Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 16, 2011 7:27 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, fiz uma mistura aqui de 2:1 de torta de mamona e farinha de osso, respectivamente. Adicionei um pouco de fertilizante para bonsai (Imagem) e inseticida. Mas depois de 1 semana em sombra e coberto com pano a mistura começou a apresentar mofo. O mofo prejudica a planta? Em breve postarei fotos de como ficaram, mas a coloração do mofo é um branco puxado para creme. Espero que dê para entender... Toda ajuda é bem vinda!
Obrigado.
 |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Set 19, 2011 10:07 am Assunto: |
|
|
Well.... água + sombra + matéria orgânica + temperatura ideal + proteção do vento = ambiente ideal para fungos! Tudo isso deve estar fermentando, mas é melhor na bacia que no vaso do bonsai, correto?
Depois que secar, molha novamente, forçando uma segunda fermentação, que quando secar, provavelmente não vai ter mais fungos.
Este é um dos problemas de utilizar adubação orgânica...
Abraços |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 19, 2011 12:25 pm Assunto: |
|
|
prumodeq, valeu!
nesse caso, quando molhar, tenho que tirar o fungo existente né? e esperar mais quanto tempo? 30 dias de novo?
Na verdade numa outra vez, eu fiz do mesmo jeito, mas não tinha colocado o fertilizante apropriado para bonsai. Tinha feito só a farinha de osso e torta de mamona, coloquei no mesmo local que está hoje, com a mesma bacia, etc... o mesmo de tudo. A diferença foi esse fertilizante. Creio que ele tenha possibilitado a aparição dos fungos. Ou então da outra vez foi sorte minha em não ter aparecido!
Abraços |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 16, 2011 10:59 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, sei que todos já estão carecas de saber disso, MAS, eu gostaria de falar uma coisa:
Nunca pensei o que essa mistura poderia fazer para a planta. Como a planta responde bem e se mostra saudável e com força. Geração constante de folhas, crescimento acelerado, coloração forte nas folhas, etc. Realmente fiquei surpreso com a potência desse adubo - haja vista que eu sou leigo no assunto e que estou começando agora. Gostaria de agradecer aos amigos do fórum pelas dicas com relação a tudo e principalmente com esses suplementos, que tanto auxiliam as plantas! Eu estou bastante feliz com o desenvolvimento das minhas plantas e continuo surpreso com a capacidade deste adubo.
Bom, era mais ou menos isso, mas ainda não coloquei toda a emoção nesse texto... ehehehehehe
enfim, espero que isso possa contribuir aos amigos que assim como eu, estão começando agora. Percam o medo, mas trabalhem com cautela nas suas plantas, até porque são seres vivos!
Muita paz e abraços |
|
|
 |
samerali
Registrado: 03/10/11 Idade: 42 Mensagens: 35 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 12:44 am Assunto: |
|
|
uma pequena contribuição pro topico s valores da TM e da TA ...
TORTA DE MAMONA:
N = 5 - 6 %
P = 2 %
K = 1 %
TORTA DE ALGODÃO
N = 5 - 7 %
p = 1 - 3 %
k = 1 - 2 %
são parecidos mais não iguais ...a desvantagem eh que como torta de algodão eh usada na engorda de animais ela eh mais cara que a torta de mamona que não tem função na pecuaria ...outra coisa eh que a torta de mamona em uma condição de boa decomposição em no maximo 10 dias perde a toxidade .. entaum se preparar as pastilhas e mantelas umidas por cerca de 30 dias a toxidade se vai (30 dias pq tem que existir a colonização pelas bacterias fungos e td isso antes de começar a ser degradada a parte intoxicante da TM) e TA tb tem propriedades toxicas porem em menor quantidade ,ela passa por um tratamento para ser usada na alimentação animal ,ou é produzida sem as sementes do algodão que são as responsaveis pela liberação um liquido amarelo considerado de media toxidade . |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Abr 03, 2012 7:04 pm Assunto: |
|
|
Fiz meus pelets acrescentando além da TM+FO, o adubo que o amigo AguiaR comentou... até agora nao notei muita diferença não.. será q é porque é outono???
eu só deixo a pastilha no substrato, depois de 3 semanas de uso nao me parece que ela se desfaz qdo eu rego... esfarelei um pouco com a mao para ver se é esse o problema...
estou com um pote cheio de pelets.. rs acho q da pro resto da vida.. kkk |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sáb Jul 27, 2013 11:40 am Assunto: |
|
|
opa amigos, estou com TM+FO aqui em casa. vou fazer esta receita que a maioria aqui adotou como umas das melhores, ou pelomenos é oq mais vejo o pessoal usar. estava lendo uma tópico sobre adubação e li tbm sobre um produto químico vendido para plantas de aquário chamado (laterita) q não sua composição tem Ferro-(Fe) q ajudaria a planta com falta do mesmo... fiz esse comentário pôs comprei duas jabuticabeiras, a 1ª com tons de um verde bem puxado para o amarelado, já na 2ª, a planta esta com folhas verde intenso. aos mais experientes, gostaria de saber se meu raciocínio procede? quando comprei esse primeira jabuticabeira, o vendedor acabou deixando escapar q uma outra tinha morrido, sabe-se lá porque...não achei o aspecto muito legal da jabuticabeira . mas pelo preço, achei q seria uma boa aquisição. espero q minhas perguntas tenham pertinência. brigado a todos. logo postarei uma foto aqui para o pessoal poder me da uma dica, vlw |
|
|
 |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Ago 05, 2013 11:10 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Ressuscitando o tópico, antes eu usava húmus, mas ultimamente tenho utilizado um misto de farinha de osso e torta de mamona da Vitaplan. Vendo a composição, no entanto, notei que falta potássio (K), um dos três macronutrientes fundamentais para a planta. Quer dizer que é insuficiente usar apenas osso e mamona? _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 2:51 pm Assunto: |
|
|
Richard, o ideal é que se coloque um poucos de cinzas de madeira (Potássio)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 7:22 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Elio!
Carvão vegetal substitui as cinzas de madeira? _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Editado pela última vez por Richard em Qua Ago 07, 2013 10:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 7:30 pm Assunto: |
|
|
Richard escreveu: | Obrigado, Elio!
Carvão digital substitui as cinzas de madeira? |
Não, Richard! Tem que ser cinzas mesmo! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 10:02 pm Assunto: |
|
|
Certo! Providenciarei cinzas de madeira e armazenarei um pouco. Obrigado, Elio! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 10:03 pm Assunto: |
|
|
Er... olha só, postei a mensagem pelo tablet e, no lugar de carvão vegetal, escrevi carvão digital. Esse mundo da tecnologia às vezes prega peças. _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 08, 2013 9:41 pm Assunto: |
|
|
é sempre bom ressuscitar um tópico, pois sempre tem novas pessoas entrando no MUNDO DOS BONSAI, eu mesmo não tinha a mínima ideia de como se fertilizava uma planta, apenas colocava ao redor do vaso a FO+TM e não tinha conhecimento da falta do K, essa ressuscitação foi de grande valia pra mim... Agradeço a todo que contribuiram para formar um tópico assim....vê a alegria e entusiasmo de todos devido aos resultados obtidos, pra mim foi fenomenal!!!
OBRIGADO MESMO!!! |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qui Ago 08, 2013 9:52 pm Assunto: |
|
|
Pois é, pra mim também foi fundamental. Nunca tinha desconfiado da carência de potássio antes. _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
|