FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Aceroleira caindo folhas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 14, 2013 1:08 pm    Assunto: Aceroleira caindo folhas Responder com citação

Mina aceroleira começou a amrelar e cair as folhas, como se fosse uma amendoeira... O que me intriga é que outra planta adulta que está no chão continua toda verdinha e frondosa. Será que isso é normal?
Há um mês estava assim:

Aí começou...

Agora tá assim (aproveitei pra podar)

Se puderem me dar dizer o que está acontecendo e me ajudarem, agradeço muito... Será que vai voltar a ficar verdinha?
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Ter Maio 14, 2013 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

Se não for falta de algum mineral .. pode ser excesso ou falta de água.. pelo molhado no chão eu diria ser excesso. é um palpite, espere alguém mais experiente pra lhe confirmar. abraços e boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
srandreluiz

MensagemEnviada: Qua Maio 15, 2013 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho uma plantada no quintal da minha casa.. acredito q pela época e aproximação do inverno isso seja normal.. a minha tb esta com as folhas bem amarelas e caindo bastante. Alem do pé plantado no quintal q da frutas quase o ano todo, tenho tb 2 Pré Bonsais q evito mexer nessa época do ano.
Por outro lado esse substrato seu não esta muito cascalhado? se não, evite colocar pedras assim encima para minimizar o tempo da compactação do solo. Acerola gosta de solo organicamente adubado.
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 18, 2013 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Renan.

Sintomas: Folhas e veios amarelados
• Causa: Deficiência mineral
• Tratamento sugerido: Aplique um fertilizante mineral que inclua ferro, manganês, zinco e magnésio

A minha aqui mesmo no outono está verdinha!

Abraço!
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 18, 2013 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Também tenho uma acerola. A minha continua verde também, no entanto, moro no NE, talvez possa influenciar.
Não tenho certeza do que pode ser, mas acredito que seja alimentação mesmo.
Sempre adubo a minha com a mistura de farinha de osso + torta de mamona, consigo bons resultados com brotações intensas.
Infrlizmente ainda n deu frutos, mas penso que seja também uma falha minha em não adubar com material específico para frutíferas.
Meu conselho é:

- se tem muita água por conta de chuva, procure deixar ela menos exposta, e quando estiver fazendo sol deixe-a pegar o máximo que puder.
- nessa mesma época não precisa regar, a não ser que o substrato esteja seco.
- nao faça mais intervenções nela, pois como você pode ver ela está debilitada.
- em ultimo caso, caso sua planta esteja definhando a cada dia, faça um falso transplante.

Bom... acredito que isso possa ser um inicio, mas vá colhendo mais informações a ponto de julgar a melhor opção para a sua planta. Aqui dou dicas baseadas no que eu venho vendo em como a minha plantase comporta aos mais variados processos.

Abraços
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 21, 2013 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço a atençao e as dicas. Acho que a informação que tá batendo melhor é a que se refere a deficiencia mineral, até porque tenho o mesmo problema com duas mudas de pau ferro. Um forista me sugeriu usar uma esponja de lã de aço queimada acrescentar na terra... Pretendo fazer isso. Se alguém tiver alguma outra dica sobre este assunto, fico agradecido.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: