FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba APARENCIA PIORANDO
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 7:17 am    Assunto: Jabuticaba APARENCIA PIORANDO Responder com citação

pessoal, há um ano mais ou menos plantei minha jabuticaba no escorredor e ela estava até indo bem, mas precisei mudar de casa e acho que ela sentiu... e começou a cair todas as folhas, falei com um amigo bonsaista e ele me disse que era melhor tirar do escorredor e plantar direto na bacia com 70% e 30% drenagem, não sei se está melhorando, estou deixando ela no sol, ele disse que é melhor, todas as folhas estão caindo, olha como ela está.

será que está correto? Confused
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel.Viterbo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 7:52 am    Assunto: Responder com citação

Olá jhonatanzacchi,

Não dá pra ver mas é necessário que hajam vários furos no fundo o na lateral da bacia, ok?

Outra coisa que consegue-se observar é que aparentemente o substrato utilizado é composto apenas de terra comprada para jardinagem. Algumas dessas terras contém em sua composição adubo e isso é prejudicial para plantas recém transplantadas. Quanto tempo há entre o plantio no escorredor para o replantio para bacia? Quanto fazemos um plantio é necessário no minimo um ano para efetuar um novo plantio, caso contrario as raízes não conseguem se recuperar adequadamente. Outra questão, quando você transplantou para bacia, fez poda de raízes? Se sim a planta não deve ir imediatamente para o sol.

Enfim, minha opinião é que seu substrato não está legal, ainda que você tenha utilizado terra para jardinagem, se faz necessário a adição de petriscos para que não fique encharcado como está. Essa terra preta já é rica em matéria orgânica e por isso não ha necessidade de adição de mais, no entanto deveria ter acrescentado ao menos areia de construção (grossa) que ficaria mais equilibrado.

A principio controle as regas, efetuando somente quanto a terra estiver levemente seca, use a ponta do dedo para verificar a umidade.

Boa sorte!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Se você quer salvar a planta, não faça nada além de regar. Quanto mais distúrbios, pior será a recuperação dela.
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado arzivenko...
Daniel eu coloquei 30% do areia grossa e tijolo em pedacinhos pra drenagem... é que quando reguei a terra molhou e desceu e eu coloquei um pouco de terra por cima, pra evitar as raizes a mostra enfim... referente aos furos eu vou fazer mais, pois acredito mesmo que estão com poucos... ficou 1 ano e meio no escorredor, e não podei as raizes para plantar na bacia... agora não sei o que faço. . . :/
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 3:37 pm    Assunto: Responder com citação

opa amigo jhonatanzacchi, tbm fiz um transplante de uma jabuticabeira hibrida para um vaso esses dias, e esta, em pouco tempo manisfestou o stress do transplante. abri tbm um topico pedindo a juda aos colegas... mas obtive pouca resposta da galera.
usei o seguinte substrato:
-caco de telha 1,5 cm.
-areia de construçao.
-terra adubada + bastante caco de telha tamanho 4 mm sem pó de telha.

a planta estava com um torrao argiloso, fiz limpeza superfial ate encontrar algumas raizes capilares...
depois de uns 30 dias a planta começou a apresentar folhas num tom de cor acinzentada assim como a sua e começaram a cair... será q foi so o stress do transplante? tomara, porq nao quero perder minha jabuticabeira...
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 4:19 pm    Assunto: Responder com citação

então cara... no ultimo transplante também a minha não sentiu, agora nesse devido ao inverno não tenho certeza se as folhas estão caindo por causa do inverno ou por causa do transplante, outra burrada que eu fiz também foi colocar adubo quimico logo que transplantei da outra vez... ai começou o problema... mas acho que ficara tudo bem...
fabricio ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

veja se no tronco ou folhas não a nada como fungos do tipo pintinhas brancas nas folhas ou tronco... veja se as folhas estão secando ou amarelando antes de cair, Shocked
tente não mexer mais nela e deixe ao sol, caso identifique alguma mancha em tronco ou folha poste aqui para tentarmos achar o melhor tratamento a ela.Abraço Wink
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

esse negocio de escorredor nao é pra todo mundo.
tem bonsaista experiente que ate hoje nao se acertou nessa tecnica...
Edicarlos Roberto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Plantei uma oliveira no escorredor e coloquei no chão na intenção de aumentar as raizes e acelerar o processo de crescimento. Por enquanto esta indo bem.. mas como o colega disse acima, não é uma técnica mto fácil.
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 7:54 am    Assunto: Responder com citação

fiz mais furos na bacia pois estava com poucos e estava meio encharcado, cortei umas pontinhas dos galhos e ainda está verde, tenho medo de perder a planta, não sei o que eu faço... deixo no sol o dia todo? oq é melhor?
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 7:56 am    Assunto: Responder com citação

fiz mais furos na bacia pois estava com poucos e estava meio encharcado, cortei umas pontinhas dos galhos e ainda está verde, tenho medo de perder a planta, não sei o que eu faço... deixo no sol o dia todo? oq é melhor?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

Jhonatan, a Jabu tem dessas frescuras. Às vezes ficam até um ano sem rebrotar. Na realidade, quando temos uma planta debilitada não é conveniente transplantar pois ela sofrerá mais ainda.
Uma técnica que às vezes uso é, se a planta está debilitada, e não consigo identificar a causa (praga, doença, mudança brusa de temperatura, etc) tiro a planta do vaso, lavo as raízes com jato de água e planto somente em areia. Tem funcionado 100%.

Como foi dito, agora, nada mais a fazer. Sol e rega!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7

Editado pela última vez por Elio em Qua Ago 21, 2013 1:14 pm; num total de 1 vez
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

até pensei, mas ja perdi um bonsai fazendo isso, era uma érica chinesa... lavei, replantei tudo certinho ogual o tutorial, uma semana depois estava ela la estarracada uhahuahua, me falaram que se perde os nutrientes da planta lavando :/ enfim, sobre a minha jabu vou aguardar, deixar passar um tempo e ver no que dá, obrigado
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

jhonatanzacchi escreveu:
até pensei, mas ja perdi um bonsai fazendo isso, era uma érica chinesa... lavei, replantei tudo certinho ogual o tutorial, uma semana depois estava ela la estarracada uhahuahua, me falaram que se perde os nutrientes da planta lavando :/ enfim, sobre a minha jabu vou aguardar, deixar passar um tempo e ver no que dá, obrigado

Jhonatan, Érica é um caso à parte. Lavou as raízes, matou! Se podar mais que 20% das raízes, matou.

Erica é um caso sério. Depois de matar 3 aprendi a lidar com elas. Hoje tenho duas bem viçosas.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
jhonatanzacchi

MensagemEnviada: Qua Ago 21, 2013 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

morreram varias comigo hahaa mas não desisti, um dia vou voltar com uma huahuahua
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: