|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 12:23 am Assunto: Adubo e potássio |
|
|
Olá pessoal!
Postei em outro tópico de discussão, mas gostaria de tirar a dúvida aqui: uso torta de mamona e farinha de osso como adubo para meu bonsai, mas, na composição, não é indicado potássio (K), um dos macronutrientes importantes para a árvore. Vocês recomendam utilizar algum "complemento" nesse sentido?
Li que 10% de cinza de madeira pode compensar a carência de potássio. Posso usar, como substituto, carvão vegetal moído?
Desde já, agradeço! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 7:39 pm Assunto: |
|
|
tbm li isso, mas sem gotas de linguiça e carê na composiçao
eu vi uma receita assim:
60% -T.M
30% -F.O
10% -cinzas de madeira
para suco -biofert
misture tudo e a massa do bolo fica pronta... pode-se adcionar farinha de trigo para dar liga a massa... fontes rica san bonsai... |
|
|
 |
AdrianoOliveira

Registrado: 08/03/10 Idade: 48 Mensagens: 62 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 11:03 am Assunto: |
|
|
Procurem informações sobre como fazer Bokashi.
Veja uma:
Bokashi (nitrogenado)
Torta de mamona - 50kg
Ferelo de (peixe, soja ou algodão) - 50 kg
Farelo de osso - 50kg
Esterco de aves seco - 100 kg
Farelo de (arroz ou trigo) - 15 kg
Maisena - 1 kg
Solo virgem - 250kg
Inoculante (EM) - 1/2 kg a 2 kg (EM = Efective Microorganism = lacto bacilus, trichoderma, levedura, aspergilus e actinomicetos)
Açucar mascavo ou melaço - 1kg
--------------------------------------------
Bokashi (fosforado)
Solo virgem - 400kg
Esterco de Aves - 40kg
Ferelo de ossos - 120kg
Farelo de (arroz ou trigo) - 15kg
Maisena - 1kg
Inoculante EM - 1/2 a 2kg
Açucar mascavo ou melaço - 1kg
------------------------------------------
Para menores proporções só dividir tudo pelo mesmo número.
------------------------------------------
Precedimento:
1) Sobre a terra vergem esparramar os ingredientes (cada uma por vez) e misturar bem;
2) Aspergir água durante o processo de mistura para evitar pó;
3) Distribuir os inoculantes, durante o processo de homogeneização da mistura;
4) Após 3 dias fazer a 1ª revirada. Caso a temperatura da mistura ultrapasse 50º C faça a revirada antes;
5) Revirar diariamente na 1ª semana - (após a 1ª revirada ou 3 dias após início);
6) Após uma semana esparramar a mistura para facilitar o secamento;
7) Uma vez seca, a mistura está pronta para o uso
Uso:
1) Covas: mudas de hortaliças: um punhado
2)Canteiros: um punhado
3)Como adubo complementar: 300kg/1000m2
A água deve ser limpa e isenta de, se possível, de bactericidas; a quantidade de água deve ser em torno de 30%.
O produto deve ser utilizado em um período máximo de 6 meses.
---------------------------------------------
fonte: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=4710 |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qua Ago 07, 2013 9:59 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, obrigado pelas informações! Acho que agora fica mais claro! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 12:27 am Assunto: |
|
|
Richard, nas cinzas os elementos estão em maior quantidade que no carvão.
Pode-se encontrar todos os principais nutrientes nas cinzas. Destaque pro cálcio, que pode chegar até 30% de sua composição química.Ajudando nas defesas contra pragas. O alerta fica para o uso em solo drenante de bonsai(alcalino), deixando-o mais alcalino e prejudicando a absorção de nutrientes pela planta. O uso em conjunto com estercos ou até mesmo as tortas de tudo que existe, já equilibra o ph, serragem tb é muito bom.
Outro elementos aparecem em menor quantidade, mas em igual importância, como o potássio(-que 5%), fósforo(-que 4%),nitrogênio(-que 1%) e ainda quantidades significativas de magnésio.
Eu preparo uma receita aqui pra mim que é uma bomba.Uso Torta de mamona, farinha de ossos, cinzas de madeira(peneirada, só a parte fina) e forth micronutrientes.É completo, ponho tudo pra fermentar antes do uso. A absorção pela planta é imediata, apesar de ser orgânico(98%), pois já passou pela transformação(fermentação) que passaria se fosse colocado diretamente no solo da planta.
Um copo de iogurte de 180g da mistura, com a terra de uma bacia, a mamadeira apoiada sobre a mesma, produz resultados surpreendentes de desenvolvimento.
Me estendi demais, só achei pertinente comentar, pois acho este assunto muito importante no cultivo...nutrição vegetal!
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 11:57 pm Assunto: |
|
|
opa amigo marco, vc poderia postar para o pessoal o passo-a-passo do processo de fermentaçao, estou com todo material aqui, mas ainda nao fiz nenhum dos processos. eu quase fiz no sistema copo de iogurt, mas tava com medo de minha gata comer a receita antes da planta. quanto tempo leva pra fermentaçao? vlw mais uma vez e obrigado |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Dom Ago 11, 2013 11:56 pm Assunto: |
|
|
Marco, legal! Como sugere o Gori, seria interessante se você explicasse melhor o processo de fermentação! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Ago 12, 2013 8:57 am Assunto: |
|
|
Pessoal, é muito simples....misturar tudo com água e aguardar!
Segue algumas fotos:
Neste registro eu uso torta de mamona e farinha de ossos em partes 4 X 3 + um pote de 400 de forth plantio com micro nutrientes...
detalhe da quantidade de cinzas de madeira peneirada
torta de mamona adicionado
adicionado a farinha de ossos
fechando com o forth
tudo misturado a seco
adicionado e misturado a água
...este é mylo, um fanfarrão!kkkk
foi protegido com tela para que moscas não depositem seus ovos
depois de 30 dias, ao ar livre, protegido de chuvas e exposto ao sol em toda oportunidade, sem mais adição de água durante o período, secando geral desde o primeiro dia
detalhe ampliado, pode-se ver até os fios de cabelo branco do mylo, não é meu não
a mistura se apresenta bem granulada, mas é facilmente esmurragada, virando farelo bem fino
Depois de feita a fermentação, o cheiro(fedor) já da uma boa amenizada, só armazenar em potes fechados!
Eu uso o adubo enterrado, sempre pelas bordas do vaso.
A quantidade e frequência que eu uso, depende da situação, planta, objetivo. Geralmente cada planta minha tem seu ciclo de adubação diferente uma da outra, agregando outros tipos de fertilizantes em diferentes épocas, para diferentes objetivos.
O copo de iogurte de 180g que mencionei, é só o medidor de quantidade utilizada na bacia onde o escorredor é apoiado(mamadeira). Não gostei do uso de forminhas de liberação lenta nas regas. Desculpe o tamanho das fotos, mas ainda estou gatinhando com fotografia! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|