|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qua Ago 14, 2013 9:19 am Assunto: |
|
|
Denis,
Pelo que eu vi aqui, tem bastante material disponível na net sobre polinização e frutificação de macieiras. Andei lendo alguma coisinha e o pouco que vi já mostrou que polinizar macieiras com sucesso pode ser uma tarefa complicadinha, pois pode ser necessário se fazer polinização cruzada, ou seja, com diferentes plantas e algumas vezes até plantas de diferentes cultivares.
Aqui tem um texto com um embasamento científico bem forte e que fala sobre polinização e frutificação.
http://www.agapomi.com.br/jornal.php?noticia=223
Aqui segue outro:
http://tecnoapiscatarinense.blogspot.com.br/2007/03/polinizao-de-macieiras-em-santa.html
Boa leitura! _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 14, 2013 2:34 pm Assunto: |
|
|
Denis, as macieiras (Malus) são hermafroditas mas, nem todas as espécies se auto-fecundam. Teria que saber a espécie e fazer uma pesquisa mais aprofundada.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Ago 14, 2013 7:52 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Obrigado pela ajuda.
É uma macieira anã (Malus Sverestlanum). _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 14, 2013 10:35 pm Assunto: |
|
|
Denis Araujo,
Vi um texto falando em fazer a polinizacao com um cotonete. Quanto a fecundacao so tenho uma macieira e frutificou mesmo assim. Vou tentar o cotonete aqui na minha, tem poucos insetos depois da neve por aqui.
Posto o resultado aqui no forum.
Abraco. _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Ago 15, 2013 8:01 pm Assunto: |
|
|
Também li sobrea polinização cruzada, mas não encontrei nada sobre a macieira anã.
Acho que vou tentar polinizar com cotonete também. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|