|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOEYFELIPE
Registrado: 21/08/09 Idade: 38 Mensagens: 19 Localização: Sorocaba-Sp
|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 5:31 pm Assunto: iniciante, e já com yamadori de gioabeira |
|
|
olá galera!! este é meu primeiro tópico portanto, se fizer algo errado me avisem, tenho essa goiabeira no sitio, pretendo fazer um yamadori dela, porém, antes disso gostaria de descobrir o que, quando e como fazer, ela tem cerca de 2mts, mas o que me preocupa um pouco é uma "doença" que ela apresenta junto ao nebari,logo quando elaq começa a entrar em contato com a terra, infelizmente tenho somente essas fotos, o sitio é ha 220km daqui, se alguem conseguir e puder me identificar ou opinar quanto a algo que possa ajudar, bom chega né, vamos as fotos:
supostamente a frente
supostamente a parte de trás.
como eu havia dito, a "doença" é uma aparente apodrecimento junto ao nebari, percebem os furos pretos na base do tronco direito? (visto na segunda foto) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 6:19 pm Assunto: |
|
|
JOEYFELIPE, provavelmente sejão brocas, deve aplicar inceticida apropriado, mas eu prefiro a ater ao yamadori, ao meu ver são duas plantas que podem ate estar fundidas pelo tempo que estão se apertando, mas acho que poderá separa-las no momento do yamadori, assim ficará com com uma planta de tranco duplo e outra com um só, pode bem baicho, a de tranco duplo em duas alturas diferentes, para facilitar na modelagem da copa, use um substrato bem drenante, composto por areia grossa de construção, terra granulada, carvão vegetal e caco serâmico e apos o envase espera 45 dias para inicia r a adubação, use uma bacia grande bem perfurada no fundo e nas laterais, mastenha a rega e espera um ano para intervir novamente, se possivel dois.
Ao meu ver a goiabeira seria bom que fizesse o yamadori no final de agosto.
Abraço. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
JOEYFELIPE
|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 6:23 pm Assunto: |
|
|
então Djalmo, obrigado pela ajuda, porém pelas fotos não é possivel de ver, mas elas estão muito fundidas, exceto por aquela linha na junção dos dois, ela uma coisa só, pensei na possibilidade de eliminar um tronco, e esperar a cicatrização se ele brotar no local do corte, aproveitar o nebari e partir para uma nova planta, falei bobeira?? grato! |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Jun 25, 2013 12:37 pm Assunto: |
|
|
JOEYFELIPE escreveu: | então Djalmo, obrigado pela ajuda, porém pelas fotos não é possivel de ver, mas elas estão muito fundidas, exceto por aquela linha na junção dos dois, ela uma coisa só, pensei na possibilidade de eliminar um tronco, e esperar a cicatrização se ele brotar no local do corte, aproveitar o nebari e partir para uma nova planta, falei bobeira?? grato! |
No momento apenas estamos achando, mas se vai eliminar um dos trancos, tente separa-las mesmo se for preciso cortar, tendo raiz em ambas terá otimos materiais para trabalhar, quanto a sicatrização, ela é um pouco lenta mas a especie se recupera bem, e quanto a bobeira, nada que tenhamos em mente pode ser considerado bobeira, pois somos muito brutos na arte e tudo pode conter uma novidade.
Abraço. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
JOEYFELIPE
|
Enviada: Qui Jun 27, 2013 9:54 pm Assunto: |
|
|
alguém saberia um bom inseticida natural ou não contra brocas? pretendo tratar essa planta, para depois fazer uma poda radical, para só depois se for possivel realizar o yamadori.
grato |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|