Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Qua Ago 21, 2013 3:23 pm Assunto: PITANGUEIRA GIGANTE EVOLUÇÃO - INICIO 08/2012-HOJE 14/10/13 |
|
|
Ola pessoal estou enviando fotos de uma pitangueira que coletei ano passado na propriedade de meu sogro no interior de Chapada - RS, as brotações se desenvolverão bem, gostaria de saber o que devo fazer agora vou efetuar a desfolha amanhã se der tempo e postaria novas fotos, fiz uma pequena limpeza no vaso que estava com capoeira e adubei com esterco e farinha de osso e torta de mamona, vejam como ficou, só devo fazer a desfolha ou devo intervir de alguma maneira, quero ressaltar que não removi nenhum galho todos as brotações estão na planta e ficaram bem distribuídas acho que esta pitangueira sempre teve o sonho de ser bonsai e está colaborando, quero a opinião de vocês pois estou um pouco apreensivo em o que fazes pois tenho medo de poder perder essa bela planta, creio que não devo transplantá-la pois fiz um falso transplante a menos de um ano para esta bacia que ele está ou devo me aventurar e trocar para um ainda maior para obter melhor desenvolvimento,vejam o post completo no blog http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/pitangueira-gigante-evolucao-inicio.html . Seguem as fotos:
Antes da limpeza e adubação:
Depois da limpeza e adubação:
Para ter uma ideia do porte tubo de amaciante de 2 litros:
Após a desfolha:
T + ABRAÇOS!!!!!!!!
VISITEM TAMBÉM:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/pitangueira-gigante-evolucao-inicio.html _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Editado pela última vez por JOICIMAR MAGGIONI em Seg Out 14, 2013 6:35 pm; num total de 5 vezes |
|
|
 |

|
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 22, 2013 6:43 pm Assunto: |
|
|
pitanga é minha planta preferida... a sua irá levar ainda um bom tempo e muito trabalho até ser encaminhada.
sugiro um estilo simples e rustico, tipo o abrasileirado "vassoura". |
|
|
 |

|
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 24, 2013 3:34 pm Assunto: |
|
|
essas de potreiro são as melhores... castigadas pelo sol , vento e pelas vaquinhas que pisam e as vezes comem seus brotos...heheh |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Ago 26, 2013 7:11 pm Assunto: |
|
|
Joicimar, que coisa de loco!
Que bela pitanga, cara! hehehe!
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Ago 26, 2013 9:02 pm Assunto: |
|
|
JOICIMAR MAGGIONI quando fizeres a desfolha, selecione os ramos que você quer e arame-os dando movimento. Aramagem é a base do bonsai, arame inclusive os ramos que você acredita já estarem ok, pois caso contrário eles ficarão com movimento diferente dos aramados. Aproveite e faça poda nos ramos, encurtando-os, isto aumenta a conicidade, pois cada ramificação fica mais fina que a anterior. |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

Registrado: 27/03/12 Idade: 34 Mensagens: 126 Localização: Areado-MG
|
Enviada: Dom Set 01, 2013 7:37 pm Assunto: |
|
|
Material muito bom,
Voce selecionou bem as brotaçoes,
Estou acompanhando, essa aramagem vai ser uma aula pra mim,
Abraço _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |

|
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

Registrado: 27/03/12 Idade: 34 Mensagens: 126 Localização: Areado-MG
|
Enviada: Ter Set 03, 2013 1:29 pm Assunto: |
|
|
edit _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |

|
|
|
 |

|
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qua Set 18, 2013 8:37 pm Assunto: |
|
|
Jocimar
Uma bom guia para você é se perguntar o que pode fazer com ela, que futuro dar a ela.
O estilo vassoura talvez fosse possível, mas eu vejo pela foto alguns defeitos no tronco, o que não seria aceito no sentido clássico do estilo, que exige um tronco "imaculado". Também teria que corrigir aquele defeito no neabari, outro item importante para o hokidashi.
Você também poderia seguir o estilo chokan ou moyogi, apesar de que a inclinação para trás sugere mais o moyogi.
De qualquer forma, para qualquer um destes estilos, a sua árvore está muito alta e reta. Assim como aquele corte superior está rachado, nunca vai cicatrizar corretamente.
Assim, eu sugiro cortar a arvore uns 2cm acima do segundo galho à esquerda e utilizar este como um novo ápice, buscando o estilo moyogi. Sei que é bem fácil falar o que fazer, principalmente com a árvore alheia... Mas assim você proporcionaria movimento e conicidade a sua árvore. Como a pitangueira possui casca fina, você deve fazer o corte mais limpo, reto e o mais bem feito possível, principalmente com relação às bordas.
Faça a orientação básica dos galhos, se preocupando agora apenas com o direcionamento, eles precisam engordar para ficarem compatíveis com o tronco. Para isso deixem eles crescer sem podas até o meio do verão. Esqueça desfolha por hora, só vai atrasar o crescimento. Também sugiro mudar a inclinação dos galhos mais para cima, pois aquela curva próximo ao tronco vai ficar mais evidente a medida que engrossar, além de que a pitanga é uma espécie tropical e frutífera e não possui galhos inclinados para baixo, como os pinheiros.
Também precisa passar para uma bacia beeeem maior, se vc quer um crescimento mais forte.
Veja que a sua árvore tem muito potencial, mas é um projeto para uns 5 anos, no mínimo. Neste ínterim você vai aprender ainda mais como trabalhar esta espécie.
Abraços |
|
|
 |

|
|
|
 |
|