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30.12.2011
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Autor Mensagem
Thomas Eckert
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MensagemEnviada: Ter Jul 02, 2013 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Como a planta não irá desenvolver as raízes ficará com falta de raízes, pois é comum algumas apodrecerem quando se deixa a "ferida" aberta, no entanto, a planta solta novas raízes para compensar isso, fora que como no corpo humana a planta também combate feridas.

Crescimento lendo e resposta lenta a intervenções, não são completamente reversíveis.

Fonte é qualquer material que é encontrado na internet, qualquer blog e site de bonsai tem a parte que fala das plantas, mas o mais importante é a experiencia, eu ja fiz transplante fora de época, assim como poda, e o resultado não foi nada satisfatório. Tenho um ficus que desde que podei ele a 5 anos ainda não recuperou nem 5% da copa, fora que nunca mais precisei podar pois ele nao desenvolve mais.

Adubação também, deve ser intensa na primavera, pouca no verão e zero no inverno.

Espero ter ajudado, só estou tentando transmitir o que aprendi a fim de tentar evitar que nosso amigo cometa erros que ja cometi e depois sinta o arrependimento de não ter feito a coisa certa, como eu sinto, mas estamos aqui pra aprender e eu não vou mais cometer esses erros.

Abraço
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Ulmus Parvifolia
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Arzivenko
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MensagemEnviada: Ter Jul 02, 2013 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Thomas Eckert, acho bem pertinente tua preocupação para que outros não percam suas plantas, também comungo desta posição. Pela tua última postagem acredito que você não está levando pro lado pessoal e concorda em trocar idéias a respeito, certo? Então vamos lá.

Citação:
Como a planta não irá desenvolver as raízes ficará com falta de raízes

Se uma planta sofre podas agressivas em seu sistema radicular, isto causará um desequilíbrio no balanço hormonal, principalmente auxina vs. citocinina, e a planta irá realocar todos seus fotoassimilados para a produção de raízes, uma vez que terá muito mais auxinas em seu organismo. Este gasto de fotoassimilados, com baixa quantidade de capilares e grande quantidade de folhas, pode mesmo levar a planta à morte, mas principalmente nas estações mais quentes e secas, pois ela irá evapotranspirar muita água e não conseguirá repô-la. É por isto que muitos horticultores realizam podas concomitantes entre a parte aérea e a parte subterrânea.

Bom, mas neste caso não se aplica, uma vez que estamos numa estação fria e muito úmida aqui no RS, o Acer em questão é uma planta decídua e sazonal, ela perde suas folhas no inverno e entra em "dormência", o que significa que ela pode sofrer transplantes e inclusive podas nas raízes, porque ela está sem folhas e não irá perder água para o ambiente, portanto, sem stress hídrico! Uma planta que não sofreu intervenções recentemente pode muito bem aguentar o dano mecânico sem morrer, porque ela tem suas reservas.

Isto imaginando uma poda de raízes, se o caso for transplante, menos risco ainda, é justamente esta a melhor época para plantio de árvores, aqui na minha cidade eu promovi o plantio de 650 mudas nos passeis públicos só nos últimos dois meses. Todas as mudas tiveram seu torrão quebrado, para liberar as raízes, da mesma forma como é feito com os bonsai, e nenhuma das mudas morreu, 650 mudas de diversas espécies!

Aqui no RS é cultural, meses sem R, são meses de plantio, transplante e podas, ou seja, Maio, Junho, Julho e Agosto. É a época do ano que todos estão transplantando cítricas, roseiras, parreiras, pereiras e pessegueiros.

Citação:
Fonte é qualquer material que é encontrado na internet, qualquer blog e site de bonsai tem a parte que fala das plantas


Conselho, muda tua forma de pensar, a internet é um mar de porcarias, eu costumo ler cada bobagem quando se trata de horticultura que chego estremecer na cadeira.

Se você gosta do assunto, busque livros e textos técnicos a respeito, o conhecimento de anatomia, histologia e fisiologia vegetais são fundamentais. É o que eu geralmente percebo nos encontros de bonsai, ninguém tem estudo aprofundado da teoria, apenas a "experiencia" como mencionaste.

Te indico dois livros ótimos para aprofundar teus conhecimentos:
Fisiologia Vegetal, do Kerbauy.
Biologia Vegetal, do Raven.

É estudando que se sai do achismo!
Abraços.
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Seph1903
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MensagemEnviada: Qua Jul 03, 2013 12:18 am    Assunto: Responder com citação

Boa noite pessoal!

Acho muito pertinente a troca de conhecimentos, teorias e técnicas.
Acho que estamos levando numa boa, certo?
Então...olha só. O porquê de ter gerado essa dúvida:
Faz um tempo já, tenho lido sobre a planta, tanto que fiz diversas estacas de um tipo de acer,
que colhi na praça da minha cidade natal.
As estacas foram feitas no meio da primavera, com hormônio e na areia.
Apenas uma sobreviveu, devido, acho ao excesso de água e pela dificuldade que a própria planta traz.
Muito li, até no próprio fórum, que a melhor época seria no inverno para plantas em estado de muda, devido à hibernação da planta.
Inclusive estou fazendo alguns testes de germinação de sementes dela, que é deveras, difícil.
Com água morna 38° (48h), ácido giberélico, e estratificação fria (4°) durante 60, 90 e até 120 dias, conforme a espécie.
Eu poderia ter feito essa germinação ao ar livre devido ao frio mas optei pela geladeira.

O porquê dessa longa explicação:
tempos atrás tirando umas dicas do nosso amigo Elio Secchi, chegamos a conclusão real de que, aqui no sul,
o lance de esperar a primavera para algumas espécies nem sempre será em setembro.
A primavera das plantas no RS começa antes, basta observar as plantas que começam a pipocar brotações mais cedo.
Então, para transplantes de estacas com raízes recém emitidas a época correta seria,
realmente o fim do inverno (20 de agosto, no calendário das plantas).
O mesmo seria para tirar as sementes da geladeira, o que simula o término do inverno.

Mas nesse caso específico, eu estaria somente tirando a planta do saco plástico preto, que deve ter uns 350ml.
Não há informação de quanto tempo ele está nesse substrato, que eu acho muito argiloso.
Não tenho intenção de podar raízes mas acho que a planta pede mais espaço para crescer e seu substrato seja mais drenante.
Normalmente a primeira troca eu faço trocando apenas 30% do torrão
e colocando a planta em vaso maior e melhor substrato, mais condizente com o tipo de planta.

Dentro desse pressuposto, estamos à cerca de dois meses da primavera das plantas
e como o metabolismo dela está reduzido, por receber menos luz, podemos
entender que a planta JÁ TEM energia interna suficiente para passar pelo inverno e brotar na primavera.
Então esse período do transplante seria, na minha opinião, mais uma adaptação ao novo substrato.
No fim desse tempo ela já estaria adaptada e emitindo novas folhas em vez de gastar um novo tempo com a adaptação.

Eu tenho lido alguns livros onde aprendi a fazer um plantio de estacas de acer.
Embora seja para utilização no hemisfério norte e de estacas, muito pode ser adaptado para o hemisfério sul,
convertendo as datas acaba batendo com essa época...
Eu tenho buscado muitos artigos científicos a respeito pela net, encontrei de muitas espécies.
Mas para mudas já estabelecidas há uma certa carência...

O ponto de vista de ambos é essencial para a tomada de decisão. Serviu pra clarear alguns pontos.
Estou vendo para conseguir outra muda. Então é possível que eu faça agora e deixe a segunda para mais tarde.
Poderei comparar e compartilhar. Não creio em perdas significativas em nenhum dos casos, uma vez que as mudas possuem apenas um metro de altura e espessura inicial de uma caneta bic.

Acho que é por aí...
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"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
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Thomas Eckert
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MensagemEnviada: Qua Jul 03, 2013 8:42 am    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, não estou levando pro lado pessoal mesmo.

Olha, realmente internet é repleta de mentiras, mas vale lembrar que aqui no brasil o clima é diferente do originário da planta, o Ulmus por exemplo que é uma planta que gosto muito de trabalhar, o meu começou a brotar essa semana, ou seja, início do inverno, e esta vindo com força, isso não seria possível no país de origem, meu acer palmatum e buergerianum ainda não.

Quanto a sua explicação sobre as raízes foi muito boa, achei interessante ler e não sabia essas coisas, só acho estranho que todos os lugares falam a mesma coisa sobre a atividade das plantas e nenhum corrige.

Como ja disse antes, aqui no brasil, o desrespeito ao período de atividade das plantas não as mata por termos um clima que pouco sofre variação de temperaturas, afinal os países de origem das plantas varia de +40 até -30 em alguns casos, são quase 100º de variação, aqui variamos de +40 até 0, ou seja, menos da metade, as plantas ficam meio confusas mesmo como é o caso do meu Ulmus que foi replantado em Janeiro por falta de opção melhor.

O que tenho lido é que, a melhor época é final do inverno, antes da brotação, pois a planta estará sem folhas como você mesmo disse ela deve estar sem folhas. Só fiquei na dúvida, plantas tropicais nunca perdem as folhas, e como será o transplante dessas plantas ja que não se pode transplantar com folhas?

Abraço.
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Arzivenko
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MensagemEnviada: Qua Jul 03, 2013 10:36 am    Assunto: Responder com citação

Thomas Eckert a planta possui um sistema próprio de defesa para estes casos, chama-se abcisão folhar, ou seja, a planta perde suas folhas para se prevenir contra o stress hídrico, sem folhas, sem perda de água!
É normal a planta perder algumas, ou mesmo todas as folhas, depois de um transplante, mas isto não significa necessariamente que a planta vai morrer, é normal também que ela passe alguns meses se estabelecendo no novo substrato até que rebrote plenamente.

Outra opção é a desfolha parcial antes de um transplante, ou mesmo o que citei anteriormente:

Citação:
É por isto que muitos horticultores realizam podas concomitantes entre a parte aérea e a parte subterrânea.


Mas isto não é uma regra, outros horticultores preferem que a planta perca suas folhas de forma natural contra o stress hídrico, pois a abcisão folhar implica na realocação dos fotoassimilados da folha de volta para os ramos, é o que ocorre naturalmente em plantas decíduas, elas realocam seus nutrientes de volta para os tecidos lenhosos como forma de se prevenir contra o frio.
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Elio
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MensagemEnviada: Qua Jul 03, 2013 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Em caso de transplante de bonsai, onde vc não queira correr o risco de perder um galho, é essencial fazer uma desfolha parcial. Porque? Porque como o Arzivenko citou, após o transplante ( com poda de raízes) a planta quer recuperar o equilíbrio e com isso, para compensar perda de raízes, ela desloca uma enzima para o pecíolo das folhas, causando a abcisão foliar.
Isso pode causar a morte de um determinado galho, fino mas importante para a estrutura do teu bonsai "pronto".
Daí então a necessidade da desfolha parcial equilibrando a relação raízes/parte aérea.

abraço
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LUIZ ARTHUR
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MensagemEnviada: Qua Jul 03, 2013 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Ola,

Realmente o tema transplante e de certa forma polemico, principalmente nas caducifolias. A informacao que o Thomas cita do transplante em final do inverno ou inicio da primavera e amplamente informada na internet inclusive em sites de muito respeito em se falando de bonsai acer. Quanto ao clima de a primavera comecar antes e desequilibrio ecologico e efeito estufa o qual gera dias de calor fora da estacao correta. Veja como o clima e interessante o Thomas tem um Ulmus brotando nesta epoca, em Sao Paulo e eu tenho um que acabou de perder todas as folhas esta so galhos e a brotacao vai demorar porque as gemas estao bem pequenas aqui no Parana. Aqui em Guarapuava estamos em periodo chuvoso e de frio, choveu muito, acabei tendo de recolher os bonsai para nao ficarem so na umidade. Hidata o mestre fala que e preciso 10 anos observando o clima onde voce mora para conhecer as peculiaridades. Nada como um forum democratico onde podemos efetuar nossas observacoes e trocar experiencias.

Abraco Amigos
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A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

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Thomas Eckert
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MensagemEnviada: Sex Jul 05, 2013 8:20 am    Assunto: Responder com citação

Então Arzivenko, eu tenho uma pitanga e uma jabuticabeira que pretendo estilizar esse ano, vou fazer poda radical de todos os galhos e poda radical na raiz também, então devo fazer no inverno? Poda de raiz e galhos juntos?

Eu ia só podar os galhos sem mexer nas raízes pra ter uma resposta mais rápida já que a planta permaneceria com a mesma quantidade de raízes e portanto concentraria suas forças na copa.

Abraço
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Seph1903
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MensagemEnviada: Ter Jul 09, 2013 8:45 am    Assunto: Responder com citação

A pitanga é uma planta semi-caduca, nativa brasileira...
ao meu ver são plantas diferentes...o mesmo eu acho sobre a jabuticaba...

Não sei não... mas acho que o lance da poda radical, no inverno,
aproveitando a redução do metabolismo da planta, seria com relação ao acer...
embora eu não tenha comentado que iria podar radicalmente
e sim apenas colocá-la em outro recipiente com mais espaço e bom substrato...
não acho que isso deva causar alto nível de stressa na planta.
Apenas dar tempo a ela para, na primavera começar com todo o gás...
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