FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Planta traumatizada?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ANDRÉ_F

MensagemEnviada: Qui Ago 01, 2013 12:22 am    Assunto: Planta traumatizada? Responder com citação

Olá amigos...
Tenho uma aceroleira que por no mínimo 1 ano está debilitada e estática. Não cai nem nasce nenhuma folha nova.. ouvi aqui que podemos causar trauma nas plantas em caso de uma intervenção fora de hora. Isso eu comprovei. A dúvida é se há algo que se possa fazer para revitalizar a planta (adubação, poda radical, sei lá)...
Obrigado. Abraços
André
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 01, 2013 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

André tem vários fatores que podem ter ocasionado a parada da planta. Por exemplo se ela foi colocada em local sem incidência de sol. Outro exemplo seria se o substrato está compactado ou completamente tomado de raízes. Ela está sendo levada de cá prá lá a toda hora? Isso faz mal.
Você fala em mais de um ano. Bom daí se a intervenção foi feita a mais de um ano atrás e ela teria entrado na primavera, se não tiver outro problema paralelo não seria a intervenção que estaria fazendo ela ficar parada. Não sabendo a forma, onde e com ela está, fica bem difícil opinar com exatidão. É uma destas plantas compradas em supermercado em bandeja plástica? Ou qual a origem dela? Agora está chegando a boa época de replantio, seria então o momento de retirar ela deste recipiente, retirar a terra compactada, colocar novo substrato e replantar ela.
Abraço
Richard

MensagemEnviada: Qui Ago 01, 2013 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Puxa, eu nem sabia que existia algo assim...

É por isso que as podas radicais são feitas no inverno, ou seja, num período de dormência da árvore?
ANDRÉ_F

MensagemEnviada: Qui Ago 01, 2013 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, Elio
Deixe-me explicar. A planta é uma aceroleira, comprei ela como muda, feita por estaquia, mas não é de mercado não. Tem uns 3 cm de diametro de tronco e alguns galhos finos. Infelizmente não tenho foto dela pois está plantada no chão na casa de meus pais, vou tentar tirar alguma. Isso que eu acho estranho, ela está todo esse tempo no chão, pegando sol razoávelmente, o solo é fértil e ela está do mesmo jeito de quando a plantei. Lembro que tempos antes de fazer o falso transplante para o chão ela teve queda de folhas por aquela doença que as folhas ficam esbranquiçadas, amarelam e caem, tratei com forth cobre e ela parecia recuperada, nao sei se foi isso.
Obrigado pelas respostas,
Fiquem com Deus
André
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: