|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jun 11, 2013 10:34 pm Assunto: |
|
|
Pegando carona no tópico.
Comprei um pessegueiro hoje.
Gostaria da ajuda dos colegas para obter as seguintes respostas:
- Qual o substrato mais adequado? Me sugeriram 50% de cascalho grosso, 10% de carvão e 40% de material orgânico. Está correto?
- Deve ser mantido a sol pleno? No meu apartamento tenho como colocar no sol de 8 às 14 hs. É suficiente?
- Qual adubo devo usar? Osmocote? Fosway? FO + TM?
- Posso aramar os galhos ou é perigoso de secar?
Estive olhando a ficha técnica de plantação de pessegueiros para a produção de frutas e eles recomendam que se pode os galhos da planta nos meses de junho e julho para estimular a floração e fortificar a planta. Esta recomendação também se aplica aos Bonsai?
Quaisquer outras informações que vocês tiverem ficarei grato pois não estou encontrando material na internet. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 12, 2013 10:48 am Assunto: |
|
|
Denis Araújo escreveu: | Pegando carona no tópico.
Comprei um pessegueiro hoje.
Gostaria da ajuda dos colegas para obter as seguintes respostas:
- Qual o substrato mais adequado? Me sugeriram 50% de cascalho grosso, 10% de carvão e 40% de material orgânico. Está correto?
R: Está correto mas transplantar agora irá abortar a floração. Eu transplanto pessegueiro no outono.
- Deve ser mantido a sol pleno? No meu apartamento tenho como colocar no sol de 8 às 14 hs. É suficiente?
R: Sim, embora, para floração e frutificação o melhor seja o da tarde
- Qual adubo devo usar? Osmocote? Fosway? FO + TM?
R: Eu recomendo o Osmocote 15-9-12
- Posso aramar os galhos ou é perigoso de secar?
R: Procure conduzir na poda. Se tiver que aramar, faça um mês antes de transplantar.
Estive olhando a ficha técnica de plantação de pessegueiros para a produção de frutas e eles recomendam que se pode os galhos da planta nos meses de junho e julho para estimular a floração e fortificar a planta.
R: Está correto. Podei minha frutíferas semana passada. Corte as ponteiras dos galhos deixando 4 a 5 gemas em cada.
Esta recomendação também se aplica aos Bonsai?
R: Nem todos, aliás a maioria, não!
Quaisquer outras informações que vocês tiverem ficarei grato pois não estou encontrando material na internet. |
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jun 12, 2013 12:27 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Fiquei na dúvida. Quando você diz que nem todas as respostas se aplicam a bonsai, você está se referindo a que itens?
No meu caso o pessegueiro é um pré-bonsai e será conduzido para Bonsai.
Muito obrigado pela ajuda. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 12, 2013 12:45 pm Assunto: |
|
|
Denis Araújo escreveu: | Elio,
Fiquei na dúvida. Quando você diz que nem todas as respostas se aplicam a bonsai, você está se referindo a que itens?
No meu caso o pessegueiro é um pré-bonsai e será conduzido para Bonsai.
Muito obrigado pela ajuda. |
Denis, me referi ao último ítem: Poda em junho/julho.
Se o teu é pré, não se preocupe com a frutificação no momento. Deixe sem podar para se desenvolver mais.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|