|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Henrique Kiko
Registrado: 18/09/12 Idade: 42 Mensagens: 34 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Ago 21, 2013 8:32 am Assunto: Estaca de Primavera |
|
|
Pessoal,
Fiz várias estacas de Primavera e as plantei ontem, dia 20/08/2013. Acontece que estou em dúvida quanto ao tamanho ideal das estacas. O comprimento das estacas são aprox. 28cm; enterrei 1/3 na areia pura. Desta forma, sobrou um toco para fora de aprox. 18cm. Este tamanho está bom? Estou com medo de estar grande para bonsai. Se precisar cortar um pouco mais, por favor me informem enquanto é tempo. Obrigado! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 21, 2013 9:51 am Assunto: |
|
|
Também depende um pouco da grossura dela. mas no geral é um bom tamanho. Estacas mais grossas podem ser até mais longas. Então deixa assim. Se ela vingar deixa crescer livre e não se preocupe com a brotação. No final do inverno do ano que vem você decidirá se quer ela mesmo deste tamanho, ou se quiser reduzir. Poderá ser feita uma poda no local mais adequado e iniciar nova brotação, esta sim será conduzida para estilizar a planta.
O ideal é fazer estacas lenhosas no outono, ou início do inverno. Agora está meio tarde, mas a primavra é boa de enraizamento. Poderá ocorrer dela brotar e não emitir raízes vindo a secar posteriormente. Então mantenha umidade da areia, sem deixar encharcada.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Henrique Kiko
Registrado: 18/09/12 Idade: 42 Mensagens: 34 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Ago 21, 2013 10:50 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Também depende um pouco da grossura dela. mas no geral é um bom tamanho. Estacas mais grossas podem ser até mais longas. Então deixa assim. Se ela vingar deixa crescer livre e não se preocupe com a brotação. No final do inverno do ano que vem você decidirá se quer ela mesmo deste tamanho, ou se quiser reduzir. Poderá ser feita uma poda no local mais adequado e iniciar nova brotação, esta sim será conduzida para estilizar a planta.
O ideal é fazer estacas lenhosas no outono, ou início do inverno. Agora está meio tarde, mas a primavra é boa de enraizamento. Poderá ocorrer dela brotar e não emitir raízes vindo a secar posteriormente. Então mantenha umidade da areia, sem deixar encharcada.
abraço |
Elio,
Obrigado pelas explicações! Estas estacas foram coletadas de dentro de uma caçamba próx. ao meu serviço. É sabido que a(s) árvores(s) foram cortadas 1 dia antes de eu coletar os galhos. Fiz estacas lenhosas, sendo a mais fina prox. de 3cm e as mais grossas próx. de 7cm. Bom, vou torcer e tomar as medidas para que elas peguem...Abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|