FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia em pinheiro vermelho
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/10/09
Idade: 46
Mensagens: 155
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qua Jul 31, 2013 8:18 am    Assunto: Alporquia em pinheiro vermelho Responder com citação

Bom dia pessoal,

já vi algumas coisas sobre alporquia em pinheiros. Más gostaria de levantar esse tópico novamente.

tenho um pv que está na mamadeira, más evolui muito bem ao ponto de eu já planejar o rumo que quero seguir com a planta.

Más o fato é que não quero perder a parte de cima que irei cortar e consequentemente iria também descartar.


Gostaria de ter a opinião de pessoas que realmente conseguiram resultados com a alporquia em pinheiros.

Procedimento que seguiu, tempo e método para conseguir.

Falo em método, pois já vi uma pessoa relatando que fez a alporquia mas com um pequeno vaso partido e nao com o plástico amarrado nas duas pontas formando um "bombom" de substrato.

A posição que terei que fazer a alporquia é inclinada e irá comprometer a técnica com o vaso cortado.

Obrigado a todos.
_________________
Att,

Renato Laureano / BH
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Jul 31, 2013 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Renato, no livro do Mário Leal sobre a vida e técnicas do mestre Hidaka, há uma citação sobre a alporquia em pinheiro negro. Isso vale também para o pinheiro vermelho dada a semelhança entre os dois.
você pode sim fazer a alporquia. A boa notícia é que o melhor mês para realizar é exatamente agosto. O prazo médio para enraizamento é mais ou menos meio ano. Ele indica fazer com esfagno e certamente o sistema de "'bombom" é o indicado. Retire as agulhas necessárias para a limpeza do local onde fará o alporque. Quando for retirar o alporque não desmanche o esfagno puxando pois vai danificar as raízes e porá tudo a perder. Coloca de molho e balance dentro da água que o esfagno vai se desmanchando...
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
renatolaureano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/10/09
Idade: 46
Mensagens: 155
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qui Ago 01, 2013 8:55 am    Assunto: Responder com citação

Ok Elio.

Vou fazer a tentativa.


Obrigado.
_________________
Att,

Renato Laureano / BH
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edson M. Mori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/06/10
Mensagens: 277
Localização: Campo Grande-MS

MensagemEnviada: Qui Ago 01, 2013 10:41 am    Assunto: Responder com citação

renatolaureano , particularmente não obtive sucesso com a alporque em Pinheiro negro, mas meu caso não pode ser referencia , porque só fiz uma vez. Talvez um dia, volte a tentar novamente.
abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Ago 01, 2013 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Edson, creio que o amigo tocou num ponto importante aí. E aproveito o gancho para responder não a ti que sei tem amplo conhecimento, mas que seja visível a todos que visitam este tópico.
Temos sempre que levar em conta que toda técnica sempre tem um percentual de sucesso. Dependendo da espécie, um percentual maior ou menor. Eu já fiz centenas de alporque em variadas espécies, mas não em pinheiro negro ainda. Mas em todas estes alporques que fiz sempre houve um percentual de enraizamento. Tipo 10 alporques feitos todos no mesmo dia, da mesma forma, na mesma árvore, em galhos semelhantes, etc.. 7 enraizaram e 3 não!!!! Mesmo espécies consideradas fáceis de enraizar, por vezes se torna demorado e até nem enraiza. Por outro lado, espécies consideradas difíceis, ou quase impossíveis como a jabuticabeira por exemplo, já consegui enraizamento, tá certo que demorou um ano e meio...rssrsrs
Porque estou dizendo tudo isso? Porque quando a gente faz apenas um alporque ele pode dar ou não dar certo. E será apenas isso. Isso não significa que não funciona. Estaquia: no ano passado fiz 50 estacas de acer tridente, no mesmo dia, no mesmo canteiro, como o mesmo subtrato, com as mesmas regas, usando o mesmo hormônio enraizador, enfim, tudo igual. Resultado: 22 enraizaram e as restantes não. Claro que com técnicas mais apuradas que na maioria das vezes não estão à mão de nós simples mortais, se conseguem elevar os percentuais de sucesso. Mas sempre será um "percentual de sucesso".
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil