Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANDRÉ_F
Registrado: 26/02/13 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 7:59 pm Assunto: Ficus - Yamadori de muro (urgente) |
|
|
Boa noite, amigos
preciso da ajuda de vcs mais uma vez. A tempos eu namorava esse ficus em um muro perto do trabalho, e por ocasião (iam cortá-lo) fui retirá-lo hj. Ele não tinha terra alguma, as raízes estavam totalmente no muro, pena que tive que cortar umas grossas bem curto. Coloquei-o em um vaso com pedrisco, areia e terra roxa (norte do Pr) até cobrir as raízes, deixei o vaso em agua por uns 20 min e estou borrifando ele assim q vejo q a parte aérea está seca. As dúvidas:
1 - Devo de imediato desfolhá-lo completamente ou podá-lo. Ou ele aguenta a recuperação assim?
2 - Sugestões para modelar.
Obs. as fotos não são de profissional....rsrs
Fico no aguardo, abraços
fiquem com Deus!
André
 |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sex Ago 09, 2013 8:25 pm Assunto: |
|
|
André, não vai ser muito fácil pegar pois tem poucas raizes capilares,mas vc deve podar mais curto e desfolhar, deixando apenas algumas folhas.Com todas estas folhas ele vai secar.Faça o quanto antes. _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 10, 2013 12:43 am Assunto: |
|
|
jair, acho q enraiza sim, apesar de parecer q ele foi retirada com pouca raiz capilar... essa planta e uma "praga", no bom sentido da palavra. nao tenho ficus nenhum, ainda, mas pelo q venho observado, essa planta e o catiço. brota em qualquer lugar, parede de cimento, parede de ferro, parede de vidro... se tem uma planta q gosta de mostrar q tem raiz, esse é a planta! rssrsr se morrer ta arriscado de brotar nela mesmo rsrssr |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 10, 2013 11:01 am Assunto: |
|
|
Eu concordo com o GORI elas tem uma recuperacao espetacular...eu tinha uma que secou em uma viagem que fiz, dai quando fiz o teste da cascw,realmente estava seca... so q qdo eu retirei do vaso as raizes estavam verdinha dai plantei nochao px a casa da minha sogra e ela ta la ate hj... foi minha primeira perda de bonsai(kkkkkkkk).... eu aconselho dar uma baixada nela, molhar uma vez por semana com tiamina e deixar ela descansar.. vc se surpreendera... por falar em ficus alguem ja fez estaquia ede ficus???
Espero ter te ajudado...
Abracos, paciencia e sucesso.... |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Sáb Ago 10, 2013 1:07 pm Assunto: |
|
|
Ficus retusa, isso é praga mesmo, tenho quase certeza de que enraizará sim!!! |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 10, 2013 6:06 pm Assunto: |
|
|
Enraiza com certeza, mas mesmo assim, eu aproveitaria para reduzir a altura da planta. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Ago 12, 2013 5:00 pm Assunto: |
|
|
André ja fiz muitas coletas desta variedade em muros assim como este exemplar apresentado, e todos estao vivos...
As folhas devem ser retiradas completmante, e a poda dos galhos somente apos a planta enraizar compotencia, pois a seiva constante nos gallhos vai ajudar a planta se recuperar.... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 8:44 am Assunto: fícus microcarpa |
|
|
Já perdi várias, eu reduziria no mínimo 50% da altura.
Pegam bem de estacas, são muito resistentes, mas se não houver equilíbrio...babaus! O que mantem a parte aérea são as raízes, sem raízes, sem parte aérea, as vezes da certo, as vezes não. Eu por exemplo não arrisco mais, parte aérea sempre menor proporção que radicular. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 1:24 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela colaboração amigos. Realmente eu só investi nele porque acredito na possibilidade de recuperação da espécie. Apesar de não parecer nas fotos, as raízes que ela tem estão todas vivas. Podei o mesmo em torno de 50% da altura e estou mantendo a umidade borrifando água periódicamente nos troncos e regando e deixando a mesma à sombra. Como ela vivia sem água praticamente quando estava no muro espero que ela sobreviva. Vamos esperar que rumo ela irá tomar.
Com relação a estaquias tenho várias mudas tanto de benjamina como de compacta desenvolvendo muito bem.
abraços
André |
|
|
 |

|
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Qua Ago 14, 2013 6:34 pm Assunto: |
|
|
Muito bonito esse ficus Diego.... espero que o meu aguente o tranco como o seu.
Abraço
André |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 15, 2013 9:36 am Assunto: |
|
|
Andre neste frio aqui de londrina, e com tanto vento, proteja envolvendo a planta ao um saco plastico, "estufa" que vai aguentar sim....... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
ANDRÉ_F
|
Enviada: Sex Ago 16, 2013 12:02 am Assunto: |
|
|
Diego Santana escreveu: | Andre neste frio aqui de londrina, e com tanto vento, proteja envolvendo a planta ao um saco plastico, "estufa" que vai aguentar sim....... |
Pior....rsrs to mantendo ele dentro de casa (apto) do lado de uma janela.. até agora ela ela tem se mantido estática.... até eu estou sofrendo com o frio..rsrs
Obrigado
André |
|
|
 |
|