Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Jun 15, 2013 8:32 pm Assunto: Como se usa farinha de osso e torta de mamona? |
|
|
Tenho duas plantas, um buxinho recém adquirido e uma caliandra que estou cuidando tambem.
nao adubei nenhum deles pois tenho medo de fazer alguma idiotice, então pesquisando aqui vi que muita gente recomenda a dupla farinha de osso+torta de mamona, mas nao sei como usa-los.
qual seria o esquema? dentro de pote em cima do substrato ou misturado ao mesmo?
att  _________________ José Carlos |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Jun 15, 2013 8:43 pm Assunto: |
|
|
Quando eu uso coloco um deles próximo às bordas do vaso e misturo levemente com a terra da superfície. Após colocar o fertilizando regue o substrato.
É recomendado que não coloque os dois juntos. Um mês usa um e no outro mês o outro. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Jun 16, 2013 12:36 am Assunto: TM+FO |
|
|
Ola jose carlos se usa os dois juntos eu faco uma mistura assim 1kg de torta de mamona e meio de farinha de osso coloco uma colher de sopa em dois litros de agua faco a mistura pela manha deixo ate a tarde depois rego minhas plantas e uma hora depois rego com a mistura.
Abracos |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 16, 2013 8:01 pm Assunto: Re: TM+FO |
|
|
Andre Antoniazzi escreveu: | Ola jose carlos se usa os dois juntos eu faco uma mistura assim 1kg de torta de mamona e meio de farinha de osso coloco uma colher de sopa em dois litros de agua faco a mistura pela manha deixo ate a tarde depois rego minhas plantas e uma hora depois rego com a mistura.
Abracos |
eu só tenho um vaso pequeno, ai essa mistura pra mim é inviavel pois é muito.
nao vou usar isso tudo de uma vez.  _________________ José Carlos |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Jun 16, 2013 8:09 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Na caixa da torta de mamona e farinha de osso que possuo (fabricante Dimy) tem a recomendação de não usar os dois produtos juntos. Já li que quando coloca junto ocorre uma reação entre os produtos que não é boa para a planta.
Eu uso mensalmente 1 colher de sobremesa rasa de um dos produtos (isto para um vaso de aproximadamente 25 x 17 cm). No mês seguinte coloco o outro _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Jun 16, 2013 9:42 pm Assunto: |
|
|
O fato de estar escrito na caixa para não misturar é por outro motivo: a possibilidade de intoxicação de animais domésticos. Como a torta de mamona é tóxica e a farinha de osso atrai especialmente cães, se estiverem misturados eles acabam ingerindo os dois correndo risco de intoxicação. Agora, quanto ao efeito de adubação em si, é indicado usar os dois juntos. Pode misturar ao substrato ou fazer trouxinhas em um pano bem fininho e perfurado como tule por exemplo, ou mesmo sombrite e colocar sobre o substrato do vaso. Com a rega ele vai escorrendo aos poucos para dentro do substrato. Também se pode fazer uma mistura dos dois e adicionar um pouco de farinha, umedecer e fazer 'bolinhas" que serão colocadas sobre o substrato(a farinha serve para fazer a "liga" das bolinhas) mas isso só vale em caso de não a possibilidade de animais domésticos por perto, pois o risco de ingestão com esta mistura é muito grande. enfim, cada um tem que encontrar a maneira que mais se adequa a seu caso.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 16, 2013 9:57 pm Assunto: |
|
|
não tenho animais domésticos, nem pretendo ter, logo nao tenho esse problema.
estamos em pleno inverno, tenho um buxinho e uma caliandra, convém fazer alguma coisa de adubaçao ou não é a epoca?
abs _________________ José Carlos |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 17, 2013 5:50 pm Assunto: |
|
|
josecarlosbarros escreveu: | não tenho animais domésticos, nem pretendo ter, logo nao tenho esse problema.
estamos em pleno inverno, tenho um buxinho e uma caliandra, convém fazer alguma coisa de adubaçao ou não é a epoca?
abs |
José, como tem poucas plantas, pode fazer as ilulas, mas eu te orientaria a procurar o osmocot, ele mantera a planta adubada de 3 a 9 meses dependendo de qual comprar, minhas plantas evoluiram muito quando passei a uzar o osmocot ao inves do TM, FO.
Abraço _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 18, 2013 10:25 pm Assunto: |
|
|
Josecarlos, não tendo animais domésticos pode usar a dupla juntinha sem problemas. E apesar de ser inverno este tipo de adubação pode ser feita também. A dica do amigo Djalmo quanto ao uso do osmocote é verdadeira. Mesmo assim, se quiser 'bombar' a planta mesmo pode usar a torta de mamona e farinha de osso também. O osmocote tem uma gama mais variada de nutrientes, macro e micro, mas eu prefiro usar ele somente como adubo de manutenção, ou se for para "bombar' associado a outra adubação.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sex Jun 21, 2013 4:52 pm Assunto: |
|
|
Também pode usar na forma líquida. Deixe 1 mês fermentando em água. |
|