescentar é isso.
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Daniel Mallmann

MensagemEnviada: Qua Maio 22, 2013 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Será que devo esperar outubro para começar o ciclo dele,ou devo já tirar algumas acículas para entrar mais sol na planta ?
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 22, 2013 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Agora deixa quieto, mas não coloque em local muito sombreado não. Melhor mais sol do que falta, até porque nesta época por aqui o sol está bem fraco.
abraço
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

olá Daniel Mallmann

para saber se é PN, conte as agulhas, se tiver duas é PN, ou pinus escocês que também é um material excelente. a curva do tronco vai te proporcionar um exemplar muito bom, deixe no sol, nada de sombra, retire as folhas de cima e de baixo dos galhos para cauterizar melhor a casca, deixe brotar bastante depois intervenha... selecione um ápice agora...
abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: