|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qui Jul 11, 2013 7:20 pm Assunto: Limoeiro que estava abandonado |
|
|
Pessoal,
Ganhei este limoeiro de presente (depois de ter ficado horas só arrodiando ele e de tê-lo pedido ao meu sogro!).
O fato é que o crescimento desta planta estacionou exatamente como os senhores a enxergam agora. A captura da planta ocorreu dia 30/06/2013. Ela estava no quintal, plantada na terra, mas havia um problema que eu percebi quando fui mexer na terra perto do nebari, quando ainda estava plantada no chão: um formigueiro nas raízes. Meu sogro, homem que sempre trabalhou com plantas, já tinha um formicida bem leve prá poder aplicar. De fato matou tudo. Voltei na casa dele umas vezes e sempre mexi nessa planta, porém nunca mais encontrei as formigas lá. Mas nesta minha última visita eu não queria ir embora sem levar junto o limoeiro prá poder cuidar melhor!!!
Percebi também que a planta nem morria, nem ia prá frente. E até onde li os tópicos dos amigos mais experientes, pareceu prá mim que o limoeiro não tem crescimento tão vagaroso assim.
Bem, não tirei totalmente a argila das raízes, apesar de eu ter podado as pivotantes e mexido bem no torrão prá garantir que não ia trazer formiga junto. Plantei de forma provisória num pote de água mineral de 5 litros que eu furei no fundo. Fiz o substrato com um pouquinho da argila que veio junto e o restante inventei uma mistura de bastante areia com um pouco de vermiculita, que era o que eu tinha no momento, e argila compactada no fundo, pro substrato não entupir os buracos no fundo. Ficou razoavelmente drenante. Espalhei ou tentei espalhar as raízes o mais radialmente que pude. As fotos seguem abaixo.
Possível frente:
Lado 1:
Atrás:
Lado 2:
Copa:
Detalhe do nebari, bem curioso, pois me parece como se a planta estivesse "sentada com os joelhos dobrados":
Outro lado do nebari:
Aguardo sugestões sobre o melhor jeito de conduzir este limoeiro, a fim de poder em breve fazer algumas caipirinhas prá retribuir o sogrão que me presenteou com a planta! Projeções, desenhos, rabiscos ou qualquer dica, tudo será muito bem vindo!
Obrigado gente! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 8:28 am Assunto: |
|
|
Pela coloração, está com fome sua planta. Os cítrus pra manter saudável em vaso, principalmente pequeno, temos que podar raízes 2 vezes no ano, no mínimo 1 x no ano, isso pelo crescimento acelerado da cabeleira e requer um controle de adubação bem disciplinado, sob pena dela consumir tudo da terra em pouco tempo. São plantas difíceis de condução, devido a atenção em demasia que requerem. O solo deve ser ácido, com pouca matéria inorgânica. Vasos e/ou bacias largas são melhores que altos e estreitos. Eu preparo torta de mamona, farinha de ossos, cinza de madeira e forth plantio na composição de um adubo que elas adoram...tem adubado ela? essa informação é complementada com o quê? quantidade? frequência? Quanto a condução, o melhor é primeiramente fazer com que fique saudável pra poder responder com qualquer procedimento que envolva agressão... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 9:23 am Assunto: |
|
|
Marco,
Primeiramente obrigado por responder meu post com toda esta informação.
Bem, como eu peguei esta planta há exatos 12 dias, movi ela prá esse baldinho improvisado com bastante areia e um pouco de argila no torrão, podando apenas as pivotantes (que me levaram um pouquinho das raízes mais capilares junto, mas nada tão sério). Optei por compor o substrato com material mais drenante, pois me pareceu que ela estava sufocada na terra onde ela estava plantada até então. Não sei se acertei ou errei neste meu "achismo", mas pelo que você me disse, acho que errei! Não estou adubando, pois recém transplantei ela e ainda estamos no inverno. O que fiz, no ato do transplante, foi regar com Tiamina e 5 dias depois fiz uma solução com Superthrive (cerca de 1 ml por litro de água) para tentar estimular o crescimento das raízes e talvez dar uma revigorada na planta. De novo, não sei se fiz certo ou errado, mas tá feito! Tenho TM e FO, mas ainda não apliquei. Estou dando um tempo prá planta, e de olho na época do ano também. Por outro lado, sei que areia não alimenta planta nenhuma, por isso estou num dilema danado! Por isso, gostaria da opinião de amigos mais experientes no assunto, e já agradeço antecipadamente por tomarem parte do meu caso! Obrigado! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 12:20 pm Assunto: |
|
|
Beleza então, trocou ela a pouco, descanso pra ela, quanto a adubação, ela vai precisar de um tempo mesmo antes de iniciar, o supertrhive...ótimo! Estimulará todas funções da planta, sendo benéfico depois quando iniciar a adubação. Ficar na areia provisoriamente não tem problema, principalmente agora de recém feito o plantio, supertrhive, depois torta de mamona, isso tudo da uma erguida. O problema é quando estiver com o sistema alimentador a 1000 e deixamos de adubar ou transplantar...é por ae meu velho!!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 1:51 pm Assunto: |
|
|
Blza então Marco, valeu!
