Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Abr 03, 2013 9:10 pm Assunto: Estilização de Shimpaku Itoigawa |
|
|
Comprei a planta abaixo.
Como este é o meu primeiro junipero, gostaria da ajuda dos amigos na orientação de como proceder.
Dúvidas:
1- Devo pinçar já os galhos que estão saindo muito da silhueta da planta?
2- A planta estava sendo adubada a cada 15 dias com adubo líquido. A loja orienta para adubar até o inicio da primavera com adubo líquido isento de nitrogênio. Devo seguir esta orientação? Uso nas minhas outras plantas o osmokote plus. Posso usar nesta também?
3- A planta está aramada. A orientação é que deixe o arame até que verifique que está querendo começar a marcar os galhos independente de quanto tempo leve. Isto está correto?
4- Na visão por cima da planta dá para ver que a densidade de folhas é pequena. Como fazer para aumentar?
5- A poda para arejar a copa pretendo fazer apenas no final do inverno. Por enquanto vou deixar a planta se desenvolver livremente apenas pinçando o que for sair muito da silhueta. Isto está correto?
Desculpem a quantidade de perguntas, mas não quero errar.
Seguem as fotos:
Frente:
Lateral:
Topo:
Qualquer informação / orientação será bem vinda.
Um abraço
Denis |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Abr 04, 2013 1:25 pm Assunto: |
|
|
Belo exemplar.
Quanto a adubação eu não faço no inverno pois a planta não esta em período de desenvolvimento então acho desperdício, pinçagem eu não faria, deixaria até a primavera assim, os arames eu costumo deixar por 1 ano nos pinheiros as vezes até mais depende do desenvolvimento da planta, cabe a você verificar isso.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 05, 2013 6:57 pm Assunto: Re: Estilização de Shimpaku Itoigawa |
|
|
Denis Araújo escreveu: | Comprei a planta abaixo.
Como este é o meu primeiro junipero, gostaria da ajuda dos amigos na orientação de como proceder.
Dúvidas:
1- Devo pinçar já os galhos que estão saindo muito da silhueta da planta?
R: Pode, sim. Com a ponta da tesoura voltada para dentro da planta.
2- A planta estava sendo adubada a cada 15 dias com adubo líquido. A loja orienta para adubar até o inicio da primavera com adubo líquido isento de nitrogênio. Devo seguir esta orientação? Uso nas minhas outras plantas o osmokote plus. Posso usar nesta também?
R: Se está usando Osmocote, pode usar no Itoigawa, sem problemas.
3- A planta está aramada. A orientação é que deixe o arame até que verifique que está querendo começar a marcar os galhos independente de quanto tempo leve. Isto está correto?
R: Correto! É uma das formas de controlar a aramação!
4- Na visão por cima da planta dá para ver que a densidade de folhas é pequena. Como fazer para aumentar?
R: A própria pinçagem induzira maior ramificação, embora essa espécie tenha a folhagem mais rala do que o Juniperus Chinensis Var. Sangentii (Shimpaku)
5- A poda para arejar a copa pretendo fazer apenas no final do inverno. Por enquanto vou deixar a planta se desenvolver livremente apenas pinçando o que for sair muito da silhueta. Isto está correto?
R: Correto!
Desculpem a quantidade de perguntas, mas não quero errar.
R: Não tem porque pedir desculpas, amigo!
Seguem as fotos:
Frente:
Lateral:
Topo:
Qualquer informação / orientação será bem vinda.
Um abraço
Denis |
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 22, 2013 2:00 pm Assunto: |
|
|
Após algumas podas, pequena aramação e transplante (vaso Ricardo Mendes), a planta ficou assim. O que acham?
Frente:
Lateral:
Topo:
 _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Jun 22, 2013 2:25 pm Assunto: |
|
|
bela arvore amigo um belo pré bonsai sem duvida.
gostei de como ficou, tem ideia da idade deste shimpaku? _________________ José Carlos |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 22, 2013 2:44 pm Assunto: |
|
|
Tem 8 anos. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jun 22, 2013 7:25 pm Assunto: |
|
|
Denis, tá ficando muito bom! Se baixar, formando um patamar, com o galho mais grosso á direita, acho que ficará melhor ainda.
Hoje trabalhei um Itoigawa, também.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 2:05 pm Assunto: |
|
|
Levando em conta a primeira foto, au baixaria o galho da direita, dando mais triangularidade a copa e analizaria uma possivel poda da parte que leva a raiz, a parte aerea do nebari!!!!
Abraço. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 24, 2013 7:43 pm Assunto: |
|
|
Concordo com vocês. Já abaixei um pouco o lado direito. Depois posto mais fotos. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
AdrianoOliveira

Registrado: 08/03/10 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jul 04, 2013 2:37 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando seu tópico, tenhos dois itoygawa um comprei do mestre hidaka e outro da regina suzuki em atibaia, sp.
Você tem essa planta a quanto tempo? Pergunto isso pq tb sou de Niteroi e aqui esses juniperus se desenvolvem bem devagar.
Preciso estimular a brotação mais embaixo, depois posto a foto deles.
Abs |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 04, 2013 8:04 pm Assunto: |
|
|
Posta foto sim.
Tenho ele a apenas 4 meses. Realmente crescem muito devagar, mas toma cuidado que comigo engrossaram o caule rapidamente. Por pouco marcava, pois estava todo aramado. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Jul 14, 2013 2:16 am Assunto: |
|
|
Olá Denis, bom trabalho feito até aqui.
Além de baixar o galho da direita, acredito que ele possa ser encurtado para deixar a copa mais compacta. Faria o mesmo com o da esquerda.
Outra sugestão para você fazer mais pra frente é colocar uma pedra para preencher aquele arco da raiz ou mesmo fazer uma pedra artificial.
Mes passado também andei trabalhando um itoigawa. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 14, 2013 8:38 am Assunto: |
|
|
Obrigado Ricardo.
Vou estudar como fazer uma pedra artificial, visto que acho que será muito difícil achar uma que se encaixe no espaço. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 07, 2014 10:15 pm Assunto: |
|
|
Atualmente o Itoigawa está assim.
Sugestões?