Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 11:50 am Assunto: O que fazer primeiro: Desfolhar ou transplantar? |
|
|
No inverno irei fazer uma série de intervenções nas minhas plantas, mas estou com dúvida:
1- Devo desfolhar e aramar ou transplantar primeiro?
2- Quanto tempo devo deixar a planta descansar entre as intervenções?
3- Em que mês devo iniciar as intervenções?
Um abraço |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Abr 13, 2013 6:28 pm Assunto: |
|
|
Cara, depende de cada espécie.
Mas geralmente se faz tudo de uma vez. Vc desfolha (as que aceitam isso), poda, arama e transplanta com poda de raízes proporcial à poda superior, tudo no final do inverno.
Depois deixa na sombra por um mês e comece a adubar e voltar ao sol aos poucos. _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 23, 2013 1:51 pm Assunto: |
|
|
Dalbianco,
Obrigado pela resposta.
As plantas a que me refiro são Azaleia Kinsai, Junipero Itoigawa e Taxus Baccata. Nestas plantas seria melhor fazer em duas etapas? Se for, qual fazer primeiro e em que mês?
Um abraço |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Abr 23, 2013 2:01 pm Assunto: |
|
|
Azaléa: Poda, aramação e transplante após a primeira floração da primavera.
Itoygawa: Aramação no inverno. Poda e transplante no final do inverno/início da primavera.
O outro eu desconheço.
Contando que vc saiba como transplantar e o substrato para cada uma. Nunca corte mais raízes do que cortou em parte superior, para manter o equilíbrio. Não lave às raízes, mantenha o torrão.
Pras duas que eu disse, o substrato é 50% casca de pinus triturada, 40% caco de TELHA e 10% terra granulado ou folhas bem decompostas ou, ainda, terra preta (eu nao gosto)
Lembrando que essa questão de substrato sempre é uma QUESTÃO. Dê uma pesquisada antes pra fazer do jeito que achar melhor, dentre diversas opiniões.
Abs  _________________ -----
Dal´Bianco
Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
----- |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 23, 2013 2:17 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Dalbianco. Farei conforme sugerido.
Um abraço |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Maio 25, 2013 12:54 pm Assunto: |
|
|
Desenterrado aqui o tópico rs.... (oque é bom para fecundar perguntas)
Algo que é difícil para mim, às vezes, é saber o que é bom ou não para uma determinada espécie, pois convenhamos, elas são muito particulares entre si. Portanto sempre pesquiso bastante antes de fazer intervenções.
Por exemplo, já tive plantas que na hora de replantar com o o torrão, sem querer com a força que fiz ele se desfez um pouco. E a planta sentiu muito, era uma Romã por sinal. Mas logo recuperei ela com um pouco de Superthrive. Já outras plantas não se importam nem um pouco de terem suas raízes lavadas ou mexidas demais como as jabuticabas. Por exemplo meu ipê...eu lavei as raízes com Benerva...podei...e estou fazendo um Sekijoju. E ela se deu super bem. Não sentiu absolutamente NADA...
Essa é uma dúvida que sempre tenho...quando vamos podar raízes...nunca sei bem quais são as plantas que aguentam uma mexida mais forte..e aquelas que devemos tomar mais cuidado...
Abraço  _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
AdrianoOliveira

Registrado: 08/03/10 Idade: 48 Mensagens: 62 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 27, 2013 8:55 am Assunto: |
|
|
Eu só lavo as raízes qdo tem algum problema. Planta sadia nunca lavo.
Por exemplo, coníferas geralmente possuem micorrizas nas raízes e as leguminosas tem rizhobium, se lavar poderá matar esses microorganismo benéficos a planta. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Maio 28, 2013 1:06 pm Assunto: |
|
|
Boa observação Adriano!  _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
|