Joguei agora na hora do almoço uma fina camada de uma terrinha preta que eu tinha lá em casa, só prá não ficar tão sem nutrientes assim. Na rega, ela já deu uma escorrida ali prá baixo, perto das raízes.
Dá prá fazer uns pelets de FO+TM e colocar prá fazer liberação lenta depois do inverno, ou melhor espalhar o pó mesmo por cima do substrato? Outra coisa: desfolha agora no começo da primavera já daria prá fazer? Ou a planta ainda precisa de mais tempo pro sistema radicular se recompor?
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 2:20 pm Assunto: |
|
|
já fiz os peletz e não curti os resultados, particularmente misturo na terra, sempre pelas bordas do vaso, o mais longe possível do tronco.
Não desfolharia ela agora, deixaria pra fevereiro, forçando uma segunda brotação, como uma segunda primavera. Também precisa-se saber o que busca-se com a desfolha...
Acho que vç deveria pensar na estrutura principal primeiro, depois em ramificação e desfolha. Uma coisa interessante em se fazer primeiro seria colocar num local com mais espaço, deixar crescer livre por 1 ano e neste tempo ir nutrindo bem ela, para depois escolher a altura e podar drasticamente, começando a estrutura, da brotação nova que surgirá em pontos diversos. Quando a planta não oferece boas opções de início, buscamos as opções, criamos opções. E na sua situação, precisa ser criado estas opções, é como se fosse o primeiro passo dado. A planta cresce, se desenvolve, nutrimos ela, depois podamos, ela brota, escolhemos os brotos, retiramos o que não nos servem e a partir de então damos o segundo passo... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jul 12, 2013 2:23 pm Assunto: |
|
|
Simba, em particular gosto muito das dicas do Marcos, e a principal ao meu ver é que o recipiente não é edequado a planta, vc poderia tentar cortar esta garrafa com cuidado e coloca-la em uma bacia grande, bem perfurada no fundo e nas laterais, podendo usar o substrato com base em areia grossa de construção, sem colocar carvão na composição, pois a planta prefere o solo acido, ruduziria a altura dela, pois no momento ele podera não ter força para mandar nutrientes ate a parte mais alta.
Atenciosamente. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Dom Jul 21, 2013 11:46 am Assunto: |
|
|
Considere também que agora no inverno a planta estaciona o crescimento, como também foi replantada a pouco, precisa de um tempo para reagir, provavelmente na primavera...portanto não queira que antes dos 40 dias ele te responda...tenha paciência, sombra e água fresca para ela. boa sorte. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 21, 2013 6:44 pm Assunto: |
|
|
Blza rapaziada, vou moer tijolo e misturar uma areia prá colocar numa bacia mais furada e deixar a planta um tempo se recuperando. Tenho um recipiente retangular, da 2x na largura e 3x no comprimento em relação a esta garrafa onde a planta está no momento. A vantagem é que este recipiente já vem todo furado. A pergunta é, como vou colocar na areia e ela não tem nutriente nenhum, posso dar uma adubadinha bem de leve, mesmo sendo inverno? Só prá planta ter do que se alimentar enquanto se recupera, pensei em uma adubação química com baixa concentração, durante a rega, 1x na semana, o que acham? |
|
|
 |
Claudio Soares II 1.o PASSO

Registrado: 19/03/12 Mensagens: 168 Localização: Caxias do sul-RS
|
Enviada: Seg Jul 22, 2013 9:00 am Assunto: |
|
|
Não aconselho adubar até que ela se recupere, mesmo a areia pura já contém, embora pouco, algum micronutriente contido, mesmo planta saudável não se aconselha adubar no inverno, no seu caso, adubo agora será mais prejudicial que benéfico pois ela não terá como absorver de forma a otimizar pq está em estado de latência. Paciência amigo. _________________ QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|