|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
VictorAFF
Registrado: 25/06/13 Mensagens: 10 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Ago 05, 2013 1:58 pm Assunto: Pinheiro negro ajuda |
|
|
Prezados colegas, ao fazer comprar em uma determinada rede de supermercados me deparei com este pinheiro negro. Não resisti e comprei.
Contudo, tratando-se da espécie que é estou com um pouco de receio em mexer nele e fazer besteira. Por isso peço a ajuda dos colegas. todas as opiniões serão bem-vindas. Obrigado
Frente:
Frente nebari:
Trás:
Lado:
 |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 05, 2013 2:13 pm Assunto: |
|
|
Velho, eu sou iniciante tb, n possuo nenhuma conifera... mas se eu a tivesse, com este nebari legal, parece está em boa saúde, porém ela vem de supermercado... eu a deixaria descansar um pouco para se recuperar, pois você não sabe as condições que se encontravam.. então deixa ela aí mesmo... vc já deu uma olhada no substrato?? tá drenante?? essa é minha humilde opinião de um iniciante, sem nenhuma experiencia com coniferas... aguarda opinião de mais experientes...
Abraços!!! |
|
|
 |
VictorAFF
|
Enviada: Seg Ago 05, 2013 2:20 pm Assunto: |
|
|
Maket, obrigado por postar sua opinião. O substrato está drenante sim. Ela já está descansando comigo faz um 4 meses. Não sei se é o suficiente para intervir. |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Ago 05, 2013 9:33 pm Assunto: |
|
|
Vixe.....nem me atrevo a dar pitaco....
passei arame em um que estava comigo a uns 18 anos....
ele secou inteiro....desde os galhos mais baixos até o ultimo de cima...não estrangulei e nem fiz nenhum movimento brusco no tronco....não mexi em rais e nunca faltou água, o cara simplesmente morreu..... _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Ago 05, 2013 11:04 pm Assunto: |
|
|
Fala Victor!
Bom, como quase todos aqui, também sou um amador. Mas gostaria de opinar sobre a formação da parte aérea. E me corrijam os mais experientes com a espécie, mas creio que neste vaso dificilmente você vai ter resultados visíveis mais "rápido" (pq mesmo plantado no chão, demora!). Pense num desenho inicial que queira, uma forma-guia para moldar a planta, independente até talvez da configuração atual.
Nestes galhos mais compridos, que saem do meio pro topo do tronco, dificilmente vai conseguir brotações mais baixas pois não brotam velas em galho liso, sem agulhas, então a ideia inicial é importante pois vai definir que galhos ficam, que galhos saem.
Talvez no próximo inverno, quando realmente fizer uma boa temporada de frio, uma poda destes galhos mais compridos te permita trabalhar com uma planta baixa, quem sabe?
Mas indiferente do que planeja para o estilo da planta, um vaso maior é crucial para engrossar mais esse tronco.... Tente um desenho! à mão mesmo, numa folha de caderno e planeje bem pois vai precisar de alguns bons anos para atingir uma forma plena! |
|
|
 |
VictorAFF
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 12:30 am Assunto: |
|
|
Pois é Fábio. Foi com medo dele morrer que vim me socorrer com os colegas. Obrigado.
Luni, quando comprei este pinheiro pensei no futuro. Pretendia podar ele para já ir dando forma, colocar em um escorredor e fazer uma mamadeira.
Contudo, não sei qual estilo dar à planta, nem sei se é muito cedo para definir um estilo. Obrigado pela ajuda. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|