FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho 'virgem'
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 15, 2013 8:09 pm    Assunto: Buxinho 'virgem' Responder com citação

Comprei esse buxinho hoje em uma floricultura conceituada aqui de curitiba, consegui bom preço pois comprei não como pré bonsai mas sim como estes buxinhos que usam pra paisagismo, com isso veio basicão sem nada.
Não vou mecher nesse cara aí por enquanto, vou deixa-lo quieto por uns meses e lá pra primavera tentar alguma coisa ou começar a mecher.

Aceito sugestões, há uma inclinação natural dele para a direita como se vê nas fotos. Se as imagens naõ abrirem avisem pois estão hospedadas no picasa e pode dar alguma bucha. Laughing

Paguei muito barato dei sorte nesse achado. Rolling Eyes
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 2:26 pm    Assunto: Responder com citação

o material é ótimo, me parece ter um belo caminho, mas qualquer intervenção que faça nesta espécie, tenha em mente que ela não aceita intervenções radicais, bem como, podas muita radicais e galhos sem folhas são galhos mortos!!! Então estude a espécie antes de intervir, pois apesar de estar saudavel o buxinbho é bem meticuloso para o cultivo!!! Abraço.
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo escreveu:
o material é ótimo, me parece ter um belo caminho, mas qualquer intervenção que faça nesta espécie, tenha em mente que ela não aceita intervenções radicais, bem como, podas muita radicais e galhos sem folhas são galhos mortos!!! Então estude a espécie antes de intervir, pois apesar de estar saudavel o buxinbho é bem meticuloso para o cultivo!!! Abraço.
Rolling Eyes
pois é, por sinal se fosse outro tipo de planta já teria podado tudo isso ai pra tentar enchergar alguma coisa.
mas com esse volume todo atrapalhando fica dificil.
seria viavel eu pegar uma destas tesouras de poda grandes e reduzir o volume? ele por exemplo não teria ramos podados mas apenas reduzidos seria viavel?
isso pois nao to conseguindo pensar em nada, no maximo aramar uns galhos mais baixos pra tentar fazer uma queda mas no conjunto geral não me passa nada na cabeça. Rolling Eyes
li bastante tudo que achei na internet sobre esta especie, disseram que aceita bem aramaçao mas ainda estou um pouco inseguro e a unica coisa que fiz foi planta-lo neste vaso sem desfazer o torrão original.
nem adubaçao eu fiz. mesmo pq parece que no inverno nao é a hora correta de fazer isto.
peço o maximo de dicas pra quem já mecheu com essa especie.

abraços Rolling Eyes
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Faça a redução da altura em etapas, separe a copa em 3 partes, pode a primeira e espere ela emitir novos brotos nesta area, quando as brotações estiverem vigorosas, pode o outro terço e assim sucessivante, a poda pode ser feita mesmo no inverno sem problemas, faça a poda logo acima do ultimo broto que vc quer que permaneça no projeto.
A adubação, respeitando 45 dias apos o transplante vc pode manter o ano todo no buxinho e ele precisa de muito sol.
Abraço.
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo escreveu:
Faça a redução da altura em etapas, separe a copa em 3 partes, pode a primeira e espere ela emitir novos brotos nesta area, quando as brotações estiverem vigorosas, pode o outro terço e assim sucessivante, a poda pode ser feita mesmo no inverno sem problemas, faça a poda logo acima do ultimo broto que vc quer que permaneça no projeto.
A adubação, respeitando 45 dias apos o transplante vc pode manter o ano todo no buxinho e ele precisa de muito sol.
Abraço.

Levando em conta sua sugestão de podar em 3 níveis, pensei em algo assim:

Entendi bem sua dica? nesse caso eu podo em cada nível e nunca em mais de um ao mesmo tempo certo? com isso vou evitando estressar demais a planta. Wink
Sequencia:

Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 18, 2013 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não to conseguindo visualizar as imagens achoe que o proxi da empresa bloqueou, mas assim que der eu respondo!!!!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 18, 2013 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde José!

O primeiro passo sempre será conhecer o metabolismo da especie.

Tenho alguns buxus que venho conduzindo a varios anos. Com muito estudo e tecnicas estou começando a entender o fisiologismo e o temperamento deles. Cada especie tem seus caprichos e condições ideais para sobreviver e atingir pleno desenvolvimento. Muitas vezes erros no cultivo põe a perder bons materiais e erros tecnicos consomem muito tempo sem aproveitamento de fato, chegando depois de muitos anos a lugar nenhum .

O segundo passo é aprender a escolher o material .

