FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai - Formulação de preço
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme - Mgá

MensagemEnviada: Qui Maio 30, 2013 3:12 am    Assunto: Bonsai - Formulação de preço Responder com citação

Boa noite,
Acredito que seja um tema polemico e de pouco material disponível. Na internet e em lojas há vários bonsais e pré-bonsais que embora tenham o mesmo padrão de qualidade, sejam da mesma espécie, tamanhos parecidos e idades sem muita diferença seus valores são extremamente diferentes. Acredito que como é arte tenha valores subjetivos e valores objetivos e a segunda parte tem que existir parâmetro para saber se o cobrado é justo ou extrapola os limites do bom senso. Se for comprar ou se fizer um bonsai para vender como posso precifica-lo ou julgar seu valor?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 30, 2013 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme de fato este é um tema sujeito a muitas divagações. Como no Brasil ainda há muito amadorismo em termos de bonsai é normal haver grandes disparidades em termos de preço das plantas. Porém já existem viveiros, cultivadores de pré-bonsai e bonsai que tem um bom parâmetro de preços, baseados em qualidades técnicas que a planta apresenta, idade real e aparente, quando se trata de viveiros comerciais eles tem obviamente uma planilha de custos de produção, potencial futuro da planta, enfim...Quando se trata deste tipo de produtor de pré ou de bonsai certamente já existe um parâmetro bem realista. Só para citar dois deles: Chácara Belvedere (Carlos Tramujas) e Bonsai Center Romagnole (Vicente Romagnole e família), claro, sem contar Hidaka, Regina Suzuki, enfim... citar nomes sempre é perigoso pois se deixa fora à vezes alguém de suma importância...Então prefiro dizer que estou apenas exemplificando.
Outro lado são estes produtores de bonsai comercial. Estes que aqui no fórum são seguidamente chamados de "mausai". São apenas pequenas plantas ou mudas sem nenhuma estilização, vendidos comercialmente em grandes mercados, floriculturas, etc... em bandejas dep plástico, ou meio ajeitadas em outros vasos com enfeites e pedrinhas coloridas. Estas plantas normalmente são vendidas apenas baseadas em seus custos de produção e comercialização, tanto que se ele tem um bom ou um péssimo nebari não influi no preço. São comercializadas milhares de plantas "parecidas" todas pelo mesmo valor.
Agora, tem que faz bonsai a sua maneira, bem feito, ou mal feito, bonito, ou nem tanto, técnico ou sem técnica e coloca à venda e daí coloca o "seu preço". Bom, para estes muitas vezes não tem critério mesmo. Daí vai do conhecimento de cada um em comprar ou não, de aceitar ou não. De saber se desta planta vai tirar alguma coisa ou se ela não tem futuro nenhum. Isso requer conhecimento. Muitas vezes um iniciante é confrontada com plantas de preço similares e escolheria exatamente ao contrário do que um bonsaísta mais experimentado que está mais preocupado com o futuro que esta planta promete do que com o que ela apresenta naquele momento.
Bom, tá na hora de parar este tróloló... e esperar a opinião de mais gente.
abraço
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 31, 2013 8:41 am    Assunto: Responder com citação

Elio e Guilherme,

eu já havia conversado por email com o nikifury em uma outra oportunidade sobre esse tema. Acho que tudo tem que ser levado em consideração como o Elio descreveu muito bem, más acho que tem pessoas que extrapolam muito em relação a preços.
Foi como o falado, vai de cada um aceitar ou não o valor pedido, más acho que devemos ter mais humildade diante da fase que a arte bonsai está no Brasil, se comparado com outros lugares como por exemplo China e Japão.

Renato Laureano / BH
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Guilherme - Mgá

MensagemEnviada: Sex Maio 31, 2013 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Muito interessante as considerações do Elio e do Renato, por mim poderiam continuar o "Tróloló" - rs, está ficando legal o bate papo.
Acho complicado estabelecer um parâmetro tanto para quem faz precificar, quanto para quem compra analisar se o preço é justo. Por motivos éticos não vou por e nem citar sites, mas tem vários sites de grandes nomes na arte que na seção de bonsais estão os "Desgrasais", ainda pior que o mausai citado pelo Elio que é uma muda vendida a preço baixo, o outro é uma muda vendido a preço de bonsai, mas vai do bom senso de quem conhece comprar ou não e para quem não conhece vai sorte para não escolher a mudinha cara.
Nesta formulação de preço soma preço do vaso, o valor pago na muda ou pré-bonsai, arame, adubo e terra até ai a soma está fácil, mas tem o tempo de trabalho e a qualidade técnica que precisa ser transformada em valores monetários, como é feito isso?
Como posso dizer que a planta do Elio e do Renato valeria x no mercado, ou que a planta do fornecedor valeria x?
Lili Nagao
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 03, 2013 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

esse negócio de preço é realmente muito relativo. Se for pra generalizar, pode-se dizer que cada um põe o preço que quer. Alguns preços que vejo por aí, acho justos. Mas, já vi muito bonsai bonito sendo vendido superbarato, como tb já vi muita planta que nem pode ser considerada um bonsai pronto sendo vendida por preços exorbitantes.
Vale lembrar tb que existe uma grande diferença em comprar do produtor, ou de um lojista, ou de um revendedor. Se o Hidaka, que é o grande mestre do bonsai no Brasil tivesse uma loja em São Paulo, por exemplo, qualquer planta dele custaria pelo menos 3X mais, pelos custos operacionais. Já um cara que so revende geralmente coloca entre 100 a 200% sobre o valor de custo. Apesar de eu as vezes achar q tem gente q ta extrapolando, não sei dizer se isso tá totalmente errado. É aquela coisa... cada um põe o preço que quer, mas tb aceita quem quer e compra quem quer. Cada um faz o seu trabalho, e o revendedor está fazendo o dele, geralmente oferecendo ao cliente algumas facilidades que mto produtor não oferece, como pagamento parcelado em cartão, nota fiscal e envio para todas as cidades.
Tem um senhor japonês que eu conheço, que produz, provavelmente, os jacarés mais bonitos de SP. Ele tb faz bonsai, e outro dia eu vi ele com um dos bonsai de azaleia mais lindo q eu ja vi no Brasil, que estava sendo vendido por R$300,00, se não me engano e paisagista ainda tava pedindo desconto. É o tipo de bonsai que se estivesse sendo vendido a R$1000,00 na internet ninguém acharia caro e se estivesse sendo vendido por alguém com um nome conhecido, todo mundo acharia barato. Mas é aquela coisa. Mesmo ele sendo muito querido entre os paisagistas, provavelmente ele nem entra na internet e nem tem os contatos certos no meio do bonsai.
Pra falar a verdade, uma coisa que realmente intriga nesse universo não é nem os preços. Em tempos de internet, todo mundo pode fazer uma pesquisa e estudar se o preço é justo ou não. O que me intriga de verdade, é que muita gente gosta de colocar uns 10, 20, 30 anos de idade a mais do que a planta realmente tem, pra tentar valorizar o produto. Uma vez vi um pinheiro negro de 200 anos sendo vendido por um sujeito. A pergunta óbvia... é importado? "Não... foi plantada por um senhor japonês que conheci sei la onde". Se a imigração japonesa no Brasil tem pouco mais de 100 anos, fico me imaginando quem seria esse náufrago japonês que veio parar no Brasil a 200 anos atrás, com uma muda de pinheiro negro nas costas...Very Happy

Ah... uma coisa interessante que me contaram outro dia, mas não confirmei a veracidade. O termo mausai, que aqui é usado como bonsai inferior, fazendo um trocadilho com bon-mau, na verdade surgiu nos Estados Unidos, onde as plantinhas plantadas em vasos rasos, são chamados de mallsai (planta de shopping) e não significa que são de má qualidade nem nada. São apenas mudinhas.
https://www.facebook.com/matsu.nagao
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 03, 2013 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Excelentes explanações do meu xará e da Lili!

Não raro me perguntam sobre o assunto. Como já viram.....difícil responder.

Eu tenho uma regrinha de ouro.....para mim:

1. Vejo, gosto (amor à primeira vista) e está dentro das minhas possibilidades: Compro!

Também:

1. Está baratíssimo, mas não gosto: Não compro!
2. Está caríssimo e gostei muito: Está fora do meu orçamento, não compro.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 04, 2013 8:31 am    Assunto: Responder com citação

Todos estão com opiniões bastante parecidas, más usando palavras diferentes.

Acho que a Lili resumiu (em muitas palavras), o que é realmente o pensamento. Existem pessoas que realmente tem conhecimento, fazem trabalhos incríveis e tem preços justos. Enquanto outras pessoas perderam a noção.

Más como cada um tem sua cabeça, ou as vezes não tem, os preços variam de forma assustadora.

um abraço a todos.

Renato Laureano / BH
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

a média do mercado é em torno de idade x R$ 10,00
se tiver 5 anos gira em torno de 50 mangos, preço pra consumidor final.
porém o preço é inflacionado pois quase sempre são ainda mudas apenas que chamam de bonsais ou pré bonsai estilizado, aramado e envazado que voce terá de tirar e tratar direito. Laughing
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 6:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ao meu ver o ditado fala por si, "Gosto é como pescoço, cada um tem o seu", muitas foram as vezes que comprei mudas e minha esposa me disse, mas isso não tem futuro!!! Hoje estão bem encaminhadas, e pra mim terão um valor inestimavel, mas para uma pessoa que viva do comércio, certamente sequer a teria comprado!!!!
Parabéns pelo post.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: