FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O que a minhoca pode fazer?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 10:15 pm    Assunto: O que a minhoca pode fazer? Responder com citação

Galera estou com essa dúvida, não que meu substrato tenha minhocas, mas ouvi falar aqui pra tomar cuidado pra o mesmo nao ter ovos de minhocas.
pois por algum motivo isso seria ruim.
alguém sabe dizer porque um bicho que gera humus seria ruim? ela come raizes?
aproveitando o topico, tem como se livrar de potenciais inimigos como mosquitos que botam ovos no substrato? isso sim seria horrivel pois eles geram larvas... já aconteceu comigo de ter substrato infestado destas coisas. tive de jogar tudo fora e reenvazar. Laughing
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, josecarlosbarros...

Olha só, vou comentar, ou melhor, comentar algo que vi aqui mesmo no fórum e que achei interessante.
Não sei até onde é verdade, mas há lógica.
O comentário era de que poderíamos ter minhoca em vaso de bonsai.
Note que falei minhoca no singular, não em grande quantidade portanto.
O que acontece: a lógica é que ela seria um "medidor de humidade".
Se regarmos demais, o substrato ficaria encharcado e as minhocas fugiriam.
Agora se a rega fosse bem feita ela apenas sobrevive, criando túneis por onde o ar circularia.
Mas, como disse, não sei até que ponto isso é válido. Wink
Mas achei interessante o ponto de vista do forista...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/10/07
Idade: 43
Mensagens: 248
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Seph1903 escreveu:
Pois é, josecarlosbarros...

Olha só, vou comentar, ou melhor, comentar algo que vi aqui mesmo no fórum e que achei interessante.
Não sei até onde é verdade, mas há lógica.
O comentário era de que poderíamos ter minhoca em vaso de bonsai.
Note que falei minhoca no singular, não em grande quantidade portanto.
O que acontece: a lógica é que ela seria um "medidor de humidade".
Se regarmos demais, o substrato ficaria encharcado e as minhocas fugiriam.
Agora se a rega fosse bem feita ela apenas sobrevive, criando túneis por onde o ar circularia.
Mas, como disse, não sei até que ponto isso é válido. Wink
Mas achei interessante o ponto de vista do forista...

o problema é que minhoca se reproduz e não é facil identificar que minhoca é macho e qual é femea e qual pode estar prenha. Laughing
_________________
José Carlos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá josecarlosbarros, você andou faltando as aulas de biologia? Wink Minhocas são hermafroditas, possuem os dois sexos, qualquer indivíduo é capaz de colocar ovos, mas nenhuma fica "prenha".

Se você não gosta de minhocas, use substratos inorgânicos, como areia grossa ou cacos de tijolo. Normalmente minhocas não causam problema algum às plantas, uma vez que sua dieta é a matéria orgânica em decomposição. Ainda assim, muita gente não gosta delas em seus bonsai, cada um tem sua opinião. Eu particularmente nunca tive problemas, raramente encontro minhocas nos vasos, mas busco sempre equilibrar o substrato e evito usar muita carga orgânica no mesmo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
maga_andreati



Registrado: 05/02/13
Idade: 32
Mensagens: 41
Localização: Jundiaí-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

posso estar enganado, mas acho que o problema é relacionado a compactação. para cavar, a minhoca acaba 'empurrando' a terra... como o volume é pequeno, e as minhocas são bem ativas, com o tempo acaba compactando... também imagino que ocorra separação dos constituintes do substrato... os mais duros e maiores, como pedrisco, acabam indo parar todos no fundo do vaso... mas não tenho certeza, são só coisas que li por aí, mas que nunca vi...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 14, 2013 8:30 am    Assunto: Responder com citação

Particularmente, nunca achei minhocas nos meus pré-bonsais também...
Apenas quando fiz yamadoris, vieram junto.
Depois a gente acaba colocando substrato mais drenante e elas acabam "zarpando" Very Happy
Como disse o Arzivenko tem outras formas de equilibrar o substrato em adubo e umidade...
a técnica é digamos, um pouco lendária...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 14, 2013 11:06 am    Assunto: Responder com citação

O principal temor de minhocas dentro do vaso é o fato delas criarem galerias, formando bolsões de ar dentro do substrato, facilitando a proliferação de fungos, acarretando possíveis doenças, em alguns casos fatais! Eu nunca tive problemas com elas...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Sex Jun 14, 2013 1:24 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa os fungos presentes no solo não são necessariamente os mesmos que causam doenças em plantas. O solo é composto por partículas inorgânicas, água, ar, matéria orgânica e um sem fim de organismos microscópicos como fungos, algas, protozoários, nematoides, bactérias, etc.. O solo é como um pequeno ecossistema, e como tal, quanto maior a biodiversidade, melhor. Os fungos de vida livre, como os de solo, são adaptados para degradar a matéria orgânica. Os fungos parasitas, que atacam vegetais, por exemplo, são adaptados para isto e dificilmente vivem livres no solo. Ainda existem os oportunistas, que atacam o vegetal caso o mesmo se encontra debilitado, mas aí a conversa vai longe. Pra encerrar, eu acredito que é exagerado dizer que minhocas vão matar o bonsai, afinal de contas, nunca vi árvores morrendo pela presença delas no solo. Mas se ainda assim, se não quer minhocas no substrato, diminua a matéria orgânica.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Jose Hereck
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/06/10
Mensagens: 237
Localização: Nova Alvorada do Sul-MS

MensagemEnviada: Sex Jun 14, 2013 4:44 pm    Assunto: minhocas Responder com citação

Pessoal tambem ja fiquei pensativo com relação as minhocas, então em se tratando de prés, eu deixo elas a vontade, ja nas plantas envazadas a coisa muda, pois elas remexem muito o substrato em certos casos levando a materia organica transformada em umus, (coco de minhoca), pra cima do substrato o que acaba ficando feio na apresentação da planta, fora isso é tudo tranquilo.

Agora fiquem esperto com formigas, principalmente se elas se instalarem sob o substrato, ai é encrenca na certa, tirando as cortadeiras as formigas por si só não causam danos as plantas mas as danada formam parcerias com cochonilhas, pulgões e por ai vai....
att.
Marcos Hereck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 15, 2013 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

Infelizmente centenas de fungos podem causar podridão de raízes, a prevenção sempre é o melhor remédio. Tuneis existentes pela presença de minhocas, são favoráveis a proliferação. Algumas medidas preventivas ajudam: solo drenante, alcalino, bem preenchido com hashi, alto do chão(em prateleiras), matéria orgânica de boa procedência.
Na hora de efetuar o plantio vç pode tirar as minhocas, mas isso não é suficiente. Será necessário esterelizar o substrato em forno quente, lembrando que isso atinge tb aqueles seres benéficos ao solo, portanto, particularmente não recomendo.
Manutenção preventiva no caso de presença de minhocas no vaso:
- Trocar a terra, substituindo por uma mais drenante. Facilita o escoamento e diminuindo a matéria orgânica(atrativo principal), reduz as condições ambientais preferidas delas.
É fácil detectar um vaso com minhocas, pequeno montinhos formam tipo uns mini vulcões de excreção e terra, semelhantes aos de alguns tipos de formiga.
O uso de adubos químicos, inibe sua presença no vaso tb.
Eu repito, nunca tive problemas com elas, mas os problemas existem, de forma indireta, mas existem...
Eu já não tenho tempo mais pra tantos cuidados, minhas plantas se criam basicamente com as próprias forças, quem resistir ...viverá!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Jun 16, 2013 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Em alguns vasos maiores de mudas e pré, já encontrei minhocas e, não me preocupo, até porque o húmus é bom para a planta.

Porém, quem não as deseja tem uma maneira facílima de tirá-las todas. Dilua um pouco de detergente na água e regue a planta (substrato). Imediatamente todas sairão à superfície. Aí, é só catá-las. Detalhe: Essa mistura não faz mal à planta.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Bah Élio! Está eu não sabia!
Mas vem cá, isso é dica de bonsaísta ou pescador? hehehe

abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Jun 17, 2013 8:07 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Bah Élio! Está eu não sabia!
Mas vem cá, isso é dica de bonsaísta ou pescador? hehehe

abç




Rsrsrsrsrsrsrs!!!!!!!!!

Marco, descobri essa ao matar formigueiros no meu jardim. Regava com a mistura a minhocada pulava fora!!!

abç
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/04/05
Idade: 59
Mensagens: 197
Localização: Campo Mourão - Paraná

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 9:54 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,
Me chamou a atenção sua experiência. Então essa mistura vc usa para matar formigas? Se sim, existe uma diluição ideal?
Grato
Gilson
_________________
Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Ago 02, 2013 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Gilson Mendes de Góis escreveu:
Olá Elio,
Me chamou a atenção sua experiência. Então essa mistura vc usa para matar formigas? Se sim, existe uma diluição ideal?
Grato
Gilson



Gilson, é no olhômetro mesmo! Digamos 50 ml de detergente por litro de água. Aí é só regar em cima do formigueiro..

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil