FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com minha primeira jabuticaba
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
maga_andreati

MensagemEnviada: Seg Jul 08, 2013 9:42 pm    Assunto: Ajuda com minha primeira jabuticaba Responder com citação

bom, galera, minha primeira tentativa com jabu em bonsai. como sempre, encontrei muita informação cruzada. em geral, vi que toda intervenção deve ser feita bem no final do inverno ou no começo da primavera (no calendário) ou seja, lá pra setembro. isso inclui aramação, transplante e poda, está correto?

nessa planta especificamente, não quero engordar muito o tronco, quero uma árvore mais esbelta, alta e magra. parecida com a jabu que tenho plantada no quintal. quero melhorar bem o nebari e dar conicidade, principalmente na primeira parte do tronco, então to pensando em fazer a técnica de colocar uma placa de madeira embaixo da planta, ela aceita bem? qual a melhor época pra isso? (matéria aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23532 )

devo mexer só no nebari ou dá pra trabalhar a parte aérea junto?

segue as fotos, já abaixei um pouco esses primeiros galhos pq eles estavam muito pra cima e não ia dar pra ver nada na foto do jeito que eles estavam rs

agradeço dicas sobre o que fazer com ela

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 09, 2013 11:28 am    Assunto: Responder com citação

E ae fera, blz!?

Como não se tem uma visualização completa da situação por ser foto, vou dar meu ponto de vista, baseado nos seus objetivos...

Abaixo, os dois traços vermelhos sinalizam onde eu cortaria, o mais alto por estar na frente da suposta frente da planta, o mais baixo por não me agradar da posição e a quantidade de galhos baixos e finos que a planta apresenta.
O triângulo representa a parte da planta que terá que ser aramada e podada constantemente.
Em azul os galhos mais baixos e finos que eu deixaria crescer livremente. Para que engrossem e puxem o diâmetro da base. Associado ao controle de crescimento apical, estes galhos que crescerem livremente, se desenvolverão mais rápido.
A base de madeira embaixo do nebari é muito eficaz, desde que bem presa a árvore.
A época para podar e aramar é agora...raíz, melhor mais pra frente...

A primeira impressão é essa, pode ser que depois de alguma coisa feita, vç poste novas fotos e a perspectiva mude...legal sua Jabu! té mais!
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 04, 2013 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

o Marco como sempre dando ótimas dicas e se vc conseguir visualizar como ele falou, vai ficar uma plantaa espetacular.. Sucesso!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: