Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Sáb Out 15, 2011 5:03 pm Assunto: Ficus Microcarpa- Ajuda por favor |
|
|
Caros amigos, ontem em uma visita em um viveiro aqui da região encontrei esse ficus, jogado pelos cantos, e quando o dono me disse o preço, R$8,00 não resisti e trouxe.... chegando em casa, q fui perceber alguns probleminhas, o primeiro é um início de brotação que não foi adiante e formou um "calo" na parte bem baixa do tronco, onde exatamente pensei em ser a frente do bonsai (destacado de vermelho) e o segundo é a falta de raízes na parte de trás da planta. Bom, pelo preço que paguei não posso reclamar de nada e preciso da ajuda dos amigos pra tentar resolver a situação. O estilo pretendido é o Hokidachi, após a alpoquia que pretendo fazer também no local indicado. Desde já agradeço
 |
|
|
 |
Pozzana

Registrado: 08/11/09 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Out 15, 2011 5:48 pm Assunto: |
|
|
Pechincha!
Vou acompanhar... |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Dom Out 16, 2011 9:50 pm Assunto: Olá Vinícius. |
|
|
Não sei se seria o mais correto, mas eu faria outro alporque mais próximo ao "calo", não tão próximo, citado por você (ou seja, vc teria 3 e não 2 plantas), com mais este alporque próximo ao calo, você poderia aproveitá-lo e fazer um uro no local.
Boa sorte!! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 17, 2011 6:23 pm Assunto: |
|
|
Ok Green, é uma ótima ideia, estive pensando se não há um modo de estimular o enraizamento aéreo, que já ocorre naturalmente nos ficus, e assim tapar esse calo. Alguém sabe se é possível fazer essa estimulação? obrigado! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 20, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
Alguém??vlw |
|
|
 |
Raoni Moraes 2.o PASSO

Registrado: 26/11/09 Idade: 38 Mensagens: 239 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 1:41 pm Assunto: |
|
|
Cara... irei tirar um foto mais tarde para lhe mostrar como eu consegui fazer isso em um retusa!
Basicamente vc pode pegar uma garrafa pet, cortar o gargalo e o fundo, abri-la ao meio e abraçar o tronco depois vc pode colocar carcalho (50% - fino 50%- grosso) isso irá manter uma umidade onde vc quer q as raizes crescam.. pode ajudar.
Aqui na minha planta deu certo!! |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 4:23 pm Assunto: |
|
|
Caro Vinicius,
Concordo com o Raoni. Essa mistura e forma é a que eu conheço para enraizamento, apesar de não ter ficus para tentar fazer. Também arriscaria essa.
Outra coisa: a sua cidade de teixeiras é próximo a Viçosa? Já visitei uma amiga nessa cidade. Estamos montando um grupo de bonsai na Zona da Mata, se interessar nos procure no orkut, facebook e blog.
Bonsai Clube de Juiz de Fora.
Abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 20, 2011 4:38 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Raoni e Bruno, vou fazer e depois posto pra vcs verem. Bruno, minha cidade é colada em Viçosa, 13 Km, e é claro que me interesso nesse grupo de bonsai da Zona da Mata, vou procura-los no orkut e face... abraço |
|
|
 |
Raoni Moraes 2.o PASSO

Registrado: 26/11/09 Idade: 38 Mensagens: 239 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 5:16 pm Assunto: Vinícius |
|
|
By moraesleite at 2011-10-20
By moraesleite at 2011-10-20
PERCEBA COMO TEM RAIZES BEM NOVINHAS E RAIZES JA MAIS DESENVOLVIDAS!!
VC PODE USAR UMA GARRAFA PET DE 3L (CocaCola) e para ajudar na retenção de umidade pode usar musgo na parte de cima e na parte de baixo, como se fosse uma tampa e um fundo!
POSTE AI SEU TRABALHO!! |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 14, 2013 12:41 am Assunto: |
|
|
Quase 2 anos se passaram e esse fícus permanece sem nenhum progresso. Acabei não fazendo os alporques e sim apenas uma poda pra eliminar a bifurcação. É uma cobaia mesmo, tentei retirar o "calo" escavando pra tentar uma melhor cicatrização e ficou horrível, a poda não foi protegida adequadamente e quase a metade do tronco apodreceu. Fiz sucessivas podas na parte alta pra tentar estimular as brotações mais baixas e nada. Estou quase desistindo dele, pensei como última alternativa fazer um corte logo abaixo da parte podre, onde poderei escavar um pouco o tronco pra disfarçar a cicatriz do corte e do calo. O que acham? no caso desse possível corte, ele pode ser realizado agora em julho? obrigado!!
Corte pretendido
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 14, 2013 7:42 pm Assunto: |
|
|
ninguem? |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 19, 2013 10:57 pm Assunto: |
|
|
Realmente está alta, vou esperar até o mês q vem e cortar na parte indicada, aí é torcer pra ela rebrotar e ver se dar pra fazer algo aproveitável |
|
|
 |
|