FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola SOKAN - Várias Dúvidas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 19, 2013 9:37 pm    Assunto: Acerola SOKAN - Várias Dúvidas Responder com citação

Olá a todos,

Bem, Meu 2º post aqui, fora a minha apresentação, e já estou querendo marcar uma data para fazer uma cirurgia na minha mais nova aquisição, uma aceroleira. Vou tentar postar as fotos daqui a pouco, mas o que gostaria de fazer talvez vá além do que eu já li sobre botânica até agora.

Primeiramente, preciso fazer um falso transplante, pois a planta ainda se encontra num pseudo balde plástico bem proibido o têrmo. Algumas raízes finas estavam expostas, tentei então enterrá-las suavemente para que não ressecassem e comprometessem a planta. Para isso, como estamos na entrada do inverno, vou precisar esperar o que, uns 3 meses para poder fazer qualquer outra intervenção nesta planta? Neste falso transplante, utilizo terra, para a planta não sentir tanto, ou já ponho num substrato mais drenante e largo uma mistura de TM+FO e carvão? Ou tá tudo errado? =)

Segunda coisa: esta planta possui 2 troncos de tamanhos diferentes. Poderia compor um futuro bonsai estilo Sokan? Ou o mais indicado aqui no caso seria podar um dos dois e ir pensando num outro estilo?

Terceiro: olhando o tronco mais grosso, e dizendo que eu possa podá-lo, poderia antes disso fazer dois alporques, um deles um pouco antes da 1a bifurcação e o outro logo antes da 2a bifurcação, no galho da esquerda, na foto que chamei de "frente"? Funcionaria ou a planta não enraizaria em 2 locais ao mesmo tempo? Se ninguém disser "com certeza não funciona", eu vou tentar hein!

Bom, conforme as respostas, vou perguntando mais dúvidas!

Obrigado!

Editado pela última vez por Simba em Sex Jun 21, 2013 8:33 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 19, 2013 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Esta é a frente da planta:

Lado 1:

Atrás:

Lado 2:

Copa:

Base dos troncos:

Bem, é isso aí, se alguém quiser e puder se manifestar para ajudar, agradeço bastante!
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 20, 2013 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Onde lê-se 'plástico bem proibido o têrmo' eu havia escrito 'bem S.af4do.'

Não escrevi palavrão e não entendi porque esta palavra foi proibida, só prá esclarecer!
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 20, 2013 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Não vejo problema em fazer os alporques, só não sei é se a acerola enraíza com facilidade.
A sua planta está com o tronco muito alto. Se minha faria um corte radical no final do inverno com aproximadamente 20 cm e esperaria as novas brotações para selecionar os galhos.

Denis
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 20, 2013 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiramente, obrigado Denis por comentar!

Fazer um corte radical, que você sugeriu, seria nos 2 troncos ou já selecionaria algum deles para tirar fora junto com a poda drástica?

Eu acho os bonsai Sokan muito bonitos, será que caberia este estilo para esta planta, num futuro, mesmo que daqui a alguns anos?
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Coloque em um vaso maior sem mexer no torrão complete com um substrato bem drenado ( areia 30%, caco de tijolo ou pedrisco 50%, material orgânico 20%) adubar e fazer as alporquias após três meses. De uma olhada no nebari talvez seja necessário podar essa raiz mais grossa. O Sokan seria um belo caminho para sua planta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Blza Edu, valeu pelas dicas. No entanto ainda fico na dúvida quanto a adubação. Pelo que já andei lendo aqui, sei que não é adequado se adubar plantas no inverno. Mas se eu fizer uns pelets com FO+TM e deixar como se fosse um osmocote da vida sobre o substrato, para ir descendo devagar, vale a pena ou não faria efeitos significativos, uma vez que a planta diminui seu metabolismo ao entrar o inverno?
Fabio Lima
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Fala ae Simba
planta ela em uma bacia grande e bem perfurada, substrato bem drenante, mas se fizer transplante não adube antes de 45 a 60 dias pelo menos....se fizer um falso transplante sem mexer nas raizes pode adubar sem problemas. pela época que estamos, eu aguardaria mais um pouco, faz um transplante, ja dando uma ajeitada nas raizes, tentando deixa-las o mais radial possivel, e deixa a bichinha engordar, acerola desenvolve bem...logo tu vai ter uma planta em melhores condições pra começara trabalhar....
a sequencia é a basica...
cresce, poda, cresce, poda, cresce poda e por ai vai....dando conicidade ao tronco....

abraços
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 22, 2013 12:15 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Fabio, vou procurar seguir as dicas dos amigos aqui com esta planta.

Obrigado!
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 26, 2013 4:28 pm    Assunto: Sugestões Responder com citação

Fala camarada.
Pode Fazer a alporquia. A acerola responde bem a tecnica.
Seria bom se vc já tivesse feito a uns dois meses atras. Mas acredito que ainda ha tempo pra fazer.
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 26, 2013 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Guardião!

Obrigado por responder e dar a dica. Mesmo agora que é inverno, tem certeza? Aqui em Floripa anda fazendo dias como essa semana toda, que as nuvens estão da altura do meu apartamento, de tão chuvoso, frio e úmido que anda por aqui!

Falta de vontade não é, pode crer, só tô esperando chegar o meu superthrive, que deve estar preso na alfândega. Só pergunto porque se me escaparam alguns tópicos aqui do forum sobre alporque que eu não tenha lido, foram bem poucos, e se bem me lembro, o pessoal recomenda que seja feito em época de primavera... Li bastante sobre o assunto, pois nunca fiz um alporque, e quando eu for fazer, não quero fazer errado ou fora da época mais apropriada. Só por isso que eu pergunto de novo a você, meu camarada!

Valeu
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 6:22 pm    Assunto: ok Responder com citação

Simba escreveu:
Fala Guardião!

Obrigado por responder e dar a dica. Mesmo agora que é inverno, tem certeza? Aqui em Floripa anda fazendo dias como essa semana toda, que as nuvens estão da altura do meu apartamento, de tão chuvoso, frio e úmido que anda por aqui!

Falta de vontade não é, pode crer, só tô esperando chegar o meu superthrive, que deve estar preso na alfândega. Só pergunto porque se me escaparam alguns tópicos aqui do forum sobre alporque que eu não tenha lido, foram bem poucos, e se bem me lembro, o pessoal recomenda que seja feito em época de primavera... Li bastante sobre o assunto, pois nunca fiz um alporque, e quando eu for fazer, não quero fazer errado ou fora da época mais apropriada. Só por isso que eu pergunto de novo a você, meu camarada!

Valeu

Realmente se onde vc mor é muito frio complica um pouco as coisas.
A minha sugestão era levando em conta que iria demorar para lançar raizes e até a primavera ela já estaria com uma grante quantidade de raizes.
Diminuido o risco de perder a muda quando cortasse.
mas, fica como vc preferir.
segue link de uma que fiz numa caliandra, talvez vc até já tenha visto o topico. Eu não levei muito en conta a época não. Se a planta estiver saldavel já era

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22951
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 28, 2013 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Sim cara, certeza. Mas entendi exatamente o que vc quis dizer, ou seja, já retiraria o alporque no final deste inverno/comecinho da primavera, fazendo a poda drástica e já eliminando umas raizes pivotantes pelo menos, já que a planta está aparentemente saudável.

Vi sim esse seu tópico, achei muitíssimo interessante a parte de envolver o substrato (areia/esfagno/vermiculita/xaxim...) com a bucha, pois a maioria dos tópicos e artigos, inclusive alguns científicos que li, somente comentam e recomendam o uso de saco (incolor/preto) e alguns até recomendam o uso de papel aluminio por fora do plástico, para refletir a luz e radiação solar. Mas acho que com a bucha, a proteção das raizes frágeis recém formadas fica melhor mesmo! Foi você que implantou a bucha na técnica do alporque? Se sim, parabéns! Se não, parabéns também, pois foi por aqui que vi isso pela 1a vez!! Smile Abraço!
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 28, 2013 10:09 pm    Assunto: Respondendo. Responder com citação

Simba escreveu:
Sim cara, certeza. Mas entendi exatamente o que vc quis dizer, ou seja, já retiraria o alporque no final deste inverno/comecinho da primavera, fazendo a poda drástica e já eliminando umas raizes pivotantes pelo menos, já que a planta está aparentemente saudável.

Vi sim esse seu tópico, achei muitíssimo interessante a parte de envolver o substrato (areia/esfagno/vermiculita/xaxim...) com a bucha, pois a maioria dos tópicos e artigos, inclusive alguns científicos que li, somente comentam e recomendam o uso de saco (incolor/preto) e alguns até recomendam o uso de papel aluminio por fora do plástico, para refletir a luz e radiação solar. Mas acho que com a bucha, a proteção das raizes frágeis recém formadas fica melhor mesmo! Foi você que implantou a bucha na técnica do alporque? Se sim, parabéns! Se não, parabéns também, pois foi por aqui que vi isso pela 1a vez!! Smile Abraço!

Na verdade não tenho certeza se fui eu quem tive a idéia da bucha. Sou filho de agricultor e aprendemos muitas coisas de maneira oral já fucei muito na net.. Pode ser que sim e pode ser que eu tenha visto por aí. Mas de qualquer ma neira não me preocupo muito com autoria kkkkk
Se for útil pra todos ou pelo menos para alguns, já me basta.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: