FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Polinização de flores
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Richard

MensagemEnviada: Ter Jul 16, 2013 11:30 pm    Assunto: Polinização de flores Responder com citação

Colegas, tudo bem?

Tenho uma dúvida quanto à polinização "manual" de árvores, mais especificamente de romãs (para variar). Em meu bonsai, nem todas as flores se transformam em frutos propriamente ditos. No único site que encontrei em língua portuguesa, foi dito que podemos esfregar o cotonete no interior de uma flor e, depois, esfregar em outra de uma mesma árvore, autopolinizando-a. Isso procede? Curiosidade: há uma romanzeira super florida perto de casa. Posso colher o pólen dela e polinizar meu bonsai?

Acho que isso daria um bom tópico no fórum, não acho a informação em mais nenhum lugar.

Desde já, agradeço. Grande abraço,

Richard.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 17, 2013 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Richard as flores da romã são hermafroditas (monoicas), ou seja tem os dois sexos na mesma flor. Assim pode ser feita a polinização manual, inclusive na mesma flor. Muitas vezes ou na maioria delas a falta ou reduzido número do inseto polinizador de determinada espécie é que faz com que poucas flores acabem sendo polinizados.
Agora, o que ocorre com a sua romanzeira, é o que ocorre com todas as demais: ela simplesmente não tem como aguentar transformar todas as flores em frutos. Daí num instinto de auto-proteção ela acaba "abortando' a maioria das flores. Aliás em bonsai um grande número de frutos levaria inevitavelmente à morte da planta por exaustão. Inclusive é muito importante quando um bonsai vier a frutificar ter certo discernimento em saber quantos frutos ele vai suportar, na maioria das vezes não mais que um ou dois. A polinização manual, com cotonete se faz recolhendo o pólen nas anteras e colocando no estigma...
Espero ter ajudado aí.... ao menos um começo para o amigo pesquisar mais fundo rsrssrsrs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Richard

MensagemEnviada: Qui Jul 18, 2013 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pela pronta resposta que, aliás, foi muito esclarecedora. De fato, parece que polinizar todas as flores da romã sobrecarregaria o bonsai. Tentarei fazer isso com muita cautela ou deixar nas mãos da natureza mesmo, ela sabe o que faz.

Grande abraço,

Richard.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: