Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 9:50 pm Assunto: Estacas de videira |
|
|
Consegui umas estacas de videira. Coloquei de molho em Superthrive e plantei em areia de construção.
Lendo hoje um tópico sobre yamadori de videira que não possuía raizes capilares, foi sugerido acrescentar 20% de adubo orgânico à areia.
Esta recomendação também se aplica a estacas? _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 14, 2013 11:30 pm Assunto: |
|
|
Não no caso de estacas não se usa nenhum tipo de adubação. Em termos de época já está meio tarde para estacas lenhosas em geral. Mas ainda poderá ter algum sucesso. Em outra ocasião se puder conseguir as estacas para fazer no mês de junho seria bem mais seguro.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 2:39 pm Assunto: |
|
|
Duas das videiras já brotaram. Uma delas tem 3 brotos e a outra apenas 1. Tenho umas dúvidas.
- Preciso fazer uma caramanchão para a planta se agarrar ou posso deixar crescer livremente?
- Posso podar o broto para forçar o surgimento de outros galhos ou devo deixar crescer sem mexer em nada?
Seguem fotos:
Videira 1:
Videira 2:
 _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 3:23 pm Assunto: |
|
|
Denis Araújo se a planta tem espaço em volta dela não é necessário o caramanchão, a menos que você queira organizar melhor o local. Qualquer planta só consegue se desenvolver tendo folhas. Quanto mais cortamos, mais estamos retardando seu desenvolvimento. Como as estacas são novas, provavelmente elas devem ter poucas raízes, se quer que ela siga vigorosa, crie raízes, engrosse, não poda nada este anos, deixa pro ano que vem. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 07, 2013 5:44 pm Assunto: |
|
|
Obrigado. Farei como sugerido. Vou deixar crescer livre até a próxima primavera. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 08, 2013 12:24 am Assunto: |
|
|
Pra quem pretende fazer estacas de videira, hoje passeando pelo meu trabalho encontrei um tesouro... uma estaca de videira feita hidroponicamente, com raizes da grossura de um arame grosso... imagino que quem a fez, pensou que n teria sucesso e a largou lá... ela está com as raizes completamente cabeludas.. n sei qto tempo está lá... mas hidroponicamente ela vingou, penso que possa ser uma alternativa para quem pense em fazer bonsai de uva futuramente...
Abraços!!! |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 15, 2013 8:55 pm Assunto: Estaca de videira frutificando. |
|
|
Pessoal,
A 45 dias plantei cinco estacas de videira. Três já brotaram, mas para minha surpresa, uma delas está frutificando. Tenho que retirar esta fruta para preservar a planta certo?
 _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Set 16, 2013 9:21 pm Assunto: |
|
|
Retira sim os pequenos cachos. Ela ainda não tem sistema radicular suficientemente forte para alimentar a frutificação.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 16, 2013 9:24 pm Assunto: |
|
|
Retirei. É uma pena, mas temos que preservar a planta. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qua Set 18, 2013 5:02 pm Assunto: |
|
|
Elas são burrinhas, fazem isso mesmo... rss.. Sempre que vc está visando o crescimento rápido de qualquer planta, arranque as florações, pq pense, ela coloca muitos nutrientes e energia pra fazer os frutos. Mas tbm podemos trocar um atraso no desenvolvimento por uma florada / frutificada bonita! só não nesse estágio, nova ainda, como os colegas citaram. Arranca mesmo. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 19, 2013 8:41 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Mais uma dúvida.
Elas estão plantadas apenas na areia de construção. Devo deixar neste substrato até o final do inverno ou quando devo trocar para o substrato de bonsai? _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qui Set 19, 2013 9:20 pm Assunto: |
|
|
nunca fez mal pras minhas estacas eu tacar um punhado de terra vegetal por cima do substrato do vaso depois de umas semanas que elas emitem brotações |
|
|
 |
|