FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bouganvillea
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 30, 2013 9:47 am    Assunto: Bouganvillea Responder com citação

Amigos,

ainda é uma plantinha em uma vaso, não um Bonsai...

sei que tem uns galhinhos que deveriam estar podados, mas vou deixar para fazer isso após a floração. rs

Por enquanto, vale a contemplação. Essa plantinha tá me dando um retorno incrível! Qd penso em começar uma estilização mais profunda, ela começa florir de novo e fico com pena...rs

abs e bom feriado.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 30, 2013 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonita. A cor dela é espetacular. Sabe qual o nome desta espécie de Buganvilea?

Denis
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 30, 2013 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado xará. rapaz, tb chamam de Primavera, e eu tenho outras.Bouganvillea Lilás claro, escuro, rosa, vermelha, branca, coral...são as que consegui até agora.

Sinceramente, é tudo que eu sei sobre o nome.

abs
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 30, 2013 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Ela é demorada para engrossar. Plante na terra, ou escorredor mamadeira. Eu prefiro a terra, anda mais rápido. Bela planta.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 31, 2013 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, Denis !

A meu ver , quando fazemos bonsai, a primeira pessoa a agradar é o cultivador( nós mesmos), e como vc disse, criou-se um relacionamento entre vcs( vc e sua bouga) que o impede de "agredir" a planta em busca de estilos ou tecnicas.

Nem sempre um bonsai deve seguir a risca estilos ou medidas, sendo muito comum encontrar frutiferas e floriferas fora dos padrões estéticos e medidas exatas exigidas em outras especies, como as coniferas.

Quando o objetivo maior são os frutos ou as flores é perdoavel que se mantenha o projeto mais "a vontade" justamente para que os galhos e ramos consigam emitir flores e frutos, posto que a maioria das especies só emite botões, bagas, flores e frutos, que são o meio de reprodução das especies na pontas dos galhos do ano anterior, e se podar a cada 3 ou 4 meses para manter a forma , nunca terá os premios ( flores e frutos) .

Nas bouganvileas ou primaveras ou três marias as flores de fato são minusculas e brancas, sendo que são as folhas modificadas chamadas bractéas que dão o coloridos tão lindo e variado.

Se minha , manteria no vaso que esta e faria uma poda leve nas pontas dos galhos , encurtando os galhos e eliminando apenas os maus formados e em direções contrarias, com a poda e limpeza haverá a estimulação necessaria para uma maior ramificação ao longo dos mesmos e por consêquencia maior incidência de bractéas(flores) na proxima temporada. Claro, não se esqueça de adubar e manter a pleno sol , para que as folhas diminuam de tamanho.

Agindo assim, terá um belo bonsai de primavera com uma ótima carga de flores para nos mostrar...

Esta é minha humilde opinião .

Parabens e boa sorte.
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 31, 2013 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite Bonsérgio amigo!

Obrigado pelas palavras! Realmente, seus conselhos vão ser seguidos! Estou gostando muito das primaveras, e tenho feito outras, estilizando mais.

Essa, não para de dar flores. Na verdade, todas aqui estão florindo bastante. Acho que pode ser o Bat Guano que tenho usado assim que aparecem os primeiros sinais de brotação.

abs!
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta parabéns!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
douglas.ariel

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Acho uma planta incrível, muito bonita
Meus Parabens.
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado amigos! abs!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 6:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Denis, das excelentes colocações postadas pelo Bonsergio, eu arriscaria, caso a planta fosse minha, buscar a compactação, via encurtamento dos galhos, o que aumentaria a densificação (maior quantidade de brotações e folhas, inclusive bráqueas - folhas modificadas coloridas). É bem fácil conseguir isso nessa espécie, bastando tão somente podar, ou seja, cortar fora, no pecíolo (talinho) das folhas, com uma tesoura de pontas finas.

Ao cortar as folhas fora, inclusive as bráqueas, cuide de deixar os espinhos, quando houver, pois deles é que irão partir as brotações laterais num galho qualquer, abrindo ramificação lateral (um galho fica mais bonito quando "abre" essas ramificações laterais, ampliando-se dessa forma sua área de atuação, além de agregar mais material colorido (bráqueas). Então, ao podar, deixe apenas um par de folhas na extremidade do galho, cortando fora todas as demais folhas.

Com a poda, os galhos ficam nus de folhas, o que permite então apor arame, visando dar a eles um leve movimento sinuoso lateral, que irá estabelecer uma condução mais interessante quanto ao futuro da estruturação aérea da planta, aumentando ainda mais seu valor artístico, com o tempo.

Com a aplicação técnica acima, é possível que em dois ou três anos você consiga aumentar a área de densificação da planta, além de estabelecer novas brotações laterais nos galhos, criando assim ramificação. Isso permite que, ao final, haja ainda mais bráqueas do que atualmente você admira em sua planta, além de que elas irão ficar mais próximas ao tronco, e não apenas nas extremidades dos galhos como agora. Ter uma planta bonita é uma coisa excepcional, mas ter um bonsai de qualidade técnica superior, é algo bem mais impressionante, isso eu garanto a você.

A título de exemplificação, veja alguns galhos de bouganvillea (primavera) devidamente formatados, usando a técnica que descrevi acima:

Esse tipo de resultado não depende de a planta ter tronco grosso ou não, mas apenas de aplicar, corretamente, a técnica de ramificação juntamente com a aramação. Simples.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas dicas Nicky! Estou mesmo gostando muito da Bouganvileas! Certamente, vou aplicar essa técnica! Nessa. inclusive, eu já havia desfolhado e podado toda ela, para diminuir os galhos. Ela já está brotando as folhas...
Vou esperar mais uns 2 mêses e vou refazer o processo.
Muito grato mais uma vez!

abs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: