 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Ago 06, 2013 12:23 am Assunto: Adubo e potássio |
|
|
Olá pessoal!
Postei em outro tópico de discussão, mas gostaria de tirar a dúvida aqui: uso torta de mamona e farinha de osso como adubo para meu bonsai, mas, na composição, não é indicado potássio (K), um dos macronutrientes importantes para a árvore. Vocês recomendam utilizar algum "complemento" nesse sentido?
Li que 10% de cinza de madeira pode compensar a carência de potássio. Posso usar, como substituto, carvão vegetal moído?
Desde já, agradeço! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
maket31 1.o PASSO

Registrado: 27/09/12 Mensagens: 176 Localização: Itabuna-BA
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 11:41 am Assunto: |
|
|
VC pode usar a cinza de madeira sim amigo Richard, eu ainda n usei, pois estou trablhando num projeto de pallets com ração de passáros(não atrai mosca).. mas assim que ver o resultado, vou separar umas plantas para poder fazer outros pallets com cinza e assim poder comparar os resultados... espero ter ajudado...
Sucesso... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Simba 2.o PASSO


Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Ter Ago 13, 2013 2:07 pm Assunto: |
|
|
Richard,
Já encontrei material na internet dizendo que o próprio carvão vegetal também seria uma fonte de potássio. Porém, li também que é necessário tomar cuidado na quantidade, pois há o risco de queimar as raízes da planta. Não sei dizer se isto realmente procede, e caso seja verdade, não vi nenhuma matéria explicando o porquê. O melhor mesmo é usar cinza de carvão ou de madeira, que já é um método consagrado por vários amigos aqui do fórum de fornecer potássio organicamente para as plantas.
Espero ter ajudado e se escrevi besteira, por favor me corrijam, pois estamos aí para aprender também!
Abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Ago 15, 2013 10:13 pm Assunto: |
|
|
Simba, obrigado! Em outro tópico, a questão acabou ficando clara. Optarei mesmo pelas cinzas de madeira, afinal não é difícil comsegui-las:
Grande abraço! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|