Sempre que compro um buxinho de topiaria ( bola) como o seu, o primeiro passo é escolher a planta, não pelo preço, mas pelo nebari e tachiagari ( 1 terço do tronco), e, claro, pela saude do exemplar. Tenha em mente que vai cuidar e conviver com ele por muitos anos e se começar com um material ruim por que é barato as dificuldades serão maiores, já com uma planta bem escolhida e talvez nem tão mais cara, terá resultados melhores com menos tempo.

O terceiro passo é limpar a planta e conhecer seu interior...

Depois de feita a compra devemos fazer uma primeira limpeza para poder visualizar o interior da planta, sua estrutura de tronco e galhos, para, se possível, já escolher um norte a seguir. Essa limpeza consiste em retirar do interior da copa os galhos secos, os galhos cruzados ou mal formados mantendo de preferencia apenas 1 em cada ponto ( muitas vezes existem 2 ou 3 nascendo juntos ) ..
Ao analisar o tronco de baixo acima vc encontrará uma profusão de galhos em todas as direções num emaranhado que deverá ser corrigido partindo do nebari até o apce. Limpeza não é poda drástica e pode ser feita em qualquer época. Com a maior incidência de luz solar no interior, novos brotos vão surgir e aumentar as possibilidades. Devemos trabalhar a planta de dentro pra fora e não apenas continuar com a topiaria, modificando apenas o formato de bola para cone.

O quarto passo é " sentir " o caminho e começar a caminhar...

Caso tenha duvidas sobre o caminho depois da limpeza, começe por descobrir o nebari , geralmente os buxus tem um bom nebari escondido abaixo do nivel do substrato o que poder ser conferido facilmente retirando alguns cm de terra junto ao tronco. Girando o vaso vai notar que em alguma posição ele será mais bonito, uniforme e radial. Assim começamos a escolher a frente do projeto, pelo nebari. O tachiagari passa a ser o foco quando buscamos conicidade e movimento que ditarão todo o resto do projeto. É o nebari, o tachiagari e a saida dos primeiros galhos que indicarão o estilo a seguir .

Os passos a seguir são infinitos e cada um será resultado ou consequência do anterior e motivo ou logica para o proximo.

Estes são os passos que aprendi a seguir, espero ter ajudado de alguma forma, pois é minha unica intenção .

Pesquise, estude, leia, veja muitas fotos e principalmente : experimente .

Boa sorte .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 18, 2013 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Bonsérgio li o que escreveu e vai me ajudar muito estas dicas.
o fato que ele é mesmo entrelaçado isso complica e necessita de limpeza.

posso retirar estes galhos cruzados do interior sem prejuizo pra planta inteira? e sobre as folhas que nascem mais no interior eu poderia tira-las sem perder o galho?

digo isso pois facilitaria muito a limpeza se mativesse as folhas somente nas pontas dos ramos mas não sei se posso fazer isso.
abs Rolling Eyes
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 18, 2013 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

Veja como fiz com alguns dos meus :

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18941&highlight=buxinho

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11100&highlight=buxinho

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12652&highlight=buxinho

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17879&highlight=buxinho

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11132&highlight=buxinho

estes são alguns, espero ter ajudado .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 18, 2013 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Veja como fiz com alguns dos meus :

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18941&highlight=buxinho

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11100&highlight=buxinho

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12652&highlight=buxinho

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11132&highlight=buxinho

estes são alguns, espero ter ajudado .

Sergio, alguns destes topicos já perderam as imagens, especialmente tenho interesse de ver as imagens deste:
se puder e ainda tiver aí me envie por email.
josecarlos.barros@gmail.com
obrigado
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

tomei coragem e comecei a podar seguindo teu conselho.
limpei o que achei de galho cruzado dentro e podei uns galhos.
tá longe de estar pronto mas consegui ver o formato desse negocio...
estou pensando em fazer um esquema de tres troncos mesmo, embora são galhos e nao troncos multiplos...

tirei as fotos em diversos angulos diferentes, tem um que é estranho pois ficou um 'buraco no topo que será preenchido conforme crescer os galhos superiores.

Procurei não tirar todas as folhas dos galhos pois sei que secam, será que eu podei em excesso?
preciso de ajudas.

abraços
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Só cuidado com o buxinho se tirar muitas folhas de uma vez ele gosta de secar galhos, boa aquisição!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 06, 2013 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

alguns ramos secaram um pouco, mas isso acho que era esperado. os ramos que tracionei continuam firmes e com folhas verdes sem secarem, vou postar as fotos pra voces verem.
por enquanto ele está bem, mas preferi tirar em pouco do sol direto e deixar em indireto, pois acho que ainda está meio debilitado.

quando podei tive o cuidado de deixar muitos galhos com muita massa verde, só retirei os que cruzavam e estavam em excesso mesmo. estes eu cortei com tesoura de poda e queimei com uma vela.

alguem sabe dizer se essa especie aguenta ficar dentro de apartamento ou é exclusivamente externo?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: