FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com pedrisco e esterco de carneiro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 12, 2013 4:15 pm    Assunto: Ajuda com pedrisco e esterco de carneiro Responder com citação

gostaria de perguntar aos amigos amantes da arte sobre a granulosidade do pedrisco de areia?
este é o pedrisco depois de coado.

depois coei novamente e obtive estas tres granulações.

esta é a peneira que usei para coar.

achei bem mais facil doque ficar quebrando telhas. chegar em uma casa de material e peneirar rsrsrsrs Very Happy

qual delas seria a melhor para o vaso? ou posso usar o pedrisco bruto mesmo? isto é sem separar as granulometria.
será que tambem poderia usar brita na substituição da deste?

agora a respeito do esterco de carneiro.
fui a uma fasenda de um amigo onde encontri em abundancia esterco de carneiro curtido com palha de café, onde se encontrava ate branco de tanto curtido que estava. alguem já testou coisa parecida?

desde já obrigado pela atenção... abraço
douglas.ariel

MensagemEnviada: Qua Jun 12, 2013 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

Diogo, também gostaria de saber..
acompanhando..
um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Rolling Eyes acho meio tenso usar tais adubos animais, dizem queimar as raizes pela fermentação.
a maioria da galera aqui usaria isso em minimas quantidades ou mesmo nem usaria...
quanto ao pedrisco, o mais grosso usaria no fundo pra drenagem e o mais fino misturava com turfa ou terra vegetal devidamente fervida e dava bom substrato.
depende da planta, atualmente só sei mesmo de caliandra.
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 11:03 pm    Assunto: Re: Ajuda com pedrisco e esterco de carneiro Responder com citação

olá Diogo Afonso

Quanto a granulometria para vasos pequenos escolha 2mm, vasos médios e grandes pode ser 5mm, resumindo entre 2mm e 5mm... Você deve peneirar com duas peneiras, use a peneira 2 mm para retirar o pó, depois use a peneira 5 mm para selecionar o material de 2mm e 5 mm.
Não uso colocar a camada de cascalho mais grosso no fundo, não há necessidade, já que o substrato já esta muito bem drenado..
Quanto ao esterco, eu usaria na técnica escorredor x mamadeira, ali precisa-se muito adubo orgânico. No vaso de bonsai não usaria, e antes de usar certifique-se de estar muito curtido, e de preferência acrescente uma fina camada de cal virgem para desinfecção, além de melhorar a liberação dos nutrientes no solo... ( tudo isso antes de formular o substrato)... Mas prefira torta de mamona e farinha de osso, que já andam extintos devido as contaminações destes produtos animais...

abraço
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 11:08 pm    Assunto: Responder com citação

Esta areia grossa da esquerda é meu sonho de consumo. Não consigo mais encontrar por aqui.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:
Esta areia grossa da esquerda é meu sonho de consumo. Não consigo mais encontrar por aqui.

olá Arzivenko
eu prefiro o pó de brita, uma porque, como você disse, o areião esta escaço e a areia ficou cara... hehehe... mas mais por que é difícil reunir grande quantidade de material apropriado, já o pó de brita é quase que 70 % próprio....

abraço
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 14, 2013 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:

qual vc fala arzivenko esta mais fina?
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 14, 2013 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Sempre usei esterco em minhas plantas, acho muito legal inclusive no inverno, quando nao se deve usar adubos quimicos.
mas estou pensando em faser experiencias sem esterco.
me lembrei que tenho um primo dono de uma casa de meteriais de construção então me lembrei do monte de areia. ainda nao tinha usado, ate agora so cacos de telha mesmo.
gostei muito e achei que deixou tbm o substrato mais bonito rsrsrsrs
so a respeito do mm que ainda nao sei qual que é qual.
obrigado a todos pelas imformações.
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Adubação orgânica é sempre importante, mas desde que não prejudique a drenagem e a aeração do substrato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 7:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Diego, quanto a sua postagem inicial, devo fazer um pequeno esclarecimento, pois creio que você esteja confundindo um pouco as coisas. O pedrisco que você peneirou em grânulos de tamanho variado tem uma função e o caco cerâmico tem outra função, totalmente diferente inclusive. Então, dizer que acha mais adequado peneirar pedrisco, e abandonar o caco ceramico, devo dizer que isso é temerário, vez que o substrato irá ficar sem um precioso elemento, caso opte por abandonar o uso do caco ceramico.

Um caco ceramico, quando observado com uma lente de aumento, permite que vejamos nele micro poros. Esses micro recipientes servem como receptáculos para reter um mínimo de agua proveninte da rega diária, que as raízes da planta irá usar para obter um mínimo de umidade, quando o solo principia a secar, durante o calor mais forte do dia. Por essa razão é que sempre é recomendado seu adicionamento na composição do substrato a ser usado no cultivo de uma planta, principalmente se for para um bonsai.

O pedrisco, por outro lado, é uma peça inerte, que não retem nada, principalmente umidade. Seu uso está condicionado ao fato de que serve para permitir maior aeração das raízes (facilitar o acesso e a distribuição equilibrada de oxigenio), além de facilitar maior evolução no crescimento do sistema radicular, vez que permeia as raizes entre os outros componentes do substrato, evitando ainda uma compactação forçada, quando há material orgânico e terroso presente na composição.

Tanto o caco ceramico quanto o pedrisco são materiais inertes, estéreis. Isso significa que eles não irão agregar nutriente algum para as raízes da planta. No entanto, seu uso é altamente recomendável justamente por terem as características peculiares que possibilitam os fatores que indiquei acima. Por isso, creio que o nobre colega deve continuar, então, a fragmentar as telhas, para obter esse precioso material com que formar seu substrato.

Em relação ao adubo organico: nunca devemos usar adubo no preparo do substrato inicial, sob risco de perda material. Isso significa que o substrato sempre deverá ser inicialmente neutro e totalmente estéril, sem nenhum composto orgânico. Usamos geralmente: caco ceramico, pedrisco, casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que bem seca, fragmentada e porosa), carvão e terra granulada (ou areia, caso seja uma muda nova).

A adubação é um composto que iremos apor ao solo (sempre na superfície, nunca no interior), após determinado transcurso de tempo após o ultimo envase, reenvase, replantio ou coleta (yamadori), ou formação de muda, via germinação de semente ou estaquia/alporquia. Não se aduba planta recem transplantada, desfolhada e aramada seguida, doente, ou recem retirada do solo. O uso de adubo organico, como esterco animal, está condicionado ao que escrevi acima, em se tratando de plantas visando formação de bonsai. Mudas plantas no chão tem reação totalmente diferente, e portanto não estão afeitas ao que escrevi acima.

Geralmente, usaremos o adubo, organico ou não, de origem animal ou não, apenas depois de uns 45 a 120 dias, considerando as situações acima. Como esclareci, não se usa adubo em hipotese alguma misturado ao substrato, seja ele inicial ou não, mas apenas como cobertura e dentro do que escrevi acima, transcorrido um prazo de firmação para as raízes em recuperação, após qualquer intervenção realizada na planta.

Você pode até ter sorte, vez ou outra, de que ao proceder a uma mistura de adubo na composição do substrato a planta não venha a definhar, secar galhos e morrer. Mas sorte, meu caro amigo, é um fator que nós, bonsaistas, não costumamos usar em nosso trabalho técnico. Então, se quer ser um bonsaista, é melhor aprender a usar a paciência, ao invés de ficar contando com sorte......

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: