|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tales Pekim
Registrado: 18/04/13 Idade: 39 Mensagens: 17 Localização: Cotia-SP
|
Enviada: Sex Ago 30, 2013 10:09 am Assunto: Poda radical e troca de terra de pinheiro negro |
|
|
Olá amigos. Tenho 3 pinheiros negros que espavam passando por um período de engorda em vasos normais. Um deles está praticamente sem terra no vaso, só raízes (comprei de um senhor, bem barato no ceasa pq estava "feio". Enfim... esperei o frio desse ano chegar mas logo em seguida vinha um calorão e acabei não fazendo a poda e troca de terra dos 3. Começo a me preocupar que Agosto está terminando e não fiz isso mais uma vez (ano passado foi a mesma coisa). O que vocês acham? É seguro mexer nessas plantas nessa época?
Tales |
|
|
 |
luisgarske 1.o PASSO

Registrado: 03/09/08 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul - RS
|
Enviada: Sex Ago 30, 2013 1:07 pm Assunto: |
|
|
Ola Tales Kishimoto,
Minha sugestão é você fazer com dizem um falso transplante, que consiste em não desmanchar todo o torrão e transplantar para um outro recipiente com mais terra.
O melhor se você tivesse tempo era postar fotos, para que os amigos possam ver a real situação e então sugerir algo.
Mas acredito que a sugestão acima, seria uma boa alternativa.
Quanto a poda radical eu te aconselho a fazer ou o transplante ou a poda, lembrando que se fizer poda radical deve ter brotações sempre abaixo dessa poda, não podendo ficar somente o tronco por exemplo, sem nenhuma brotação.
Abraço,
Luis Garske |
|
|
 |
Tales Pekim
|
Enviada: Sáb Ago 31, 2013 11:06 am Assunto: |
|
|
Vou fazer umas fotos e pegar uns conselhos sobre as podas. talvez amnhã tenha tempo. |
|
|
 |
Tales Pekim
|
Enviada: Qua Set 11, 2013 6:15 pm Assunto: :( |
|
|
Vixi... não se como colocar as fotos... |
|
|
 |
Tales Pekim
|
Enviada: Qui Set 12, 2013 3:34 pm Assunto: |
|
|

Editado pela última vez por Tales Pekim em Qui Set 12, 2013 3:43 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qui Set 12, 2013 3:43 pm Assunto: |
|
|
Tales,
Veja um tópico no qual eu postei para ajudar o amigo Zizo que também é como nós, recém chegado ao forum.
Aqui diz como postar fotos, e faço a recomendação de abrir uma conta no photobucket, veja aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23678
Role um pouco prá baixo que vc acha como fazer.
Boa sorte, qqr coisa me avisa.
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Tales Pekim
|
Enviada: Qui Set 12, 2013 4:56 pm Assunto: |
|
|
[img [/img]
[img [/img]
[img [/img]
[img [/img]
[img [/img] |
|
|
 |
Tales Pekim
|
Enviada: Qui Set 12, 2013 4:58 pm Assunto: |
|
|
ufa, agora foi. Esse é o primeiro que comprei faz algum tempo no ceasa.
Os galhos de baixo estão bem finos e com folhas só nas pontas. Acham que daria um bom produto final? o que sugerem? faço a poda das raizes e galhos neste mês ainda? |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 13, 2013 8:41 am Assunto: |
|
|
Blza Tales, só uma coisinha, não precisa fazer o [img] e [/img] quando vc utiliza o método que eu narrei ali no tópico de apresentação do Zizo. É só mandar o link, nu e cru mesmo!
E entre um link e outro, vc pode ainda escrever algo para descrever a foto. Vc escreve a legenda da tua foto acima dela, pula umas 2 linhas, cola o link, pula mais umas 2 ou 3 linhas e escreve a legenda da próxima foto, tipo "Frente da planta", coisas para auxiliar a compreensão da situação das tuas plantas pelas pessoas que vão te ajudar, blza?
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 13, 2013 8:44 am Assunto: |
|
|
Ah, e perdão,
De coníferas estou começando da semente uma Araucaria angustifolia, o lindíssimo pinheiro do paraná. De pinheiro negro não entendo nada mesmo. Mas tem muito cara bom aí com lindíssimos PN que podem te dar uma baita força.
|
|
 |
luisgarske 1.o PASSO

Registrado: 03/09/08 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul - RS
|
Enviada: Sex Set 13, 2013 9:21 am Assunto: |
|
|
Olá Tales,
Se a grossura do tronco ja esta no que você quer, então eu podaria aqueles dois galhos maiores que estão de sacrifício.
Não podaria raiz pois acredito que o vaso é grande.
Iniciaria a seleção de galhos e aramação.
Por hora seria isso se a planta fosse minha.
Ta muito bonita planta, parabéns.
Abraço,
Luis Garske |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Set 22, 2013 7:29 pm Assunto: |
|
|
Tales, concordo com o Luisgrske!
Note que o desenvolvimento do PN é forte no ápice e fraco nos galhos de baixo.
Pode esses galhos de cima deixando um toco (para segurar a retração de seiva)
Não corte nenhum dos galhos de baixo. Eles comporão o teu futuro bonsai.
Sem transplantar agora, faça boas adubações até o proximo inverno.
No final de outubro/novembro precisa ver o crescimento das velas para ver se é necessário fazer o metsumi (poda parcial das velas)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|